Início » Dicas » 5 dicas para comprar uma sala comercial

5 dicas para comprar uma sala comercial

sala comercial vazia com algumas cadeiras

Comprar uma sala comercial indica o início de uma nova etapa pessoal e profissional. Mas esse investimento precisa ser muito bem analisado para o seu negócio. Para conseguir usufruir de todos os benefícios que ele pode te trazer, vamos te mostrar 5 dicas para comprar a melhor sala comercial!

Além das dicas para conseguir a melhor sala comercial, vamos te mostrar ainda como você pode comprar a sua sala de uma maneira mais fácil e rápida. Boa leitura!

1 – Procure a melhor localização

Procurar uma sala comercial não é uma tarefa muito fácil, principalmente se tratando da finalidade e localização que você tem em mente. É importante pensar em fatores existentes no bairro. Tente descobrir a quantidade de comércios e quais os empreendimentos que ficam por perto já que eles servirão de suporte para o seu negócio.

Não se esqueça de analisar se a região escolhida atrai clientes para o seu estabelecimento, afinal serão os consumidores do seu produto ou serviço que te ajudarão a alcançar o sucesso planejado. Além disso, é fundamental que você saiba qual o tipo de negócio trabalha e o que espera dele. Especificações como essas serão de grande ajuda no momento de procurar a melhor sala comercial disponível na melhor localização.

Outro ponto importante sobre a localização é saber se a área possui abrangência do transporte público. Esse fator é indispensável pois alguns de seus colaboradores, clientes e até fornecedores dependerão desse transporte para chegar até você. 

Se possível, faça visitas à região em diferentes horários do dia com o intuito de entender melhor o movimento e circulação de pessoas na área. Também é recomendado realizar essa checagem de madrugada para analisar a iluminação e segurança, tudo isso para evitar problemas quando você se instalar no imóvel.

2- Analise as condições de preservação do imóvel

Muitas vezes, as fotos de divulgação do imóvel podem enganar ou esconder pequenos problemas. Por isso, fazer visitas ao imóvel é uma ótima prática para ver de perto quais as suas reais condições de preservação. Nessa visita, você tem contato direto com toda a parte elétrica e até geográfica do espaço disponível na sala comercial. Dessa maneira, poderá avaliar se todos os equipamentos utilizados no dia-a-dia da empresa cabem ali. 

No entanto, é preciso lembrar que cada tipo de negócio possui suas exigências. Sendo assim, realize diversas visitações para conseguir ter uma boa ideia do espaço de trabalho, como será o workflow diário da empresa e como os processos serão distribuídos. Lembre-se ainda que, além dos funcionários, o espaço escolhido também deve suportar a constante movimentação de clientes, por exemplo.

A visitação é muito recomendada para você não perder tempo “namorando” um imóvel que pode não atender todas as suas necessidades. Também é recomendado avaliar se a sala comercial precisará de reformas ou mudanças e, dependendo do seu negócio, essa pode não ser a melhor alternativa.

3 – Negocie

Uma parte importante do processo de compra e venda é a negociação. Portanto, mesmo que você possua o valor integral para compra da sala comercial, sempre negocie algum benefício. Mesmo que você considere o valor da sala acessível, tente pechinchar para que ninguém saia em prejuízo quando for a hora de assinar o contrato.

Digamos que você tenha encontrado a sala ideal para suas necessidades, mas notou que a pintura está gasta e que precisa contratar um profissional para realizar esse serviço. Na hora de realizar a assinatura dos papéis, comente sobre o preço oferecido e negocie o valor, evidenciando que o imóvel precisará de uma pintura antes de você se fixar por lá. Caso o pagamento seja à vista, as chances de conseguir bons descontos são altas.

Pesquisar na internet qual o valor do m² na região escolhida é outra alternativa possível. Assim, na hora de fechar o contrato, você pode barganhar um valor mais acessível se baseando na quantia oferecida em outras salas comerciais da mesma área.

4 – Conheça o condomínio

Conhecer o condomínio é uma etapa importante na aquisição da sua sala comercial já que é nele que você estará localizado por um bom tempo. Verifique as taxas condominiais e se elas estão de acordo com as praticadas por outros imóveis da região, saiba se o condomínio oferece serviços como limpeza e manutenção.

Um dos pontos mais importantes é a segurança. Controle de entrada e saída, monitoramento das áreas, presença de uma equipe treinada e outros pontos relacionados à proteção do imóvel fazem parte de questões que você deverá avaliar e analisar com cautela. 

5 – Conheça a parte burocrática

Cuidar da papelada pode parecer cansativo, mas é importante saber sobre toda a documentação do imóvel. É essencial conferir se ela está em dia, pois se a sala comercial possuir alguma pendência é bem provável que você tenha problemas no futuro. Algumas obrigações que devem estar sem atraso são:

  • Taxas condominiais;
  • Questões trabalhistas;
  • Pagamento dos impostos.

Você terá acesso a essas informações na matrícula do imóvel que está presente na prefeitura da região.

Alguns comércios precisam de certas concessões para operar. Caso você saiba que essas concessões não serão liberadas para a sala comercial, é melhor procurar outro espaço. Essas questões demandam um alto valor e uma maior quantidade de tempo, o que pode não ser viável para o seu negócio.

Como comprar minha sala comercial?

Conseguir chegar até esse objetivo pode ser mais fácil do que parece. Isso porque existem modalidades de crédito acessíveis a sua realidade, o que permite que você compre sua sala comercial de forma simples e planejada.

Antes de te mostrar quais as melhores opções, é importante que você se organize financeiramente para conseguir comprar a sua sala comercial sem comprometer o seu orçamento pessoal ou da empresa. Algumas dicas:

  • Analise seus ganhos e gastos mensais;
  • Procure cortar os gastos que considera supérfluos;
  • Calcule as parcelas e prazos; e
  • Comece a se planejar com antecedência.

Comprar sala comercial por consórcio

Poucas pessoas sabem que é possível realizar um consórcio para compra de uma sala comercial! Essa operação é muito segura e costuma ser vantajosa para quem não tem tanta pressa em adquirir a sala comercial. Sem cobrança de juros ou valor de entrada, você pode estipular um prazo máximo para ser contemplado com o bem e ainda tem a possibilidade de conseguir antecipar essa entrega pelo lance ou sorteio.

A única grande desvantagem de contratar o consórcio para compra da sala comercial é que você só poderá adquiri-la ao final do pagamento de todas as parcelas. Por isso, se você tem um sonho a longo prazo, o consórcio é a opção ideal!

Comprar sala comercial por financiamento

Com o financiamento, o maior benefício que você pode conseguir é que, após a análise de crédito realizada pela instituição financeira e com o contrato assinado, o dinheiro está disponível em sua conta corrente em até 24h! Mas, infelizmente, o financiamento para comprar a sala comercial apresenta juros altos e as instituições geralmente pedem 20% do valor solicitado como entrada para a negociação.

Então, agora que você já sabe as dicas mais importantes para comprar sua sala comercial, analise quais as melhores opções disponíveis no mercado e alcance uma nova etapa da sua vida!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: