Início » Dicas » Melhores bairros em São Paulo para se viver!

Melhores bairros em São Paulo para se viver!

você conhece os melhores bairros de São Paulo? Descubra aqui

A cidade de São Paulo é a maior metrópole urbanas do Brasil, com isso é natural querer residir em bairros com uma boa localização na cidade. Para te ajudar a escolher a região ideal para você e sua família, vamos te mostrar os melhores bairros de São Paulo para iniciar uma nova etapa da sua vida pessoal e profissional. Confira!

Como escolher um bairro em São Paulo?

Por ser uma cidade bastante extensa, São Paulo conta com diversos bairros que possuem suas particularidades e qualidades. Para escolher o melhor bairro da cidade, você deve levar em consideração diversos aspectos que podem impactar diretamente sua rotina.

O primeiro passo é decidir se você irá morar sozinho ou com algum colega, se escolherá uma casa ou um apartamento e se o imóvel será alugado. Dessa forma, sua pesquisa ficará mais fácil e você dedicará seu tempo apenas em imóveis relevantes que podem ser seu futuro lar.

É normal uma mudança de cidade por conta do trabalho, mas saiba qual será o valor do seu salário e de quanto precisará para se manter nessa nova casa. Essa é uma ótima oportunidade para se organizar financeiramente e evitar algum aperto financeiro nessa etapa importante da sua vida.

Além disso, se a mudança for em família, você deve se atentar sobre as instituições de ensino, áreas de lazer para as crianças, creches e outros detalhes. Com essa especificidade, sua procura por bairros também será diferente e os aspectos relevantes para escolha do lugar ideal serão outros.

Tenha em mente que a escolha do bairro dependerá unicamente das suas necessidades pessoais e profissionais, afinal, não existe apenas um lugar perfeito para se morar em São Paulo. É ideal que você se fixe no bairro que mais se sentiu confortável e que sua renda possa custear todos os gastos envolvidos na mudança.

O que devo levar em conta?

Como dissemos, sua rotina dirá quais as preocupações você terá no seu dia-a-dia, por isso tente ter a maior quantidade de informação sobre as novidades e direcione sua busca pelo local mais adequado às suas necessidades.

Segurança

Para escolher a melhor área para se instalar, escolha uma região que seja segura. Se possível, visite o local em diferentes horários e dias, dessa forma saberá em quais momentos o bairro está vazio e quando tem grande circulação de pessoas.

Visite os arredores, procure por locais públicos como praças e parques, verifique se há muitos imóveis abandonados e, claro, se possível, converse com os moradores da região a fim de saber qual a rotina de quem vive ali.

Não se esqueça de conferir a iluminação das ruas, sinalização, infraestrutura geral do bairro. Veja a disponibilidade de hospitais, policiamento ou vigilância particular. A sua segurança não pode ser banalizada, então pesquise bastante para não sofrer os riscos.

Transporte

Ter acesso aos meios de transporte perto de casa é uma grande vantagem para quem precisa se deslocar pela cidade. Por isso, morar perto de pontos de ônibus e estações de metrô pode ser um diferencial para quem busca gastar menos tempo no transporte.

Portanto, saiba qual será sua rotina de trabalho, se trabalhará de casa ou precisará se deslocar para o escritório em alguns dias da semana. Desse modo, será mais simples decidir em qual bairro morar e quais estações de metrô ter por perto.

Se você não utiliza o transporte público, fique atento quanto ao trânsito da área e qual o tempo do trajeto. Certos trechos da cidade de São Paulo costumam ser mais rápidos quando realizados por trens ou ônibus.

Mas, caso você seja ciclista, muitos bairros contam com grandes ciclovias que passam por avenidas centrais e são ainda mais rápidas que os meios de transporte tradicionais. Procure por bairros que possuam ciclofaixas e mantenha a segurança no trânsito.

Região

Algumas regiões de São Paulo são ótimas para se morar, mas possuem ruas desertas e menos comércio. Esses bairros geralmente acompanham o dia-a-dia de seus moradores, por isso procure por localizações que possam atender suas necessidades.

Bairros mais próximos ao centro costumam possuir mais comércios variados e podem atender suas necessidades pessoais. Nesses locais, é mais fácil encontrar um supermercado, um restaurante e até serviços mais específicos, como assistência técnica para computadores ou celulares.

Mas, se o seu desejo é ficar mais perto da empresa, economizando tempo de transporte, procure por bairros mais empresariais. É fácil encontrar apartamentos para alugar com um bom preço. Nesse caso, pesquise bem e saiba quais serão suas necessidades após se instalar em São Paulo.

Cada região tem seu custo-benefício. Sendo assim, adicione nos seu planejamento os gastos que terá nas regiões que achou mais interessante para residir. Esse controle fará toda a diferença no momento de calcular o valor de aluguel, mercado, transporte, entre outros.

Quais os melhores bairros para se morar?

Com todos os pequenos detalhes já decididos, separamos três bairros que conseguem atender muito bem todas essas características e podem ser o seu novo endereço! Confira os melhores bairros para se morar na cidade de São Paulo:

Vila Madalena

A Vila Madalena é um bairro tradicional da cidade, localizado em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Conhecida por suas opções de lazer como bares e restaurantes, a Vila Madalena conta também com diversos escritórios e até galerias de arte dos mais variados tipos e estilos.

É na Vila Madalena que está situado o famoso “Beco do Batman”, um famoso trecho de São Paulo que conta com muros pintados por diversos artistas nacionais e internacionais renomados. Para quem quer uma região com serviços diversos, a Vila Madalena poderá atender todas as expectativas já que dispõe de diversos comércios.

Para quem gosta de conforto, o bairro conta com casas e apartamentos dos mais variados tamanhos, além de contar com prédios comerciais. Além disso, a “Vila Madá” pode ser interessante para quem ama festas e baladas, pois vários bares e boates estão distribuídos por todo o bairro.

Itaim Bibi

Localizado na zona oeste da cidade, o Itaim Bibi também conta com diversos prédios comerciais e residenciais. O bairro tem grandes corredores de ônibus e longos trechos de ciclofaixas, além de proporcionar segurança aos seus moradores.

Ele se destaca pela quantidade de restaurantes e as opções variadas para a diversão da família. O Itaim Bibi se orgulha por possuir diversas ruas arborizadas e por estar perto de outros locais marcantes de São Paulo, como a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, entre outros.

Pinheiros

Cortado pela marginal com o mesmo nome, Pinheiros é um dos bairros paulistanos mais conhecidos por turistas. A região se destaca por abrigar diversas áreas com vilinhas, como são popularmente conhecidas as ruas que possuem apenas casas.

Aos que gostam de um espaço ao ar livre, a Praça do Pôr do Sol é um lindo e amplo lugar para praticar atividades físicas e até levar o cachorro para passear. Por ser uma região calma, diversas empresas possuem escritórios na região que também conta com um terminal de ônibus e é cortada pelas linhas de metrô mais longas.

Apesar de muito grande, a cidade de SP também tem espaço para você e o seu futuro! Afinal, você já conhece os melhores bairros de São Paulo! Então procure pelo imóvel ideal no melhor bairro de São Paulo e dê um novo passo em sua vida pessoal e profissional.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: