Início » Dicas » Como comprar seu caminhão?

Como comprar seu caminhão?

Quer descobrir como comprar seu caminho? Nós podemos ajudar!

Comprar um caminhão pode significar uma grande mudança de vida, principalmente financeira. Escolher um veículo desse porte é ideal para a rotina de trabalho e para conseguir realizar um serviço eficiente.

Por isso, vamos te falar sobre todos os detalhes que envolvem esse processo e mostrar que comprar o primeiro caminhão é mais simples do que parece. Boa leitura!

O que devo levar em conta na hora de comprar um caminhão?

Como todo tipo de negociação, comprar um caminhão envolve muito planejamento e organização a fim de que você encontre a melhor oferta e não passe por apertos após a compra. Se você já possui um caminhão, talvez esteja na hora de trocar de veículo, avaliando como está seu desempenho e manutenção.

Caminhões costumam ser mais caros que carros e motos, então essa compra também envolve vários outros riscos. Ou seja, antes de ir a uma concessionária, faça uma avaliação da sua vida financeira, levando em conta seu momento profissional e pessoal

Organize suas receitas, gastos e dívidas, visando também quais seus objetivos. Reflita sobre qual tipo de caminhão você está de olho, analise o tipo de carroceria, qual carga será transportada, tempo de viagem, condições de pagamento, distância da viagem e onde guardará o veículo após a compra.

Se ainda está com dúvidas, procure ajuda de um profissional de sua confiança para te aconselhar. Afinal, por possuir experiência na área, ele poderá tirar suas dúvidas e te auxiliar no processo de escolha do caminhão que melhor atenda suas necessidades pessoais e profissionais.

Com todas essas informações reunidas, pesquise e compare preços. É importante que você procure as vantagens de cada modelo, vá até concessionárias realizar um test drive, entre outras questões relevantes nesse momento de pesquisa.

Tenha em mente que a fase de pesquisa e comparação é melhor aproveitada quando feita com antecedência e sem pressa. Só assim você evita cair em golpes ou realizar compras compulsivas, se mantendo o mais fiel possível ao seu planejamento pessoal e aos valores que pretende gastar com a compra do caminhão.

Zero, seminovo ou usado?

É impossível dizer qual o modelo de caminhão será melhor para você, pois isso dependerá das suas necessidades. Saiba que existem alguns programas governamentais que podem te auxiliar na hora da compra do seu novo caminhão, conseguindo zerar alguns impostos e reduzindo consideravelmente as taxas de juros.

Leve em conta que, ao optar por comprar um veículo novo, os gastos serão maiores, mas se escolher um modelo usado pode ter que realizar mais manutenções e trocas de peças. Com os veículos zero, você pode ter acesso a uma alta performance que consome menos combustível e ainda contar com algumas tecnologias como computador de bordo.

Ao optar por um modelo usado ou seminovo, você pode adquirir um bom veículo com um preço consideravelmente menor. Mas, se o modelo for um pouco mais antigo, é possível ter problemas com peças caras para manutenção ou até não encontrar o equipamento necessário para consertar o caminhão.

A única pessoa que poderá decidir qual o melhor modelo para a sua rotina, é você. Portanto, pesquise por modelos que sejam acessíveis ao seu bolso ao mesmo tempo que possam atender as necessidades do seu tipo de trabalho.

Reúna as seguintes informações para conseguir analisar com clareza as condições do veículo:

  • Valor de entrada;
  • Valor do seguro;
  • Tipo de carroceria;
  • Distância, tempo e local de tráfego durante as viagens; e
  • Condições de pagamento disponíveis.

Quais os tipos de caminhões?

Existem diversos tipos de caminhões e cada modelo tem um desempenho melhor dependendo do seu uso. Para saber qual é o ideal para você, fique de olho na capacidade de transporte, quantidade de eixos além de outros detalhes diferenciais. Veja os tipos disponíveis atualmente:

  • Caminhões de carga urbana: mais utilizados para transportes nos centros das cidades, esses caminhões possuem eixo único com capacidade máxima de 3 toneladas;
  • Caminhões ¾: modelo com 2 eixos e chegam em um limite de 4 toneladas por carga;
  • Semipesados: conhecidos como Tocos, possuem 2 eixos e carregam até 6 toneladas;
  • Pesados (ou trucks): voltados para cargas pesadas, com 2 eixos duplos e aguentam carregar até 23 toneladas.
  • Carretas: as carretas são os mais utilizados para transportar cargas pesadas, podendo operar com 3 eixos e carregar até 45 toneladas;
  • Caminhões combinados: conhecidos como bitrem e rodotrem, podem funcionar normalmente com até 7 eixos, aguentando até 74 toneladas, mas esse tipo de veículo precisa de autorização para sua circulação.

