Início » Dicas » Como é morar em Santos? Conheça os melhores bairros

Como é morar em Santos? Conheça os melhores bairros

Conheça aqui os melhores bairros de Santos e planeje sua mudança.

São Paulo é o destino de muitas pessoas que desejam novas oportunidades de trabalho e de vida. Cercada de prédios, a saída para quem deseja morar no estado e ainda ter uma vida mais tranquila é o litoral paulista. Uma das maiores cidades é Santos, que está pertinho do mar e proporciona uma maior qualidade de vida. Por isso, conheça os melhores bairros de Santos para se viver e aumentar seu bem-estar!

Por que devo me mudar?

Mudar de casa não é uma tarefa fácil, mas muitas vezes necessária. Nunca se falou tanto sobre saúde mental e bem-estar no trabalho, o que muitas vezes é influenciado diretamente pela rotina agitada da cidade. Trânsito de horas, buzinas, poluição e até a segurança são motivos de preocupação e podem tirar o sono de muitas pessoas que moram em grandes capitais.

A primeira coisa que você deve prezar é pela saúde, tanto da sua família quanto a sua. Procurar locais mais tranquilos e com a presença da natureza, como os bairros de Santos, pode ser uma boa alternativa para se manter perto das obrigações cotidianas sem perder um momento de calmaria.

Tem quem deseja partir para cidades mais afastadas para iniciar uma nova etapa pessoal e na carreira. Se esse é o seu caso, reflita sobre como irá se manter no novo destino, quais as opções de trabalho disponíveis e se elas se encaixam com as suas habilidades. 

Mas, se você não tem nenhum problema na rotina diária mais ativa, talvez a mudança deva ser pensada por outro motivo. Algumas crianças que vivem em capitais podem sofrer com a poluição do ar, que ocasiona problemas respiratórios sérios e, dependendo do caso, levando-as a ser hospitalizadas.

Outro motivo é sobre a liberdade da fase de crescimento das crianças, que ao residir em cidades grandes, não têm tanto contato com a natureza e menos oportunidades de fazer amigos pelas brincadeiras de rua. A violência e o perigo dos bairros da metrópole inviabilizam esse tipo de atividade.

Planejamento é fundamental

Independente do seu caso, a palavra mais importante para quem deseja sair da cidade que vive e morar em bairros mais tranquilos é planejamento. Organizar uma mudança de um dia para o outro é extremamente estressante e pode sair mais caro do que você pensa. O ideal é realizar um plano de ação, com metas e objetivos, para que todo o processo seja proveitoso e estruturado, evitando emergências e se precipitando caso elas aconteçam.

Todos esses fatores unidos podem ser solucionados ao decidir morar no litoral. Uma solução proveitosa para todos os integrantes da família que podem ter mais contato com o mar e outros elementos naturais. Santos é uma das cidades do litoral paulista mais famosas e, mesmo sendo bem próxima da capital, proporciona uma ótima qualidade de vida aos seus residentes.

Quais os benefícios de se morar perto da praia?

Ter residência fixa na praia significa melhora na qualidade de vida. Ao optar por morar próximo ao mar, você terá acesso a alguns benefícios físicos e mentais que só o som das ondas pode trazer.

Segundo estudos, a carga de estresse de quem mora em regiões com praia é muito menor que a dos moradores de cidades grandes. Além disso, os moradores das cidades litorâneas têm mais estímulos para praticar atividades físicas, que trazem outros inúmeros benefícios à saúde.

A praia é um ambiente mais calmo. O som das ondas é capaz de aliviar o estresse e o simples fato de observar o mar já ajuda na liberação dos sentimentos de ansiedade e alterações de humor.

Junte tudo isso às propriedades medicinais da água do mar, que ajudam na circulação do sangue no corpo e fortalece ainda mais o sistema imunológico. Inclusive, por essas regiões serem mais quentes, você fica mais tempo exposto ao sol, estimulando a produção de vitamina D e elevando os níveis de endorfina, hormônio diretamente relacionado à felicidade.

A mente também se beneficia com o contato direto com o mar, já que ao ouvir e sentir o clima do litoral, o cérebro fica mais reflexivo e pensativo. Isso ajuda no seu autoconhecimento e na inteligência emocional, características extremamente vantajosas para o mercado de trabalho e que ajudam a cultivar boas relações intrapessoais.

Quais as vantagens de morar em um bairro de Santos?

Santos é uma cidade do litoral paulista, bastante conhecida por seu porto e por suas praias. Mesmo sendo um município litorâneo, essa cidade se destaca por estar sempre se modernizando, procurando atender melhor seus visitantes e moradores, além de estar a apenas 72 km da capital.

Ainda com todas essas mudanças em sua infraestrutura, os bairros de Santos conseguem passar um ar de cidade pacata. Fora as praias, a cidade conta com opções de lazer bastante conhecidas como: o Museu do Café, Museu da Pesca, Pinacoteca Benedicto Calixto, entre outros.

Conhecida também pelo time de futebol, Santos mantém vários centros para realização de esportes, como natação, futebol, futsal, com espaços públicos e privados. Por conta do mar à disposição, é fácil se arriscar no surf, ou até tentar praticar canoagem e triathlon.

A natureza é um outro aspecto positivo na cidade, pois além de uma grande movimentação de turistas durante a temporada de férias, o ecoturismo é forte na região. Grande parte das matas de Santos são preservadas, gerando uma grande procura por cachoeiras e rios mais afastados das praias.

A cidade possui vias pavimentadas e uma grande segurança, o que permite que os moradores visitem a praia sem tantos riscos após o expediente. Caso você não se locomova nem de carro nem de moto, os bairros de Santos ainda contam com mais de 40 km de ciclofaixas.

Quais os melhores bairros de Santos?

Santos é uma cidade que possui muitos bairros, em que cada um se destaca por suas qualidades. Por isso, separamos os três melhores bairros da cidade de Santos para você conhecer um pouco mais e se encantar com o litoral paulista!

Macuco

Para quem quer viver em um lugar tranquilo, com um clima de interior, o bairro do Macuco é a escolha ideal. Apesar de ser extremamente residencial, com diversos condomínios e casas, nos últimos tempos o bairro vem se modernizando e crescendo cada vez mais. Essa expansão permite que você trabalhe perto da sua casa, diminuindo consideravelmente o tempo dedicado no transporte. 

No Macuco você pode encontrar apartamentos prontos ou até lotes de terra para realizar o seu sonho da casa própria do jeito que sempre quis. Com isso, é natural que haja vários comércios, lojas, hospitais, farmácias e escolas, com o intuito de atender melhor seus moradores e visitantes.

Gonzaga

Um dos bairros mais tradicionais de Santos, o bairro do Gonzaga é uma das regiões nobres da cidade. É lá que está localizada a Praça da Independência, onde acontecem eventos, comemorações e outros tipos de manifestações culturais da cidade.

Atualmente, é difícil encontrar imóveis para compra ou aluguel à beira mar, mas a região abriga cinemas, lojas, shoppings e outros tipos de comércio e serviços. Se gostou dessa área, pesquise detalhadamente e veja o imóvel ideal para você e sua família, ao lado da praia!

Ponta da Praia

O bairro santista do Ponto da Praia pode ser o novo endereço de quem sonha em morar de frente ao mar! É uma das regiões mais frescas da cidade, além de ser também uma das mais valorizadas. O Aquário e o Museu da Pesca são alguns dos pontos turísticos situados nesse bairro.

Em Ponta da Praia, a segurança é reforçada, por conta do alto poder aquisitivo de seus moradores. Para os mais agitados, que adoram um momento para socialização, o bairro está repleto de bares e restaurantes.

Após conhecer algumas características sobre Santos e seus bairros, analise sua situação e realize seu sonho de viver pertinho do mar.

E você pode contar conosco se o lado financeiro apertar! Por exemplo, se você está em dúvida sobre realizar um financiamento ou um consórcio para seu novo lar em Santos, leia nossos conteúdos e faça sua escolha.

Então agora procure a melhor casa para você e sua família, organize sua vida financeira, encontre seu novo endereço em Santos e continue acompanhando nosso blog para outros conteúdos sobre finanças!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: