Início » Dicas » Melhores bairros para se viver em Maceió

Melhores bairros para se viver em Maceió

Conheça aqui os melhores bairros de Maceió para morar sozinho ou com a família!

Banhada pelo Oceano Atlântico, a capital de Alagoas é uma das mais desejadas para se viver no Nordeste brasileiro. Na última década, o município passou a receber cada vez mais turistas, que viram no “paraíso das águas”, como é conhecido, um destino certeiro para as férias. Mas se você não está nessa praia só de passagem, e está em busca de um imóvel em um dos melhores bairros de Maceió, nós vamos te ajudar nesta tarefa.

Aqui embaixo você confere uma lista com as características das principais regiões de Maceió. Prepare-se para decidir o seu futuro endereço:

Ponta Verde

Nossa listagem só poderia começar com esse que é o bairro mais almejado entre os moradores da capital alagoense. Com o aumento do turismo nos últimos anos, bairros centralizados como o Ponta Verde ganharam muito em infraestrutura e segurança.

Por isso, hoje, essa é a região mais desejada da cidade. Conta com comércio e serviços de qualidade, com paisagens estonteantes, onde prédios se mesclam com os coqueiros e a areia branca da orla. A maior parte das moradias disponíveis são apartamentos, já que a área tem crescido muito verticalmente.

Esta é uma área indicada por quem quer tudo por perto, sem ter que percorrer longas distâncias para as tarefas do dia a dia ou mesmo para os momentos de lazer no fim de semana. Contudo, como também tem foco nos visitantes, oferece uma incrível variedade de restaurantes, quiosques com petiscos, bares e lojas.

Para quem gosta da experiência de cidade grande, também oferece shoppings e lojas de luxo. A segurança também é maior que em outros bairros, com constante policiamento e uma Ronda do Bairro, iniciativa específica dessa região.

Farol

É talvez um dos bairros mais tradicionais de Maceió e também um dos polos comerciais do município. Grande parte das lojas e serviços do bairro fica nas vias Moreira e Silva, Tomaz Espíndola e Avenida Fernandes Lima. Essa acessibilidade faz com que os moradores não precisem se deslocar para o centro para fazer suas compras.

Uma das principais características do Farol é a quantidade e qualidade das instituições de ensino, que estão presentes em grande número, com muitas escolas públicas e algumas faculdades. Portanto, pode ser um bom bairro para famílias com crianças em idade escolar.

Em geral, é um bairro tranquilo e bastante completo, com fácil acesso ao centro da cidade e as orlas do mar e da Lagoa Mundaú.

Pajuçara

Este bairro fica entre a Ponta Verde e o Centro de Maceió. Para os turistas, é a área conhecida pelos passeios de jangada no meio das piscinas naturais. O mar da Praia de Pajuçara mescla tons de verde e azul em suas águas cristalinas, proporcionando aos moradores e visitantes uma das mais belas praias do estado.

Por conta de suas características naturais e sua proximidade com o centro, os hotéis e outros empreendimentos têm se multiplicado na região. O mesmo acontece com os novos prédios residenciais.

O comércio também expandiu bastante! Agora, os moradores do bairro têm ao seu alcance quaisquer serviços e lojas para produtos do dia a dia.

Jatiúca

Já imaginou terminar seu expediente de trabalho, passar em casa para trocar de roupa e ir direto para a praia curtir o fim de tarde com uma água de coco? Assim é a rotina no Jatiúca!

Com uma bela praia, o Jatiúca é perfeito para quem aprecia atividades ao ar livre. A orla é muito bem estruturada e preservada, oferecendo uma ciclovia e um calçadão, com diversos quiosques em sua extensão.

O bairro é bem servido de bares com música ao vivo, cafés, sorveterias, shoppings e cinema. Além disso, há todo lazer que os entornos da praia proporciona.

A maior parte dos pontos comerciais pode ser encontrada na Avenida Amélia Rosa.

Cruz das Almas

Se a sua ideia é investir em um imóvel num bairro não tão caro, mas em plena fase de desenvolvimento, o Cruz das Almas é uma boa pedida. Na última década, esse virou um dos pontos preferidos para investidores.

Com vias sendo reestruturadas e até shoppings sendo erguidos, está em constante processo de crescimento. As construções do Parque Shopping Maceió e do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) instigaram mais investidores, que apostaram no bairro como um dos novos centros do município.

Essa região é uma das mais seguras de Maceió e sua praia é conhecida como Praia Lagoa da Anta. Com ondas intensas, é o principal ponto de encontro dos surfistas da capital, que inclusive promovem campeonatos por ali.

Na beira-mar, a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes é um bom ponto de lazer e descanso para os moradores da área, que aproveitam a extensa ciclovia para a prática de exercícios.

Guaxuma

Este é o bairro para quem deseja morar em uma capital agitada, mas com ritmo de vida de uma cidade pequena e cercada por natureza. O Guaxuma é um dos bairros mais novos de Maceió e ainda pode ser considerado como pouco explorado. Ele fica na Zona Norte e proporciona praias com menos movimento, com águas limpas e muita vegetação nativa no entorno.

A prática de exercícios ao ar livre acaba sendo uma das atividades preferidas de quem vive nessa região. Além disso, a segurança do bairro garante às famílias com crianças pequenas uma rotina mais tranquila e com maior qualidade de vida.

Tudo isso com a praticidade de morar não tão longe do centro da cidade! Essa é uma área com pouco trânsito e que fica a menos de 20 minutos de carro dos grandes centros comerciais e de escritórios.

Tabuleiro

Um pouco mais afastado do Centro e das praias, o Tabuleiro é um dos maiores e mais estruturados bairros de Maceió. Para o dia a dia, os moradores da região podem contar com as facilidades do Mercado Público de Tabuleiro e com as feiras livres espalhadas pelo bairro, além da proximidade com o Shopping Pátio Maceió.

É uma área muito habitada por estudantes matriculados na Universidade Federal do Alagoas (UFAL), que fica no bairro, e é uma das melhores instituições federais do país.

Então, conhecemos aqui os melhores bairros de Maceió para quem quer viver pertinho do mar! Ou seja, agora, basta organizar o seu orçamento pessoal e começar o seu planejamento financeiro para mudar de vida.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: