Início » Dicas » Onde morar em Manaus? Conheça os melhores bairros

Onde morar em Manaus? Conheça os melhores bairros

Você sabe quais os melhores bairros de Manaus? Conheça a lista aqui

Cercada pela maior floresta tropical do mundo, Manaus é uma cidade com cerca de 2,2 milhões de habitantes e é também a principal cidade da região Norte do país. Por ser a base para muitos outros municípios do Estado do Amazonas, muita gente tem migrado para a área. E na hora da mudança, sempre fica a dúvida: quais são os melhores bairros de Manaus?

Para ajudar nessa missão, listamos abaixo os principais bairros de Manaus e suas principais características. Acompanhe o post até o fim!

Adrianópolis

Este é um bairro relativamente pequeno e chama a atenção pela qualidade de vida. Embora tenha cada vez mais prédios residenciais de luxo, faz parte da história de Manaus e ainda preserva edificações importantes como o Reservatório do Mocó, além das árvores centenárias da Praça Chile.

Na região Centro-Sul, a região é nobre e tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentre os bairros da capital do Amazonas. Possui um excelente projeto de urbanização, com ruas largas, arborizadas e bem estruturadas. Abriga o Shopping Manauara, um dos principais do estado, além de oferecer tudo de mais importante para o dia a dia.

Também tem um variado centro gastronômico, e é uma boa região para morar com a família, pois tem boas escolas públicas e privadas, além de hospitais e um dos maiores prontos-socorros do município.

Um dos poucos pontos negativos pode ser o trânsito intenso nos horários de pico. Mas, por ser um bairro bem localizado, ainda assim vale a pena apostar nessa região para se viver.

Ponta Negra

Para famílias que buscam um bairro de alto padrão e muita comodidade no dia a dia, o Ponta Negra é um dos mais indicados. Localizado na Zona Oeste do município, é um dos mais seguros e conta com muitos condomínios que surgiram nos últimos anos. Quem mora no bairro, principalmente nos altos edifícios, conta com uma vista incrível para o Rio Negro.

A área conta com avenidas largas, que facilitam a mobilidade no dia a dia, e suas principais ruas dão acesso para as outras regiões e bairros de Manaus. É indicado para famílias que buscam tranquilidade e boa oferta de comércio e serviços, como grandes redes de supermercado. Também possui algumas das melhores escolas da cidade, além das facilidades do Shopping Ponta Negra.

Um dos principais locais do bairro é a Orla da Ponta Negra, que possui belos jardins, um anfiteatro, academia a céu aberto e um mirante, sendo ponto de encontro para os moradores da região. Aos finais de semana, a avenida paralela a orla é fechada para lazer da população, que lota a rua com pedestres e ciclistas.

A praia possui constante supervisão do Corpo de Bombeiros, para que moradores e turistas possam desfrutar das águas do rio. Há também duchas e banheiros perto do calçadão, facilitando o lazer dos banhistas.

Parque 10 de Novembro

Mais conhecido como “Parque 10” entre os moradores da capital amazonense, o bairro fica no Centro-Sul, a cerca de 15 minutos do Centro da cidade. É uma área residencial de alto padrão e muito tradicional, que oferece bom transporte público e uma infraestrutura completa. Por lá existe a Rua do Comércio, local onde os moradores encontram lojas e serviços de todos os tipos.

Há também uma boa oferta de restaurantes, bares e até casas de shows, com uma noite bastante agitada. Um clássico do bairro é o Centro Social Urbano (CSU), construído nos anos 70, uma área pública que possui piscina, quadras esportivas e quiosques de comida. Outro local marcante da área é o Parque Municipal do Mindu, um dos principais pontos de preservação da floresta nativa no perímetro urbano.

A pavimentação e as calçadas não são tão boas como em outros bairros, então esse é um dos pontos negativos que os moradores da região apontam.

Centro

O Centro é o berço do nascimento de Manaus, e por isso abriga alguns dos mais importantes e antigos prédios da capital. É muito cobiçado por quem busca praticidade e uma vida agitada, já que é no Centro Histórico que ficam os principais polos culturais da cidade. Esse é o bairro com maior número de praças e museus do município.

A arquitetura enche os olhos e relembra constantemente os momentos mais ricos da capital amazonense, com prédios do período gótico e neoclássico. Os destaques vão para a Catedral Metropolitana, a Igreja de São Sebastião, o Palácio Rio Negro e o Teatro Amazonas, símbolo do estado e referência nacional.

Além de toda a história e tradição, o Centro também é sede de tradicionais bares e feiras, o que chama muita atenção de jovens e turistas. No quesito econômico, a área também é super importante, pois está às margens do Rio Negro e abriga o Porto de Manaus.

Aleixo

Outro bairro da zona Centro-Sul, fica em um local estratégico e oferece facilidade de acesso a várias regiões da cidade. Ao mesmo tempo que é um bairro tradicional, com casas e moradores antigos, possui inúmeros prédios residenciais recém construídos.

O Aleixo oferece um bom padrão de vida, conta com boas opções de transporte público e é bem servido de comércio essencial. É ali que se concentram grande parte das empresas de comunicação do estado, assim como diversos prédios públicos, como o Tribunal de Justiça do Estado, o Ministério Público Federal e o Tribunal Regional Eleitoral.

Cidade Nova

Como o próprio nome diz, é um grande bairro que mais parece uma cidade dentro de Manaus. É o maior bairro da região Norte do Brasil e possui cerca de 140 mil habitantes. Fica na Zona Norte, afastado do Centro, mas é bastante independente e oferece a seus moradores todos os serviços e lojas necessárias para o dia a dia.

É uma área bem recente, planejada e finalizada nos anos 80. Inicialmente foi construída para abrigar migrantes de outras áreas do Amazonas e trabalhadores do Polo Industrial de Manaus.

Tem crescido muito nos últimos anos e se tornou um polo gastronômico e de entretenimento para os moradores dessa região mais afastada do Centro. Conta ainda com o Shopping Sumaúma, com cinema e algumas das principais lojas da cidade.

Bom, agora você conheceu os principais bairros de Manaus! Portanto, o próximo passo é organizar o seu orçamento pessoal e preparar de vez a sua mudança.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: