Início » Dicas » Casa com piscina: vale a pena?

Casa com piscina: vale a pena?

Casa com piscina é o sonho de muitos brasileiros. Saiba como conquistar a sua aqui

Os dias quentes pedem sombra e água fresca, mas tem quem prefira pular na piscina para se refrescar. Um dos maiores objetivos de quem ama estar em contato com a água é morar em uma casa com piscina.

Porém, será que vale a pena viver em uma casa com piscinas? Quais os cuidados? Acompanhe o artigo e saiba todas as vantagens de morar em uma casa com piscina!

O que devo saber antes de comprar uma casa com piscina?

Ter um imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas ter uma casa com piscina é um desejo que poucos conseguem alcançar. Além da manutenção e do custo em si, ao procurar por um imóvel com piscina, o preço da casa se valoriza mais e por isso requer uma atenção maior no momento de pesquisa.

Faça um levantamento de gastos, pesquise o tipo ideal para suas necessidades, busque por quais os equipamentos necessários para segurança e conforto da sua família e quaisquer outros detalhes importantes.

É importante que você tenha um planejamento para a compra da sua nova casa com piscina. Com esse plano em mãos, ficará mais fácil saber em quanto tempo terá a casa quitada, quais as opções de pagamento mais vantajosas e, se possível, defina valores máximos para a compra.

Além disso, não se esqueça de manter a atenção na estrutura da casa em si, quantidade de quartos, banheiros, cozinha, sala e quintal. A piscina pode ser um bom item diferenciador, mas se o conjunto do imóvel não atender às expectativas da sua família, talvez não seja um bom negócio.

Construir uma piscina em casa compensa?

Algumas pessoas preferem comprar uma casa com um bom espaço disponível para construção de uma piscina do zero. Nesse caso, essa obra terá seus gastos próprios e cuidados que deverão ser tomados para manter a saúde de sua família e do solo.

Antes de iniciar o projeto e ter uma piscina em casa, você precisará do relatório deste do solo. Esse documento mostrará todas as informações sobre o solo daquele terreno e viabiliza o projeto em si. Ele servirá como uma garantia para que a terra não afogue e não cause acidentes aos usuários da piscina.

O posicionamento do solo também é um item que deve ser levado em conta no momento da construção da piscina em sua casa. Opte por um lugar que bata sol na maior parte do dia e que também garanta a sua privacidade. 

Com tudo aprovado, é preciso escolher o tipo da piscina que será construída no seu quintal. Esse tipo de item possui modelos diferentes, sendo eles:

  • Piscinas de concreto e alvenaria;
  • Piscinas de fibra de vidro; e
  • Piscinas de vinil.

Cada tipo atende a diferentes necessidades e a sua escolha dependerá do projeto que está pensando em realizar. Reflita sobre o tipo de material, durabilidade, necessidade de manutenção e outras informações importantes que manterão sua piscina.

Ao construir uma piscina em casa, não se esqueça de pensar em profundidade, iluminação, inclinação, período que ela será utilizada e várias especificidades que esse tipo de obra necessita. 

Quais manutenções devem ser feitas?

Independente se a piscina já estiver pronta ou a ser construída, não se esqueça que esse tipo de equipamento precisará passar constantemente por boas manutenções. Dependendo do tipo de assistência, você terá de cumprir tarefas diárias e semanais.

Já as manutenções mais técnicas estão relacionadas a filtragem, sistema de circulação e produtos químicos para limpar e tratar a água da piscina. Esses equipamentos devem ser revisados por uma pessoa especializada que manterá o pleno funcionamento da sua piscina.

Tão importante quanto a manutenção é a segurança. Quem tem criança ou animais de estimação em casa deve saber que essa área de lazer necessita de cuidados para evitar acidentes fatais. 

Por isso, além da manutenção, invista em redes de proteção e portões seguros para separar a piscina do resto da área do quintal. Dessa forma, você garante a segurança de todos os integrantes da família enquanto a piscina não estiver em uso.

Qual o custo?

A compra de um imóvel demanda diversos custos, pois além da compra é ideal ter orçamento para manter o funcionamento da rotina, pagando as contas de serviços essenciais como água e energia. Ao optar por viver em uma casa com piscina, esse custo é relativamente maior.

Isso ocorre porque as piscinas consomem uma grande quantidade de energia para filtrar e circular a água. Fora que você precisará deixar o ambiente em torno da piscina seguro, com pisos antiderrapantes, iluminação e telas de proteção.

Esses gastos podem acabar ficando maiores caso algum equipamento dê defeito. Por isso, o planejamento da renda será o seu aliado no momento de escolher uma casa com piscina ou construir esse espaço da forma que você sempre sonhou.

Se tratando a construção da piscina, como envolverá uma boa quantidade de material, algumas empresas oferecem descontos muito vantajosos que diminuem consideravelmente o valor da compra.

Existe algum tipo de crédito para construção da piscina em casa?

Com a popularização das linhas de crédito no mercado, várias empresas confiáveis disponibilizam financiamento, empréstimo e até consórcio para qualquer tipo de imóvel, incluindo aqueles que possuem piscinas.

Nesses casos, a procura pela casa com piscina deverá ser sua e você terá apenas que solicitar o valor diretamente com o banco ou instituição responsável. Com o financiamento e empréstimo, a liberação do dinheiro ocorre de forma rápida, mas o valor será somado com uma porcentagem de juros que possuem reajustes regulares.

Em contrapartida, o consórcio não cobra juros ou valor de entrada e é mais vantajoso para quem quer planejar com calma todos os custos que implicam morar em uma casa com piscina. Outro benefício desse tipo de crédito é a possibilidade de mudança de bem ao ser contemplado.

Por exemplo, você pode começar um consórcio para comprar uma casa com piscina, mas no momento em que foi contemplado percebeu que não queria adquirir um imóvel. Nessa linha de crédito é possível alterar para um consórcio destinado para reforma. Sendo assim, você optou por não comprar uma nova propriedade e construir a piscina que sempre desejou em sua casa.

Os financiamentos e empréstimos para construções também estão disponíveis para diversas pessoas nas mais variadas instituições financeiras. Procure pela melhor oferta e fique mais perto do seu sonho!

Vale a pena morar em uma casa com piscina?

Diante de todos os fatos que explicamos até aqui, será que vale a pena ter uma piscina em casa? Se ainda está em dúvida sobre esse assunto, veja a seguir algumas vantagens de ter esse tipo de lazer no quintal!

Diversão para família e amigos

Reunir a família e os amigos para um momento de distração e lazer é uma das melhores sensações que uma casa com piscina pode te proporcionar. Com um espaço para conversa e descontração, a piscina pode significar novos encontros e a possibilidade de momentos inesquecíveis com as pessoas que você mais ama.

Imóvel mais valorizado no mercado

Uma casa com mais espaços para lazer é muito mais valorizado no mercado. Piscina, churrasqueira, entre outros itens trazem um diferencial considerável na hora da venda do imóvel. Alguns especialistas do mercado imobiliário afirmam que as propriedades com piscinas podem chegar a 30% a mais de valorização.

Essa valorização faz com o que todos os seus esforços e investimentos no imóvel sejam recompensados caso você opte pela venda da casa. Diante disso, avalie e compare o quanto você poderá ganhar apenas por manter uma piscina em sua casa!

Mais qualidade de vida

O Brasil é um país tropical, o que significa que grande parte do ano faz calor, mesmo que a estação da época não seja o verão. Um rápido mergulho já ajudará a refrescar o corpo e a mente, melhorando sua saúde mental consideravelmente.

Ao ter uma piscina em casa você encontrará mais uma maneira de se exercitar e fazer atividades físicos. A natação ajuda a fortalecer articulações e ligamentos, melhora a respiração, combate o estresse e melhora a capacidade de memorização.

Desse modo, podemos perceber que ter uma piscina no quintal trará benefícios para o bem-estar físico e mental de todos os membros da sua família.

Agora que você já sabe tudo o que envolve ter uma piscina em casa, veja se vale a pena para sua realidade!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.