Quais as opções de pagamento?

A compra de um caminhão envolve arcar com vários custos. Sendo assim, para te ajudar a lidar com todos os gastos, existem algumas modalidades de crédito confiáveis que garantem a entrega do seu veículo. Por exemplo:

BNDES Finame

O BNDES Finame é um tipo de crédito concedido apenas para empresas com a finalidade de adquirir equipamentos, máquinas, objetos de informática ou automação fabricados exclusivamente no Brasil. Esse tipo de financiamento trabalha com baixas taxas de juros e com um prazo de pagamento bem longo.

BNDES Procaminhoneiro

Esse tipo de financiamento está disponível para pessoas físicas e jurídicas. Seguindo a mesma exigência que o Finame, esse programa foi desenvolvido para financiar caminhões fabricados no Brasil. Infelizmente, nessa modalidade os juros costumam ser mais altos, mas pode ser uma boa saída para quem precisa de um caminhão com certa urgência.

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor, CDC, é oferecido por instituições financeiras e é bastante acessível para qualquer pessoa. A etapa de pesquisa por uma instituição confiável é super importante, isso porque as taxas de juros variam de acordo com o banco. Mas, nesse caso, o banco exigirá o próprio caminhão que está sendo financiado como garantia do negócio.

Consórcio

O consórcio é bastante popular para quem deseja custear algum bem ou serviço mais caro, já que ele permite que você tenha um planejamento a longo prazo. Nessa modalidade de crédito é possível encontrar prazos bem longos por mensalidades acessíveis, pois o consórcio não cobra juros. Se você quer comprar um caminhão daqui a alguns anos, comece o seu consórcio o quanto antes!

Quais os documentos?

Após realizar sua pesquisa, se organizar financeiramente, escolher o modelo e a forma de pagamento, chegou a hora de juntar a documentação para dar andamento com o processo de compra do seu novo caminhão!

A lista de documentos pode variar de acordo com a instituição financeira e com o tipo de financiamento que você escolheu, mas certas comprovações são padronizadas, sendo os seguintes documentos solicitados:

  • RG;
  • CPF ou CNPJ;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • DUT, Documento Único de Trânsito;
  • Relação de endividamentos bancários; e
  • Proposta de financiamento preenchida;

Caso você opte por comprar um caminhão usado, precisará levar a documentação referente ao veículo. Para isso, no entanto, você precisará consultar o Detran para saber a situação legal do caminhão e ter acesso às multas e débitos em aberto. Dessa forma, se o veículo possuir alguma dívida, não banque por essa despesa!

A fim de ver detalhadamente a situação legal do veículo, você precisará ter em mãos os seguintes documentos:

  • Comprovante de pagamento do IPVA;
  • Seguro obrigatório DPVAT;
  • Certificado de registro; e
  • Certificado de licenciamento.

Conclusão

Adquirir um veículo é sempre um passo importante na vida pessoal e profissional de uma pessoa. Nesse tipo de compra de alto valor, é ideal se organizar financeiramente para conseguir arcar com todos os custos envolvidos no processo de aquisição de um caminhão.

Saiba para qual finalidade você comprará o caminhão, se vai optar por um modelo novo, seminovo ou usado e qual tipo atenderá todas as suas necessidades. Da mesma forma, pesquise as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos disponíveis e decida qual a melhor escolha para a sua finalidade profissional.

Para que todo o processo de compra seja simples e com o mínimo de burocracia possível, você ainda tem a chance de solicitar uma linha de crédito para custear as parcelas do caminhão. O financiamento poderá te ajudar a conquistar o veículo que você quer sem precisar fugir do seu planejamento financeiro pessoal.

Lembre-se de que para solicitar crédito com as instituições você precisará estar com o nome limpo. E, se escolher comprar um caminhão usado, verifique a situação dos documentos no Detran, assim você evita assumir dívidas que não são suas e nem assume problemas de terceiros.

E então, agora que você já sabe como o processo de compra de um caminhão é fácil, comece a pensar no seu próximo veículo!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.