Início » Dicas » Como comprar uma casa pela Caixa

Como comprar uma casa pela Caixa

descobrir como comparar uma casa pela caixa pode facilitar o seu planejamento

Comprar um imóvel exige um bom planejamento e paciência, mas para encurtar esse tempo de espera é comum recorrer ao financiamento. Essa modalidade de crédito é oferecida pela maioria dos bancos e consegue disponibilizar o valor solicitado de forma rápida. Ao escolher comprar uma casa pela Caixa, você tem acesso a diversas vantagens. Quer conhecer todos os detalhes do financiamento de imóvel pela Caixa? Então acompanhe a leitura!

Como posso comprar uma casa pela Caixa?

Financiamento é uma modalidade de crédito que você solicita a alguma instituição financeira para um fim certo, por exemplo, financiar uma casa. Esse processo é similar a uma compra em parcelas, em que o banco compra o imóvel da construtora e você paga as parcelas para o banco. Apesar do sistema do financiamento ser simples, as prestações têm um acréscimo de juros, portanto é bom ficar de olho nas condições de pagamento.

Comprar uma casa é um grande passo, por isso o financiamento acaba sendo a melhor alternativa para quem precisa de um imóvel com certa pressa. A maioria dos bancos disponibiliza esse serviço, cada um com seus encargos e taxas que são somados às parcelas. Um dos financiamentos mais vantajosos é o da Caixa Econômica Federal.

A Caixa é uma instituição financeira conhecida por vários brasileiros, por isso é natural que você possua uma conta dessa instituição. Pela Caixa, é possível comprar um imóvel novo ou usado em até 35 anos, com parcelas que podem comprometer até 30% da sua renda familiar bruta. Além disso, ainda há a possibilidade de utilizar o FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, como parte do pagamento.

Quais as modalidades de financiamento oferecidas pela Caixa?

Atualmente, a Caixa oferece modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção que são atualizados mensalmente. No caso do financiamento para compra de casa é possível contratar uma modalidade de crédito com uma taxa fixa, sem correção. Já o crédito imobiliário pela poupança da Caixa, por outro lado, é pós-fixado e está indexado à taxa referencial.

Como solicitar um financiamento imobiliário na Caixa?

Ao pensar em contratar um financiamento, você precisa saber qual sua renda, qual o valor da casa que quer comprar, entre outros detalhes. Essas informações são importantes pois são elas que ditam qual será o valor das parcelas e qual o prazo de pagamento.

Para saber que tipo de financiamento é melhor para a sua realidade, a Caixa permite realizar uma simulação em seu site. A partir disso, você consegue contratar o banco para fechar o negócio. Ficou interessado? Veja o passo a passo em seguida!

Passo 1 – Realizar uma simulação

O primeiro passo é entrar no site da Caixa e realizar uma simulação de crédito. Você precisará fornecer dados como:

  • Opção de financiamento;
  • Valor aproximado do imóvel;
  • Cidade que o imóvel está localizado;
  • Dados pessoais como CPF, número de celular, renda familiar, entre outros.

Com essas informações, é possível encontrar as melhores condições de prazos e valor de parcelas. No entanto, lembre-se que o financiamento para comprar sua casa será baseado nesses dados. Ou seja, não minta e, se possível, levante esses dados com antecedência. 

Passo 2 – Análise de crédito

Após os resultados da simulação, caso o financiamento ainda seja a opção mais vantajosa para comprar sua casa, você passará por uma análise de crédito. Todos os seus dados serão analisados, pois o banco precisa saber se você é um bom pagador e se conseguirá arcar com todas as parcelas do financiamento.

É nesse momento que a Caixa verifica a possibilidade do uso do FGTS para quitar parcelas e te mostra qual o melhor tipo de crédito para a sua situação financeira. Nessa etapa, você precisará apresentar alguns documentos. Por exemplo:

  • Documento oficial de identificação, como RG ou CNH;
  • Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo a 2 meses;
  • Certidão de Inteiro teor da Matrícula do imóvel;
  • Se utilizar o FGTS, leve a última declaração do Imposto de Renda;
  • Carteira de trabalho; e
  • Extrato do FGTS.

Passo 3 – Análise de engenharia 

Com todos os documentos em mãos, os profissionais da Caixa irão até o imóvel escolhido para o financiamento. Será realizada uma vistoria detalhada, a fim de avaliar o valor de venda e as condições de uso. O acompanhamento dessa etapa pode ser feito pelo site e essa visita técnica é executada por um especialista habilitado e qualificado para tal função.

Passo 4 – Contrato

Se todas as etapas ocorreram sem nenhum problema, chegou a hora de assinar o contrato de financiamento! Ao decidir comprar uma casa pela Caixa Econômica Federal, fique sabendo que o banco oferecerá opções de pagamento acessíveis para que você não fique inadimplente e não adquira uma nova dívida. Como resultado, você pode escolher a data do vencimento da parcela e apresentar o FGTS para pagar algumas prestações.

Passo 5 – Prestações

Agora, é a hora de você aproveitar a sua nova casa e pagar as parcelas do seu financiamento. Você pode atrelar sua conta para conseguir quitar as prestações em débito automático assim como pode imprimir os boletos utilizando o aplicativo Habitação Caixa. 

Caso ocorra algum problema financeiro inesperado e, se as últimas 11 prestações forem pagas sem atraso, é possível pausar o pagamento de uma parcela. Dependendo da sua situação, ainda há a alternativa de pausar a quitação de 6 a 12 parcelas mensais. Essa solicitação pode ser feita pelo telefone, o que é mais prático já que não há necessidade de ir até uma agência.

Passo 6 – Gestão do seu financiamento

Com o financiamento da Caixa, ainda é possível amortizar o saldo devedor, se por acaso você conseguir um dinheiro extra. Você deve adicionar em sua rotina a gestão do financiamento, estando atento a todos os detalhes e para solucionar algum problema. Além de tudo isso, a Caixa disponibiliza diversos canais de atendimento para te ajudar.

Então, percebeu como comprar uma casa pela Caixa pode ser uma das melhores soluções para realizar seu sonho de ter um imóvel próprio? Por isso, acesse o site, faça uma simulação e encontre a melhor condição de financiamento para alcançar o seu objetivo!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.