Início » Dicas » Como se planejar para comprar uma casa de campo

Como se planejar para comprar uma casa de campo

casa de campo com árvores ao fundo

As grandes cidades são sinônimos de momentos exaustivos. Nelas o seu dia pode mudar rapidamente caso chova ou se, porventura, as pistas estiverem congestionadas você terá como resultado horas e mais horas de trânsito. Poder se afastar de todo esse caos é um privilégio e, por isso, várias pessoas estão começando a se planejar para conseguir um imóvel feito para descanso. Quer aprender a fazer um planejamento para comprar a sua casa de campo? Acompanhe a leitura!

Escolha o local

Muitas pessoas buscam comprar uma casa de campo para conseguir sair da rotina da cidade e uma das maiores motivações é poder relaxar e se desligar dos centros urbanos. Mas, tem quem prefira um lugar que seja próximo a cidades menores, para evitar contratempos e ter algum suporte caso precise de ajuda.

Diante disso, é bom avaliar as condições de acesso ao local que será sua casa e também se essa estrutura é compatível para o seu tipo de carro. Por exemplo, alguns imóveis possuem estradas de terra, sem trechos com asfalto. Se o seu carro não conseguir circular por esse tipo de via, seu transporte até a casa será mais difícil e pode não compensar a viagem até lá.

Diferente dos imóveis localizados na cidade, um outro ponto para estar atento quando comprar sua casa de campo é em relação ao fornecimento de água e energia. Alguns sítios e propriedades mais afastadas podem possuir dificuldade de conseguir receber esses serviços.

Outro ponto que merece atenção é saber quais os mercados, farmácias, hospitais e comércios estão próximos da casa escolhida. Isso garante sua segurança caso alguma coisa não ocorra conforme o planejado. 

Fique atento às condições da propriedade

Como todo imóvel, faça a visitação do local para conseguir ver de perto as condições da propriedade. Com casas de campo, essa vistoria precisa ser feita com muita atenção. Afinal, por estar localizada em um local mais distante e possuir mais contato com a natureza, alguns materiais podem se deteriorar mais rápido em determinadas condições climáticas.

Veja se a conservação do imóvel está boa, observe se a estrutura possui rachaduras, problemas elétricos ou infiltrações. Um outro problema que deve ser avaliado é saber se a casa possui algum foco de pragas, como cupim, já que em algumas regiões a presença dessas pragas costuma ser comum. 

Fique de olho também na divisão da propriedade e o tamanho do terreno. Vamos dizer que, futuramente, você se planeje para começar uma pequena criação de gado ou plantação de verduras. Para que esse investimento seja possível, busque um local amplo. Mas, se a compra da casa de campo for voltada para o descanso, você pode procurar locais menores e casas mais confortáveis.

Documentos necessários para comprar uma casa de campo

A verificação dos documentos é uma das etapas mais importantes. Você deve estar atento a todos os detalhes para evitar problemas futuros e garantir que o imóvel comprado esteja regularizado e sem pendências. Essa documentação prova para você e para a justiça que não há problemas legais com a propriedade, deixando a burocracia menor para que você possa aproveitar a casa de campo o quanto antes.

Os principais documentos que você precisa receber são:

  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Certidão negativa de débitos municipais, estaduais e federais;
  • Matrícula do imóvel
  • Certidão de processos e execuções cíveis, fiscais ou criminais;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas e Certidão negativa de protestos.

Comece a se planejar financeiramente

Comprar a casa de campo dos sonhos pode ser um plano distante, mas tudo vai depender da sua organização financeira, pois é ela quem vai determinar quando e como esse objetivo será alcançado. Para iniciar seu planejamento, é ideal que você comece a adotar algumas práticas como:

  • Anote seus gastos e ganhos;
  • Separe seus gastos em três categorias: gastos fixos, gastos variáveis e gastos supérfluos;
  • Quite suas dívidas pendentes;
  • Analise se você gasta mais do que ganha;
  • Avalie as possibilidades de economia;
  • Destine uma porcentagem dos seus ganhos para um fundo de emergência pessoal; 
  • Guarde a quantia que economizou ou invista.

Com suas finanças organizadas, você consegue ver claramente para onde está indo o seu dinheiro e qual a melhor opção de economia. 

Como comprar minha casa de campo?

Para comprar sua casa de campo, você precisará de planejamento e estratégia. Isso te ajudará a definir metas e objetivos com prazos para serem alcançados. Ao fazer a gestão dos seus gastos, você pode ter pensado que o sonho de comprar uma casa de campo não se realizará, mas fique tranquilo, pois existem opções de crédito para a sua situação!

O consórcio vem se tornando uma das modalidades de crédito mais vantajosas para pessoas que querem materializar um sonho. Podemos definir o consórcio como uma poupança em grupo que será cuidada por uma empresa administradora e ela juntará os fundos obtidos para que todos possam adquirir o bem almejado.

Nesse caso, você só poderá comprar a sua casa de campo após a liberação da carta de crédito. No entanto, essa opção pode sair mais barata pois não cobra juros e ainda conta com parcelas mais acessíveis para o seu orçamento pessoal. Fique ligado, algumas administradoras não disponibilizam consórcio para a compra da casa de campo, por isso você precisa pesquisar a empresa que melhor se adeque a sua realidade.

Planejar a compra da sua casa de campo pode ser um processo bastante longo, mas vale a pena! Não desista desse sonho! Clique aqui e faça uma simulação agora mesmo.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.