Início » Dicas » Melhores bairros do Rio de Janeiro para se morar!

Melhores bairros do Rio de Janeiro para se morar!

Conheça aqui os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Conhecida como cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do mundo. E morar no Rio é o sonho de muitas pessoas! Com praias e alguns dos principais pontos turísticos do Brasil, os bairros do Rio de Janeiro são repletos de história e cultura.

E se você está pensando em se mudar para o Rio, então venha conhecer os melhores lugares da cidade para morar!

Como decidir onde morar no Rio?

Mudanças nem sempre são fáceis de serem realizadas, por isso elas sempre exigem um planejamento prévio e muita pesquisa. Principalmente se a mudança for de cidade ou estado, tudo deve ser organizado para que nem você nem sua família passem por alguma eventual dificuldade ou imprevistos.

Primeiro, saiba o que está motivando a sua mudança, se será pelo trabalho, bem-estar e até para iniciar uma vida mais independente. Dessa forma, será ainda mais fácil procurar os melhores bairros e os imóveis mais adequados para sua necessidade.

O Rio de Janeiro é uma cidade conhecida por seus cenários lindos e pela grande quantidade de praias perto dos prédios residenciais. Para quem gosta do mar, morar em um desses edifícios pode ser ótimo, mas se você vai trabalhar de casa, talvez o barulho dos carros afete a produtividade da sua rotina.

Inclusive, o trabalho é uma das coisas que devem ser estudadas nessa mudança de residência. Muitas empresas estão adotando as rotinas de trabalho remoto, em que seus colaboradores ficam em casa e realizam suas demandas pela internet. Outras, empregaram o regime híbrido, com dias em casa e outros dias no escritório.

Dessa forma, sua escolha entre casa ou apartamento, um bairro mais perto ou distante do centro, poderá ser mais assertiva diante de sua rotina e suas necessidades. Os valores dos imóveis no Rio variam muito, então a pesquisa deve ser constante e você não deve sentir vergonha de pechinchar para tentar negociar um preço melhor.

Outra questão que deve ser levada em conta é relacionada a quantidade de pessoas morararão nesse novo endereço. Se você realizar a mudança em família, deverá pesquisar sobre as escolas, creches e áreas de lazer nos arredores do imóvel. Isso fará toda a diferença no preço final e também no conforto de sua família.

O que devo levar em conta na hora de escolher um bairro no Rio?

Planejar bem toda fase inicial é essencial. Apenas assim você conseguirá ter mais tranquilidade com os próximos passos e garantir uma boa adaptação na cidade maravilhosa. 

Mas para além dos detalhes pessoais da mudança, é preciso escolher o local de acordo com a rotina da própria região e a sua futura vizinhança. Digamos que você é um estudante universitário e precisa se deslocar pela cidade, mas a sua casa não fica perto de nenhum meio de transporte e a viagem demora horas. Isso não é uma vantagem para você e provavelmente terá que dedicar muito tempo para os trajetos.

Portanto, verifique alguns detalhes antes de fechar negócio. Então veja a seguir algumas informações que servirão na sua decisão final.

Transporte público

Como uma cidade grande e populosa, o Rio de Janeiro conta com diversas linhas de trens, metrôs e ônibus que cortam o município. Procure por uma região que possua estações próximas e linhas de transporte público que fazem o caminho para o seu destino. Com isso, fica mais rápido realizar o trajeto e evita gastar tempo caso ocorra algum imprevisto.

Nesse caso, as regiões mais centrais da cidade podem oferecer mais variedades de itinerário. Inclusive, já é possível encontrar aplicativos gratuitos que informam os horários dos ônibus e quais os caminhos que ele percorre.

Com uma alta quantidade de carros na rua, fica fácil encontrar trechos com trânsito, mas os metrôs podem ser uma alternativa bastante confortável para quem precisa otimizar tempo. O Rio conta com 41 estações de trens e metrôs distribuídas entre 3 linhas, facilitando seu deslocamento pela cidade nos horários de pico.

Custo benefício

Encontrar o local perfeito é trabalhoso, porém se manter sem passar apertos financeiros também é um detalhe importante. É importante visitar o bairro que pretende morar, verificar quais os comércios, estabelecimentos, hospitais e até as escolas que ficam por perto.

A presença de lojas e a alta circulação de pessoas fará a diferença na sua rotina por conta de barulhos e até na comodidade de contratar um serviço. Além disso, o custo de vida nas regiões mais comerciais e movimentadas costuma ser alto.

O seu maior desafio é manter as contas pagas seguindo esse estilo de vida, muitas vezes pagando até mais caro em produtos essenciais apenas por residir no centro da cidade. Calcule quanto precisa para se manter, quais os gastos fixos, variáveis e supérfluos para ter uma noção em onde está gastando suas economias.

Regiões mais afastadas costumam oferecer ótimos serviços por valores mais em conta e ainda são vantajosas por possuírem mais casas e opções variadas de moradia. Pesquise por imóveis e serviços que cabem no seu orçamento, você com certeza encontrará uma opção acessível e benéfica. 

Segurança

O Rio de Janeiro é conhecido pelo seu nível de criminalidade alto, infelizmente. Isso pode acabar afastando muitos novos moradores.

No entanto, a chave para evitar problemas é escolher locais próximos a postos policiais e que possam te passar mais segurança. A melhor forma de sentir a segurança do local é realizar uma visita pessoal, como já mencionamos.

Nesse contato com o espaço escolhido, fale com vizinhos, síndicos e outras pessoas que já estão instaladas. Também procure por locais públicos, como praças e parques, se eles parecerem abandonados, fique atento. A iluminação também fará toda a diferença, principalmente se você costuma sair à noite.

Se acostume a ter horários definidos para sair na rua, evitando percorrer longas distâncias à noite por caminhos vazios. Assim, você se previne para evitar acidentes e mantém a segurança sua e de sua família.

Melhores bairros do Rio de Janeiro

Tendo a segurança como prioridade, alguns bairros do Rio de Janeiro se destacam por garantirem mais proteção aos seus moradores, além de contar com lindas paisagens para aproveitar a cidade da melhor forma. Confira!

Urca

A Urca é um bairro conhecido por sua calmaria e por abrigar mais imóveis residenciais. Por possuir uma base do exército na região, é considerado um dos pontos mais seguros da cidade. Na Urca também estão localizados grandes centros universitários como a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o IME, Instituto Militar de Engenharia.

O bondinho do Pão de Açúcar também está no bairro, sendo mais simples para quem gosta de visitar os pontos turísticos da cidade maravilhosa e não quer perder tempo se locomovendo. Some todas essas qualidades com a presença da Praia Vermelha e da Mureta da Urca, pontos muito vantajosos para quem deseja morar no bairro.

Barra da Tijuca

Um bairro em ascensão, a Barra da Tijuca é ótima para quem quer uma região central com praias para aproveitar no final do expediente. Normalmente tranquilo e com ótima qualidade de vida, a Barra está sempre em movimento e, nos últimos anos, vem ganhando mais moradores pela inauguração de shoppings e lojas na região.

Com prédios comerciais e residenciais, é preciso procurar o melhor imóvel pois a área é bastante disputada. Mas, em uma cidade tão grande e democrática, você conseguirá encontrar um cantinho perfeito para o seu bem-estar!

Leblon

O Leblon é conhecido por ser um bairro nobre do Rio, que oferece diversas alternativas de serviços e ainda conta com ciclofaixas e fácil circulação de transporte para quem precisa se dirigir a diferentes pontos da cidade. 

Por conta disso, o custo de vida costuma ser mais alto, mas os moradores são recompensados pela variedade de atividades de lazer, restaurantes e bares. Esse bairro também proporciona maior segurança aos seus residentes e abriga uma das praias mais famosas da cidade.

Vantagens de morar na cidade do Rio

Ainda não ficou convencido de se mudar para algum dos bairros do Rio de Janeiro? Então veja essa pequena lista de vantagens que você poderá usufruir ao se transferir para cidade maravilhosa!

  • Diversas praias e pontos turísticos próximos ao centro;
  • Grande quantidade de florestas e bosques, repletos de árvores e plantas;
  • Possibilidade de assistir as atrações do Rock in Rio;
  • Várias escolas e universidades espalhadas pela cidade;
  • Shoppings e comércios em diversos pontos do município;
  • Acompanhar o carnaval de perto;
  • Conhecer a vida noturna da cidade; entre outros.

Agora que você conhece as maiores vantagens de se instalar na cidade maravilhosa e conhece os melhores bairros do Rio de Janeiro, comece a sua pesquisa e inicie os planos da mudança. O Rio te espera de braços abertos!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: