Início » Dicas » Tudo o que você precisa saber para comprar seu terreno!

Tudo o que você precisa saber para comprar seu terreno!

Comprar um terreno pode ser o primeiro passo para realizar o sonho da casa própria! Comece agora mesmo.

Ter a casa dos sonhos é um objetivo a ser alcançado na vida de muitas pessoas. Para ter mais liberdade no projeto, é natural optar pela compra de um terreno ao invés de um imóvel pronto.

Dessa forma, é possível tirar o projeto perfeito do papel e transformá-lo em realidade! Venha descobrir tudo o que você precisa saber para comprar o seu terreno!

Como comprar um terreno?

A compra de um terreno envolve muito mais do que gastos com aquisição. Antes de procurar um lote, é ideal que você se estruture financeiramente e inicie seu planejamento para o futuro. Pode parecer precipitado, mas o planejamento da compra norteará as negociações e ainda pode ser benéfico para o seu dinheiro.

De início, estude a sua realidade, sua situação atual e quais ações deve tomar para que ela melhore. Financeiramente, você pode começar a acompanhar e monitorar seus gastos, anotando todo o dinheiro que entra, sai e como está sendo distribuído. Assim fica mais fácil saber onde economizar e se precisa de uma renda extra.

A partir desse planejamento, você saberá os próximos passos. Por exemplo, se houver alguma dívida em seu nome, a prioridade é negociar essa despesa. Lembre-se que seu nome deve estar limpo para que a compra do terreno seja o menos burocrática possível.

Com seu nome limpo e as contas pagas, pense na melhor maneira de juntar dinheiro para compra do seu terreno. Alguns planejamentos são feitos com a separação de pequenas porcentagens do seu orçamento pessoal. Por exemplo, o método 50-30-20, onde você destina 50% da renda para pagamento das contas e gastos essenciais, 30% para gastos pessoais e 20% para poupar.

Existem diversos tipos de regras para a distribuição dos seus ganhos, procure aquele que se encaixa melhor em sua realidade. Esses métodos são ótimos para manter seu planejamento operando ativamente e te deixarão mais próximo do seu sonho!

Ao tratar da questão financeira, analise qual será o meio de pagamento utilizado na compra do seu terreno. Procure as opções disponíveis no mercado, realize os cálculos de parcelas mensais, juros e prazos. Se o seu objetivo é pagar à vista, estime o quanto precisa e até quando deseja juntar esse dinheiro.

O que levar em consideração para comprar um terreno?

Ao escolher comprar um terreno para construção, você precisa estar atento a uma série de detalhes que farão a diferença na hora da compra. Observe as seguintes informações:

  • Metragem do terreno: o espaço deve ser do tamanho ideal para tirar seu sonho do papel, veja uma planta baixa e pense também na área que não será construída;
  • Verifique a localização: tente saber se a região é segura, se o seu terreno é acessível e próximo de comércios, além de avaliar a vizinhança;
  • Observe o solo: a qualidade do solo fará uma diferença enorme na hora da construção, já que alguns terrenos podem possuir relevos, declives e esses detalhes fazem a diferença na hora de começar a construir sua casa. Em caso de dúvidas, contrate um profissional para te ajudar
  • Fique de olho na direção do sol: saber a direção do sol é super importante para o andamento do projeto, pois é recomendado que a sua casa seja construída de frente para o nascente.
  • Examine qual a posição do seu terreno no quarteirão: se houver outros lotes para venda ao lado do seu, lembre-se que os futuros compradores também construirão e essas obras podem trazer sombra para sua casa. 

Esses fatores são de extrema importância na hora de comprar um terreno, avalie todos eles durante a sua visita e siga os seus planos para construir a casa dos seus sonhos sem precisar lidar com problemas. 

Como comprar um terreno com pouco dinheiro?

Juntar dinheiro para algo não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Como falamos, ao iniciar sua gestão financeira pessoal, ficará mais simples saber quais gastos são supérfluos e como cortá-los.

Sabemos que eliminar de vez as despesas menos necessárias não é simples, porém você pode começar a tentar reduzir esses gastos. Essa diminuição gradativa é um dos caminhos para que o impacto seja menor na sua rotina.

Pequenas atitudes como diminuir o tempo tomando banho para economizar água e energia podem parecer pequenas, mas fazem uma grande diferença no final do mês.

Mas, para quem precisa de um terreno com certa urgência e não tem a quantia total para realizar a compra, é indicado procurar alguma modalidade de crédito. Para isso, o financiamento, o empréstimo e até o consórcio são ótimos aliados.

Cada um dos tipos de crédito possui suas regras e taxas a serem pagas, mas isso não elimina os benefícios de contratar qualquer uma das opções. No caso do financiamento e empréstimo, as maiores vantagens estão relacionadas à rapidez da análise e à possibilidade de usufruir do terreno pouco tempo depois da solicitação.

Já o consórcio pode ser mais indicado para quem não tem pressa para realizar a compra e não quer pagar juros. Em qualquer um dos casos, é importante lembrar que, além da compra do terreno, você terá que arcar com outros gastos relacionados como documentação e procedimentos legais.

Além disso, não se esqueça que o terreno que você deseja comprar estará vazio. Se pretende construir ou realizar uma grande obra, isso também demandará custos e tempo.

Avalie todos os detalhes e, caso precise encontrar um lugar para morar com emergência, talvez seja melhor procurar uma casa já pronta.

Quais as vantagens de comprar um terreno?

O desejo da maioria dos brasileiros é comprar a casa própria e se livrar do aluguel. Para isso, no entanto, alguns escolhem comprar uma casa, um apartamento ou um terreno.

Cada uma das opções tem suas vantagens, e a maior delas é a conquista do imóvel. Mas, para te ajudar na sua escolha, veja outros benefícios que apenas a compra de um terreno pode trazer!

Definir o projeto da melhor forma

Ao comprar um terreno é possível fazer o projeto do zero, pensando no maior conforto para você e sua família. Dessa forma, fica fácil definir qual o número ideal de quartos, quantidade de banheiros, tamanho da sala, tipo de cozinha e outros detalhes.

Agregar valor

Após a compra, começa a etapa de construção e, com a obra finalizada, o seu imóvel começa a agregar valor à região e consequentemente ao terreno. Isso pode ser ótimo caso você tenha construído com o intuito de alugar ou precise vender depois de alguns anos. 

Economia durante a obra

Todo mundo sabe que realizar uma compra grande de uma só vez é bem mais barato que comprar aos pouquinhos. Por isso, ao comprar um terreno e começar a construir, a economia em materiais e até mão de obra é bem maior. Isso porque você consegue negociar o preço com a loja responsável e ter um bom preço com os móveis e materiais.

Construir um imóvel mais sustentável

Ao planejar a sua casa, é possível também elaborar saídas mais sustentáveis e encontrar soluções mais econômicas para alguns sistemas da casa. Lâmpadas LED, iluminação natural, utilização de energia solar e várias outras medidas ajudam a gastar menos com as contas essenciais.

Comprar um terreno pode ser um ótimo negócio para quem tem grandes planos para o futuro. A realização desse sonho vai depender unicamente do seu planejamento, então comece a se organizar para comprar o seu terreno e ter a casa dos seus sonhos!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.