Início » Dicas » Quais os melhores bairros de Salvador para se viver?

Quais os melhores bairros de Salvador para se viver?

São muitos os bairros de Salvador que oferecem uma boa qualidade de vida

O estado da Bahia é sinônimo de alegria. Recheado de histórias e lindas paisagens, é impossível não se apaixonar pelo povo baiano. Por isso, se você está pensando em se mudar e ainda não tem destino certo, queremos te ajudar na sua escolha e vamos te mostrar os melhores bairros para se morar em Salvador. Acompanhe a leitura!

O que saber antes de me mudar?

Mudar de bairro, cidade ou estado é um trabalho que envolve muitas etapas. Mas, quando planejada, a arrumação costuma ser menos desgastante e até prazerosa e recompensadora. Você deve começar todo o processo de mudança antes mesmo de empacotar os itens da sua casa.

Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa!

O primeiro processo é a pesquisa de locais para a mudança, levando em conta os aspectos do seu futuro endereço juntamente com suas aspirações pessoais e profissionais. Descubra suas preferências, se quer residir em uma cidade grande ou pequena, se precisa sair muito de casa para resolver os contratempos da rotina, se quer estar perto de comércios, entre outros aspectos.

Ao pesquisar sobre os tipos de cidade, ficará mais fácil decidir qual o bairro que se encaixa em seus hábitos. Por exemplo, imagine que você quer se mudar para um bairro mais tranquilo e residencial, mas o seu trabalho fica do outro lado da cidade, o que não economiza seu tempo no transporte e te deixaria mais cansado.

Nesse caso, seria interessante buscar por bairros mais tranquilos que possuam uma boa infraestrutura de transportes e circulação de carros. Isso te auxiliará na escolha do imóvel em si, já que muitos jovens optam por dividir apartamentos, ou alugar espaços mais reduzidos por um preço acessível.

Morar em locais com espaços turísticos, como Salvador, podem ser uma boa alternativa para quem ama museus e quer ter mais contato com a natureza ou com a praia. Mas, se você quer mais tranquilidade, busque por casas ou apartamentos mais afastados desses pontos, evitando o seu estresse e ajudando a manter a rotina funcionando.

Além de todos esses aspectos, se você pretende realizar a mudança daqui a algum tempo, aproveite esses meses para se organizar financeiramente. Mudanças geralmente demandam custos, o que pode implicar em todo o processo de envio dos seus pertences. É ideal que você se planeje para eventuais imprevistos e crie uma estratégia com metas e objetivos, visando a tranquilidade da sua adaptação em seu novo lar.

Por que morar em Salvador?

A capital baiana reúne vários pontos turísticos e diversas atividades para serem aproveitadas sozinho ou em família. Terra de grandes artistas brasileiros, a Bahia é conhecida por suas paisagens encantadoras e suas festas que duram dias, repletas de alegria e muita música. 

Diferente das capitais mais conhecidas como São Paulo e Rio de Janeiro, Salvador está conquistando cada vez mais moradores por conta da alta taxa de empregabilidade e por proporcionar uma melhor qualidade de vida a seus habitantes. A cultura nordestina é um orgulho dos soteropolitanos e está distribuída pela cidade em feiras de artesanato e regiões de comércio.

Certos bairros de Salvador são presenteados por belas praias, pontos históricos e estão se modernizando cada vez mais. Essas mudanças visam melhorar a rotina dos moradores e dos turistas, com a distribuição de diversas instituições de ensinos, hospitais, farmácias, restaurantes e outros serviços de alta qualidade.

Inclusive, aqueles que não se sentem muito confortáveis em lugares mais frios, ao decidir se mudar para Salvador, isso não será um problema. Assim como a maioria dos estados do nordeste, Salvador conta com sol na maior parte do ano, tendo poucas oscilações de temperatura nas estações mais frias.

Quais os melhores bairros de Salvador?

Após conhecer mais sobre a sua mudança e porque a Bahia é um dos melhores estados, conheça os três melhores bairros da cidade de Salvador. Para escolher os locais, foram levados em conta os fatores:

  • Segurança;
  • Infraestrutura;
  • Qualidade de vida.

Ondina

Ondina é conhecido como um bairro nobre de Salvador e é mais procurado por estudantes. Isso se dá pelo fato da região estar recheada de faculdades e é mais aconselhada para aqueles universitários que não querem perder tanto tempo no transporte público. 

O bairro conta com uma boa acessibilidade ao resto da cidade e é um dos mais procurados por turistas por abrigar o Parque Zoobotânico de Salvador, ideal para lazer e praticar atividades físicas. No carnaval, é um dos bairros mais badalados por fazer parte do Circuito Alternativo do Carnaval.

Barra

Um dos bairros mais conhecidos de Salvador, a Barra proporciona aos seus moradores uma linda vista do nascer e pôr do sol, já que está na ponta da península que a Salvador está localizada. Abriga uma das praias mais tradicionais, a Praia do Porto da Barra, que é um dos pontos mais visitados por turistas.

A região também é considerada uma das mais seguras da cidade, proporcionando aos moradores ainda mais tranquilidade e qualidade da rotina. Esse ponto também é ótimo para quem gosta de realizar atividades físicas e aproveitar a paisagem.

Alphaville

O bairro é um dos mais privilegiados da cidade, pois conta com uma infraestrutura completa que busca trazer mais facilidades aos moradores. Juntamente com órgãos públicos, o bairro possui uma maior segurança por criar projetos para garantir mais proteção aos novos e velhos moradores.

O bairro é todo planejado, o que permite uma maior clareza entre os proprietários dos imóveis e as construtoras. Quanto à tecnologia, quem mora em Alphaville também ajuda a perpetuar práticas sustentáveis e buscando causar um impacto mínimo no meio ambiente da região.

Quais as vantagens de morar na Bahia?

Quer mais vantagens para te ajudar a escolher Salvador como sua nova cidade? Veja a seguir uma pequena lista de itens para considerar no momento de procura do imóvel ideal na capital baiana!

  • Maior qualidade de vida, pois permite um contato direto com a natureza e com as praias;
  • Melhoria da saúde por conter mais vitamina D e menos poluição;
  • Maior chance de encontrar o emprego ideal; o estado da Bahia foi o que mais gerou empregos em 2019, o que pode ser um atrativo para quem quer se recolocar no mercado;
  • Para os mais festeiros, a cidade conta com diversos bares para garantir a diversão;
  • Culinária conhecida por muitas pessoas e reconhecida como uma das melhores do Brasil;
  • Grandes espaços culturais como museus e pontos turísticos;
  • Estado em crescimento, várias empresas estão se instalando na capital baiana, o que aumenta ainda mais a criação de novas vagas e aumenta a economia do estado, entre outros

E então, ficou apaixonado e quer morar em um dos bairros de Salvador? Comece seu planejamento e boa mudança!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: