Início » Dicas » Como escolher o apartamento ideal

Como escolher o apartamento ideal

Escolher apartamento é um dos melhores momentos da vida adulta

Ter um apartamento pode ser uma grande realização pessoal, por isso devemos ficar atentos sobre algumas questões importantes. Escolher um apartamento envolve bem mais que decidir a região e o preço do imóvel. Portanto, para te ajudar nessa missão, vamos te dar algumas dicas de como escolher o apartamento ideal para sua rotina!

O que devo saber antes de escolher um apartamento?

A compra de um imóvel é um passo importante em diversos âmbitos da vida, afinal essa mudança afetará sua vida de diversas formas. Dependendo do lugar que você decidir morar, pode encontrar mais praticidade e menos estresse, o que será ótimo para o seu bem-estar.

Mas, antes de realizar a mudança em si, você precisa entender melhor a sua realidade e se a mudança para um apartamento será benéfica para sua rotina. Descubra suas motivações, faça uma lista de prós e contras, se organize financeiramente e depois tome sua decisão.

Inclusive, uma das etapas mais importantes para saber se deve ou não escolher um apartamento para ser sua nova casa é o seu planejamento financeiro pessoal. O financeiro será diretamente afetado na primeira etapa da mudança, por isso, é recomendado iniciar uma boa organização dessa área.

Outro item que deve ser levado em conta é o seu trabalho. Geralmente, a vontade ou necessidade de sair de casa chega quando você está buscando mais independência e quer aprender a se virar sozinho.

Ter um trabalho fixo será mais seguro para suas contas e para o pagamento do próprio apartamento escolhido. O início em uma nova empresa é uma boa oportunidade para incentivar a mudança, mas isso requer atenção para que nenhum imprevisto te deixe no vermelho.

Com todos esses itens decididos, então chegou a hora de você iniciar suas pesquisas e escolher a melhor opção de apartamento que possa atender suas necessidades pessoais sem comprometer as atividades profissionais.

Como escolher o apartamento ideal pra mim?

Após a sua organização realizada, ficará mais fácil entender quanto pode gastar, qual a região que deseja morar e como ficará sua rotina na nova casa. Para a sua pesquisa ser ainda mais simples, deixaremos algumas dicas para você escolher o apartamento ideal!

Visite o apartamento e conheça região

Todo mundo sabe que existe uma diferença muito grande entre ver fotos e conhecer o local com os próprios olhos, por isso as visitas e vistorias são essenciais para conseguir um bom negócio. Infelizmente, algumas pessoas não podem reservar um momento para visitar o imóvel ou a região, mas essa é a forma mais segura de garantir um bom apartamento.

Verifique todos os cômodos do apartamento escolhido, imagine seus móveis naqueles espaços e analise o movimento do condomínio. Uma boa tática para conhecer seus futuros vizinhos é perguntar sobre a região e se o bairro possui serviços essenciais por perto.

Lembre-se que a região do apartamento deve possuir comércios, restaurantes e outros serviços que você poderá utilizar no seu dia a dia. Por exemplo, veja as opções de transporte público, hospitais, delegacias e quaisquer outros estabelecimentos que considere importante ter próximo a sua casa.

Consulte especialistas

A internet está cheia de ofertas de apartamentos, mas algumas podem ser fraudulentas e até perigosas. Se você está tendo dificuldades para encontrar o seu apartamento perfeito, consulte um especialista na área.

Além de ter muita experiência, ele fará a pesquisa de uma forma mais certeira, o que poupa seu tempo e ainda há uma grande chance de encontrar o apartamento certo em poucas visitas. Mesmo assim, é importante falar com esses profissionais sobre a sua rotina, seus desejos com o novo apartamento e seu orçamento.

O processo de negociação de preço também ficará mais simples, afinal é o profissional que você contratou que será responsável por esse momento na fase de compra. Com tudo finalizado, ele também te auxiliará com as papeladas para o registro e todos os outros documentos necessários para aprovar a compra.

Escolha o tamanho e tipo ideal

Assim como todas as casas, os apartamentos também possuem tipos e tamanhos diferentes. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, que são fatores decisivos no momento de escolha do apartamento ideal para sua rotina. Quer saber quais os tipos de apartamentos existentes no mercado atual? Continue a leitura!

Quais os tipos de apartamento?

Os apartamentos foram se modificando para atender todas as demandas de seus moradores, por isso é fácil de encontrar diversos tipos de diferentes tamanhos. Para te auxiliar na escolha do apartamento ideal para sua rotina, conheça os tipos de apto!

Padrão

Os apartamentos padrão são aqueles que ocupam apenas uma parte de um prédio, tendo suas divisões internas definidas – sala de jantar, quarto, cozinha, banheiro, lavanderia – desde a planta. Eles são definidos pela quantidade de cômodos e vagas na garagem do condomínio.

Loft

Os lofts se popularizaram entre os jovens brasileiros e tem como maior características as janelas grandes, cômodos integrados e o mezanino. Ele não possui ambientes mais privativos e não consegue abrigar muitos moradores, sendo uma boa opção para quem quer morar sozinho.

Studio

Parecido com o loft, os studios possuem divisões internas e são apartamentos menores. Se você quer morar com alguém, não abre mão da sua privacidade e não tem problema em dividir um espaço pequeno, os studios são a moradia ideal.

Flat

O flat funciona como um pequeno hotel, sendo que você terá acesso a serviços como camareira, serviço de quarto, lavanderia, entre outros. Essa comodidade garante uma rotina de hotel por um preço menor. Contudo, é indicado para quem mora sozinho e ainda pode ser utilizado como uma casa provisória durante a sua mudança

Kitnet

As kitinets são bastante usadas por estudantes de outros estados que querem morar perto da universidade. Ela possui um espaço bem reduzido e um ambiente único que integra todos os cômodos. Além disso, o preço também é menor e pode ser vantajoso caso você queira pagar pouco e ter um lugar para morar em outro estado.

Cobertura

As coberturas estão no último andar dos prédios, se caracterizando por seus grandes espaços e a possibilidade de ter um ambiente privativo ao ar livre. Ou seja, para quem quer investir em um lugar mais íntimo e gosta de receber amigos, a cobertura é o tipo de apartamento ideal.

Esses seis tipos são os mais comuns e mais fáceis de serem encontrados, mas ainda estão disponíveis os apartamentos Garden, Duplex e Triplex. Todos os três são ótimas escolhas para quem pode investir e escolher um desses apartamentos como sua nova casa.

Eles são maiores e mais íntimos, com diversos espaços para reunir amigos e famílias, contando com maior quantidade de banheiros e mais áreas abertas para o convívio da família.

Existe algum tipo de crédito para pagar pelo meu apartamento?

Com a alta procura por apartamentos, as instituições financeiras enxergaram uma grande oportunidade de disponibilizar financiamentos, empréstimos e consórcios para quem quer escolher seu próximo apartamento.

Cada instituição opera com condições diferentes e possuem regras próprias para a aceitação das solicitações, por isso, fique atento aos detalhes da operação e converse com o seu gerente.

Se você quer saber mais sobre as opções de crédito, acompanhe nosso blog leia nossos artigos sobre financiamento, empréstimo e consórcio. São conteúdos feitos para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema, acesse e saiba mais!

Escolher um apartamento pode ser mais fácil se você já sabe de informações como região, tamanho, tipo e se o seu orçamento poderá pagar pelo imóvel. Por isso, comece suas pesquisas e escolha o apartamento perfeito para a sua rotina!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.