Início » Dicas » Como comprar um carro sem entrada

Como comprar um carro sem entrada

mulher segurando um volante e sorrindo por comprar um carro sem entrada

O processo para compra de um carro precisa de planejamento, mas algumas vezes a urgência e a necessidade falam mais alto e precisamos desse bem rapidamente. Cada tipo de crédito tem suas condições e regras, mas é possível encontrar modalidades que se encaixam em seus planos.

Confira abaixo as opções disponíveis no mercado e saiba como comprar um carro sem valor de entrada!

Empréstimo

Uma das principais alternativas para quem deseja comprar um carro e não dispõe de um valor para entrada é realizar um empréstimo. Dentro do empréstimo, você terá três tipos de modalidades:

  • Empréstimo pessoal;
  • Empréstimo com garantia; e
  • Empréstimo consignado.

Cada modalidade possui suas taxas e, dependendo do seu caso, ele pode ser mais vantajoso. Ao contratar o empréstimo, você e a instituição financeira firmam um acordo relativo a prazos e valores das parcelas. Mas não esqueça: é interessante saber quais os juros que estarão atrelados às prestações.

No empréstimo com garantia, você oferece algum bem, como carro ou casa, para mostrar ao banco que pagará as parcelas acordadas. Com o empréstimo consignado, o pagamento das prestações será feito pelo desconto diretamente da sua folha de pagamento. Em ambos os casos, as instituições financeiras sentem maior segurança quanto à quitação da dívida e, por isso, podem oferecer juros bem mais baixos e prazos de pagamento mais longos.

Lembrando que, com o empréstimo, você passará por uma avaliação de crédito e se for aprovado, o valor solicitado cairá na sua conta em alguns dias. Uma regra que garante a sua segurança financeira é que o valor do empréstimo deve corresponder no máximo a 30% da sua renda. Assim, quando o dinheiro estiver em suas mãos, você poderá comprar seu carro sem dar valor de entrada!

Quer saber mais sobre o empréstimo? Leia nosso artigo completo sobre empréstimos e sobre o empréstimo consignado!

Leasing

O leasing é uma outra modalidade de crédito que está se popularizando, principalmente com quem não quer pagar entrada ao comprar o carro que tanto sonhou. Ao escolher o leasing financeiro, o banco funcionará como um locador ou arrendador. Ou seja, ele compra o seu carro e aluga o veículo para você. Nesse caso você será o arrendatário.

Para que tudo ocorra sem nenhum problema, prazos e valores são acordados no contrato que deverá ser assinado por ambas as partes. Até o valor ser totalmente quitado, o bem pertence ao arrendador, no caso ao banco, e você só se tornará proprietário do carro comprado após o pagamento de todas as parcelas.

O leasing está crescendo por possuir taxas e juros menores além de contar com isenções de cobrança de alguns valores como o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras. Mas a maior desvantagem é que você não poderá vender o carro e se precisar cancelar o acordo, multas serão aplicadas.

Financiamento

O financiamento é uma das modalidades mais famosas e mais comum de ser praticada por bancos e credoras. A operação funciona como um parcelamento, mas essa opção de financiamento sem valor de entrada costuma deixar os juros bem mais altos e as parcelas mais caras. É importante saber se o seu orçamento conseguirá quitar as parcelas desse financiamento.

Se você precisa do carro com certa urgência, o financiamento sem entrada é a modalidade de crédito mais indicada para o seu caso. Todo o processo de análise e aprovação leva em torno de 48h para ser finalizado e, após isso, você só precisará assinar o acordo e comprar o seu carro!

O prazo de financiamento de veículo sem valor de entrada pode chegar a até 68 meses. No entanto, nesse tempo o seu carro pode ser desvalorizado e, ao somar todo o valor que você pagou em juros, pode perceber que talvez esse investimento não retorne como o esperado. Analise todas as opções para que não tenha dificuldades financeiras e consiga quitar todas as parcelas.

Consórcio

Se você não tem tanta pressa e não quer pagar juros, o consórcio é a sua melhor opção! Ele funciona em grupo, onde os integrantes possuem o intuito de compra em um bem em comum. No seu caso por exemplo, todos os integrantes do seu grupo de consórcio contrataram o serviço para compra de um carro. 

Esse valor arrecadado será gerido pela administradora responsável e, mesmo que suas parcelas sejam longas, você pode ser contemplado a qualquer momento! Todos os meses acontecem assembleias para sortear cartas de crédito e realizar lances, se você for o sortudo poderá comprar o seu carro antes do esperado.

No consórcio, o prazo de pagamento será acordado conforme o bem desejado e com o seu orçamento pessoal. Lembre-se de que, independente da quantidade de meses das prestações, nenhum valor de juros será somado às parcelas! Quando você for contemplado ou chegar ao final do consórcio, receberá o valor total e poderá comprar seu carro à vista, sem pagar valor de entrada!

Se você se interessou por essa possibilidade, pode clicar aqui para saber tudo sobre como funciona um consórcio ou pode realizar agora mesmo a simulação do seu consórcio.

Conclusão

Então, você viu que é possível comprar seu carro sem precisar pagar valor de entrada e que consegue encontrar no mercado várias opções de crédito para estar de carro novo na garagem?! Agora não esqueça de ficar atento pois cada modalidade tem suas regras, taxas e podem somar juros às parcelas. Para encontrar as melhores condições, pesquise, planeje e não desista de procurar o melhor caminho para conquistar o seu carro!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.