Início » Dicas » Imóvel é ativo ou passivo? Depende do caso, entenda!

Imóvel é ativo ou passivo? Depende do caso, entenda!

como saber se um imóvel é ativo ou passivo

Ao conhecer o mercado financeiro, você começa a ter contato com termos que nunca ouviu falar antes. É comum a utilização das palavras ativo e passivo, mas o que é isso? O que significa dizer que um imóvel é ativo ou passivo? Vamos te ajudar a entender melhor sobre esses termos, qual a sua importância no mercado financeiro e descobrir se o seu imóvel é um ativo ou passivo. Acompanhe!

O que é ativo e passivo?

Para começar a explicar o que é ativo e passivo, precisamos entender que esse termo é bastante utilizado nas áreas da contabilidade e se popularizou ainda com o sucesso do livro de Robert Kiyosaki, Pai Rico, Pai Pobre.

Utilizando como base o significado contábil, ao usar a palavra ativo podemos entender que ela representa tudo o que você possui, por exemplo se você é dono de um imóvel, esse bem é um ativo. Se possui um carro, mesmo que ele acabe se desvalorizando com o tempo, pode ser considerado como um ativo. Então, seguindo essa definição, tudo o que você possui é um ativo.

Com o termo passivo podemos entender que ele se relaciona com tudo o que se deve. Por exemplo, se você compra um imóvel financiado, o imóvel é o seu ativo, mas as parcelas dele são consideradas como um investimento passivo. Nesse caso, todas as suas dívidas são categorizadas como um passivo.

Mas, Robert Kiyosaki caracteriza ativo e passivo de outra forma. Para o autor, ativo é tudo que traz dinheiro para o seu bolso, é aquilo que gera algum rendimento para o seu orçamento e te deixa mais rico. Já o termo passivo representa aquelas coisas que não trazem retorno financeiro para você, como contas, financiamentos e qualquer tipo de dívida. Sendo assim, ativo é aquilo que traz dinheiro e passivo é o que tira.

Como saber qual o meu tipo de imóvel?

Sem se atentar ao retorno financeiro, é ideal que você entenda que o melhor benefício de um imóvel é conseguir te garantir uma moradia. É nele que você reúne amigos, descansa e alcança o conforto de manter um lugar seguro para se estar. Para alcançar essas vantagens, temos gastos com o próprio imóvel, relacionadas a contas de água, luz, impostos e vários outros. No entanto, mesmo com essas pequenas dívidas mensais, ter uma casa é o sonho de muitas pessoas.

Com isso em mente, vamos te explicar o que é um imóvel passivo e o que é um imóvel ativo e então você conseguirá identificar em qual categoria a sua casa se encaixa.

Imóvel passivo

Ao pensar em imóveis como um tipo de investimento, não é possível categorizá-los sempre como um ativo. Isso ocorre porque, analisando do ponto de vista do mercado financeiro, a casa que você reside só poderá te garantir conforto e moradia. Até mesmo porque ela não traz dinheiro para o seu bolso, mas tira uma quantia do seu orçamento todos os meses. Essa parcela que é destinada para manter a casa é aquela que engloba os gastos que citamos anteriormente.

Muitas vezes, podemos ainda pensar que pela valorização do mercado, o imóvel é um ativo. Nesse caso, ele realmente pode ser considerado um ativo, mas quem compra uma casa não visa vendê-la tão cedo. Isso significa que essa valorização não afeta em nada a relação de gastos mensais e não aumenta a sua renda.

Imóvel ativo

No caso do imóvel ativo, a situação é outra. Esse imóvel consegue trazer um lucro para você, ele aumenta a sua renda, levando mais dinheiro para suas contas bancárias. Um exemplo bem conhecido são os imóveis alugados. Mês a mês a pessoa que alugou aquele espaço recebe um valor, e essa quantia também é considerada uma espécie de renda.

Em certos casos, para aproveitar a valorização de uma determinada região, algumas pessoas compram um imóvel e depois vendem ou alugam. Com isso, elas acabam faturando pela diferença de preço, o que caracteriza aquele imóvel como um bem ativo.

Como conseguir imóvel ativo?

Não é todo mundo que possui o conforto de ter e manter dois imóveis. Por isso, a recomendação é transformar um deles em um imóvel ativo. Digamos que você e sua família possuem uma casa de campo que é visitada por vocês apenas nas temporadas de férias e que nos demais períodos aquele imóvel fica parado. Para que você não perca dinheiro com a manutenção regular, é possível alugar esse espaço em outros meses do ano. Desse modo você transforma seu imóvel passivo em ativo e ganha uma renda extra.

A mesma coisa pode acontecer com casas ou apartamentos na praia, ou demais imóveis em locais que estão aumentando sua valorização. É importante que você pesquise sobre os preços de aluguel na região, se o imóvel que vai ser colocado para aluguel possui algum dano e, claro, lembre-se de estar de olho na pessoa que será seu inquilino.

Com a popularização dos apps, é possível colocar um imóvel para aluguel pela internet, apresentando apenas fotos do espaço interno. Você pode determinar períodos, faixa de preço e quais os pontos de referência presentes na região. Tudo isso facilita o processo de negociação e garante que o interessado chegue no lugar certo. O cadastramento é feito de forma simples, rápida e o seu imóvel já fica disponível para aluguel no site!

Nesses aplicativos, não há a necessidade de estar presente no imóvel quando o inquilino chegar. Dependendo do caso, você pode deixar a chave com o porteiro ou vizinho e orientá-lo sobre a pessoa que ficará em sua casa.

Então, depois de entender o que é imóvel ativo, passivo e qual a diferença entre eles, chegou a hora de você conseguir uma renda extra transformando um imóvel passivo em ativo!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: