Início » Dicas » Descubra como limpar seu nome e deixar de ser negativado!

Descubra como limpar seu nome e deixar de ser negativado!

Limpar o nome e não ter dívidas é um processo fundamental para estabilidade financeira

O nome negativado é um dos maiores causadores de problemas na vida financeira de muitos brasileiros. Ele pode atrasar planos e ser uma verdadeira dor de cabeça caso você precise solicitar crédito. Então se você quer entender como limpar o seu nome, quais as melhores práticas para evitar negativados e outros detalhes sobre o tema, acompanhe o artigo. Boa leitura!

Por que estou com o nome sujo?

Antes de dar os possíveis motivos de você estar com o nome sujo, precisamos entender o que significa estar negativado. Quando alguém diz que está negativado, o famoso nome sujo, significa que essa pessoa não pagou por um produto ou serviço e, por conta disso, seu CPF faz parte da lista dos órgãos de proteção de crédito.

Empresas como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista SCPC tem uma relação direta com bancos e empresas. Isso porque elas precisam ter segurança de que seus clientes cumpram com o prometido, no caso que paguem as parcelas do serviço prestado ou com produto adquirido.

Se você estiver na lista desses órgãos, isso quer dizer que o seu nome não está limpo e você está com crédito negativado. Geralmente, ao fazer parte desse grupo, você recebe uma carta informando o problema e indicando soluções para limpar seu nome.

Seu nome pode ficar negativado caso haja atraso ou inadimplência no pagamento de alguma conta, mas saiba que a inscrição dos seus dados nos órgãos de proteção ao crédito não é automática. Desse modo, o credor deve comunicar aos órgãos sobre a sua inadimplência.

Para saber se o seu nome está limpo ou não, você pode realizar consultas online nos sites do Serasa e do Boa Vista SCPC. Esse serviço está disponível gratuitamente, bastando apenas realizar um cadastro simples.

Como limpar meu nome?

Ficar negativado é bem mais simples do que deixar o nome limpo novamente. Isso acontece porque após estar com o nome sujo, várias empresas de crédito possuirão seus dados e não autorizarão determinadas transações financeiras.

Na carta que os órgãos emitem para os negativados estão as possibilidades de quitar a divida durante um determinado prazo. O objetivo das empresas ao fazer isso é evitar que essa situação perdure por muito tempo. No entanto, mesmo que a conta seja paga, o episódio ficará no histórico do consumidor.

Porém, se você está com alguma conta atrasada, não espere que o seu nome fique sujo para resolver isso. Você deve entrar em contato com a empresa para informar o problema e até mesmo tentar um acordo a partir do momento de inadimplência.

Desse modo, as empresas ficam cientes dos motivos que fizeram a conta não ser quitada e podem estender o prazo de pagamento. Por isso, seja verdadeiro e esteja aberto às propostas que serão oferecidas a você.

É ideal que você tenha como prioridade pagar essa dívida e limpar o seu nome o mais rápido possível, caso seu CPF já esteja comprometido. Com a situação regularizada, a empresa responsável terá cinco dias úteis para solicitar a retirada do seu CPF do banco de dados e você voltará a ter um nome limpo.

É possível ficar com o nome sujo por engano?

A internet é uma grande ferramenta de conhecimento e está sendo bastante utilizada pelos bancos para conseguirem exercer uma relação mais próxima com seus clientes. Infelizmente, muitas pessoas acabam fornecendo seus dados em sites não confiáveis, se tornando vítimas de golpes eletrônicos.

Essas fraudes podem acabar levando seus dados para os órgãos de proteção de crédito. Estar com o nome sujo por engano é um dos maiores problemas para algumas pessoas, pois elas só sabem que não estão com o nome limpo na hora que solicitam algum tipo de crédito.

Para esses casos, porém, existe o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O Idec atua garantindo o seu direito e pode ainda responsabilizar por danos morais e materiais a empresa que solicitou a inclusão do seu CPF no cadastro de inadimplência.

Caso haja um erro comprovado, a empresa terá até cinco dias úteis para corrigir esse equívoco. Além dos casos de engano, também é possível abrir um processo caso você não seja notificado da inclusão dos seus dados nos órgãos de proteção ao crédito. 

Quais práticas devo ter para manter meu nome limpo?

Após a resolução desse problema, você precisa ter em mente que não quer seus dados no Serasa ou SPC. Com a dívida paga e o nome limpo, então chegou a hora de adotar novos hábitos para evitar ficar negativado novamente.

Planeje suas contas

O planejamento financeiro é a melhor alternativa para quem quer deixar o nome limpo por muito tempo. Nesse plano, você anotará todas as contas, receitas e renda extra pessoal ou familiar. Com essas informações, ficará mais fácil saber para onde o seu dinheiro está indo e como poupar.

Nesse tipo de estratégia, é interessante ter metas e objetivos com datas para se realizarem. Ao adicionar um tempo para conseguir alcançar um determinado valor ou comprar um item importante, você poderá se sentir mais motivado para continuar planejando e conquistar ainda mais coisas.

Tenha uma reserva de emergência

Junto com o planejamento, uma das melhores práticas para suas finanças é adotar a chamada reserva de emergência. Essa reserva servirá para segurar as contas do mês em algum momento mais crítico.

A ideia é que você deposite mensalmente uma quantia considerável e que esse valor não seja usado para outras coisas. Lembre-se: esse fundo deve ser acionado apenas em momentos de emergências. Ou seja, deve existir para evitar que o seu nome fique sujo.

Evite comprar pelo cartão de crédito

O cartão de crédito ainda é uma grande ferramenta para quem precisa comprar e quer um tempo maior para o pagamento desse item. Mesmo tendo suas vantagens, quem quer manter o nome limpo deve evitar a todo custo realizar compras pelo cartão de crédito.

Atualmente é possível reduzir o limite do cartão pelo aplicativo da operadora, porém é ideal que você apenas acione essa forma de pagamento quando a necessidade for muito grande e quando o valor couber no seu orçamento pessoal.

Quais as vantagens de ter o nome limpo?

Com o nome limpo você possui mais opções de planejamento e acesso a diferentes serviços. Portanto, veja a seguir uma pequena lista dos serviços que voltarão a estar disponíveis para você ao deixar de ser negativado:

  • Solicitar um empréstimo com o banco ou credora;
  • Realizar financiamentos de diversos bens;
  • Abrir uma conta corrente;
  • Adquirir um novo cartão de crédito; 
  • Solicitar novos talões de cheque, entre outros

Claro que a maior vantagem de limpar o nome é poder ter mais tranquilidade com suas contas e voltar a realizar transações sem nenhum problema. Por isso, consulte seu CPF, verifique sua situação financeira e limpe o seu nome!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: