Início » Dicas » 5 dicas para comprar sua casa de praia com planejamento

5 dicas para comprar sua casa de praia com planejamento

Comprar uma casa na praia possibilita que você deixe cadeiras de frente para o mar

Viajar para a praia é uma boa alternativa para quem quer relaxar da rotina e conseguir um bom descanso. Mas, muitas famílias possuem o sonho de comprar uma casa de praia e não sabem como concretizar esse objetivo. Vamos te dar 5 dicas para você conseguir se planejar financeiramente e comprar sua casa de praia. Confira!

1 – Planejamento

Com muitas pessoas trabalhando em home office, comprar uma casa de praia vem se tornando uma boa opção para aqueles que querem trabalhar com mais calma e até aumentar sua produtividade. A primeira coisa que você precisa saber é que comprar um imóvel exige paciência e planejamento.

Em decisões sérias como essa é interessante iniciar uma organização financeira, já que todo o processo desse investimento envolve o seu dinheiro. Ao anotar os gastos e ganhos você mantém um controle financeiro de todas as transações realizadas, consegue saber para onde a sua renda está se destinando e até cortar ou diminuir os gastos não necessários.

Quando sua vida financeira está organizada, você não é pego de surpresa diante de algum imprevisto ou emergência. Além disso, ainda identifica possibilidades de poupar e, com o dinheiro que “sobrou” pode investir em ações e conseguir uma renda extra. A compra de uma casa de praia precisa ser estabelecida como meta e é ideal que você estipule um prazo para juntar a quantia necessária para adquirir o imóvel. 

2 – Pesquise as localidades

O litoral do Brasil é composto por diversas praias, por isso você deve saber qual a melhor localização para a sua realidade. Por exemplo, você deve verificar se a região escolhida é muito movimentada em determinadas épocas do ano, já que em certos períodos alguns locais podem ser extremamente barulhentos. Isso tudo pode acabar causando incômodos a você e sua família.

É bom estar atento quanto aos comércios e estabelecimentos da área. Veja quais mercados, farmácias e até se o hospital da região está próximo da casa que você está “namorando”. Esses atributos fazem uma grande diferença no preço, mas vale a pena investir em um imóvel que possua serviços diversos por perto, pois eles conseguirão atender todas as suas necessidades como morador. 

3 – Decida entre casa ou apartamento

Com tudo planejado e com o local definido, chegou a hora de decidir entre casa ou apartamento. Essa escolha vai depender da sua realidade. Se você tem uma família grande, é mais recomendado optar por uma casa, mas se você zela pela sua segurança talvez um apartamento seja bem mais vantajoso. Ainda há opções de casas em condomínios fechados, o que consegue atender ambas as necessidades.

Faça vistoria nos imóveis escolhidos para verificar as condições físicas do imóvel, procure por danos ou infiltrações e veja se todos os cômodos atendem às suas expectativas. Fique de olho também caso haja infestações de alguma praga, como cupins, pois ao adquirir o imóvel todas as reformas e reparos sairão do seu bolso. 

4 – Fique de olho nos custos para comprar sua casa de praia

Todo tipo de investimento gera custos, comprar uma casa de praia não seria diferente. Muitas vezes, a empolgação costuma ser tão grande que nem demos conta de todos os encargos envolvido. Mas é preciso ser racional e analisar detalhadamente cada etapa envolvida nessa transação.

Desde o planejamento, comece a levantar os custos dos imóveis que gostou, adicione o valor de IPTU e condomínio, calcule quais serão as despesas com documentação e cartório. Se possível, simule os gastos possíveis com a casa ou apartamento. Por exemplo: se a casa precisar de uma reforma qual será o valor da obra? Quanto terei que investir para deixar o imóvel do jeito que eu sonhei? 

Essas questões serão de grande ajuda para saber se é a hora certa de comprar a sua casa de praia.

5 – Negocie

Ao comprar um bem de alto valor, como uma casa na praia, você precisa saber negociar. Para isso, pesquise muito sobre o assunto, esteja com todas as informações do seu imóvel em mãos e não desista de tentar um desconto! Claro que os corretores estarão preparados, mas preste atenção em cada vantagem e desvantagem da propriedade, assim é possível pechinchar diminuir alguns valores.

Conheça o bairro, os vizinhos, faça comparações de valores com outros imóveis e proponha condições acessíveis para o seu bolso. É importante manter os pés no chão durante essa fase de propostas, pois você pode acreditar que “dará um jeito” de arcar com todos os custos, ainda que eles ultrapassem o valor que destinou a eles. Seja racional em suas escolhas e evite criar novas dívidas.

Como comprar minha casa de praia?

Se o seu planejamento não saiu como o esperado, não se desespere! Você pode conseguir comprar sua casa de praia de forma segura utilizando o consórcio! Essa é uma opção bem acessível e pode ser mais vantajosa para você e sua família na realização desse grande sonho.

Conhecido como uma modalidade de crédito que não possui juros, o consórcio funciona como uma arrecadação em grupo de um bem desejado. Ao contatar uma administradora, ela te colocará em um grupo em que todos os integrantes desejam comprar uma casa de praia. Desse modo, todos contribuem mensalmente durante um prazo estipulado em contrato com um valor destinado para compra do bem.

A maior desvantagem desse tipo de negócio é que você só poderá ter sua casa de praia ao fim das parcelas. Por isso, caso a sua vontade de adquirir a casa seja a curto prazo, o consórcio pode não ser a melhor estratégia para os seus planos. Mas, se você não tiver restrição de tempo, essa modalidade de crédito consegue te garantir prazos maiores por um valor que cabe no seu orçamento e ainda pode adiantar sua contemplação pelas assembleias.

Para solicitar um consórcio para a casa de praia, entre em contato com alguma administradora registrada pelo Banco Central e mostre a ela o valor que deseja para comprar sua casa de praia. Assine o contrato, pague as parcelas em dia e, em uma questão de tempo, seu sonho se realizará!

Agora que você já sabe como comprar sua casa de praia, anote essas dicas e procure o melhor imóvel!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.