Início » Dicas » Melhores cidades para se morar no Brasil!

Melhores cidades para se morar no Brasil!

conheça aqui as melhores cidades para morar no brasil

Além de tranquilidade e conforto, muitas pessoas desejam ter qualidade de vida para si e toda família. O isolamento social aumentou a procura por regiões mais calmas e desenvolvidas, por isso, vamos te apresentar as melhores cidades para se morar no Brasil!

Acompanhe a leitura e confira também os aspectos você deve levar em conta na hora de escolher a cidade ideal para morar!

Quais os critérios que definem as melhores cidades para se morar no Brasil?

O Brasil é um grande país que conta com uma população diversa e que está buscando cada vez mais melhorar a sua qualidade de vida. Com isso, muitas pessoas estão saindo das grandes cidades e fugindo da rotina conturbada que essas metrópoles costumam ter.

Contudo, com a pandemia, a procura por melhorar a rotina com hábitos saudáveis e a possibilidade do home office despertaram em muitos brasileiros o desejo de construir uma vida mais calma e organizada. Aspectos como educação, segurança, saneamento e, claro, saúde são de extrema importância na escolha da melhor cidade.

A maneira de avaliar e elencar as melhores de um determinado local depende do seu índice IDH. Anualmente, a ONU, Organização das Nações Unidas, analisa o IDH das cidades e países do mundo.

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é a medida do progresso de um município com base em três fatores: renda, educação e saúde. Esse índice tem o intuito maior de calcular e informar quais as melhorias que precisam ser aplicadas para que todos os habitantes daquele local consigam se desenvolver ainda mais e aumentar sua qualidade de vida no geral.

Você e sua família devem examinar esses fatores, juntos e separados, na hora de escolher uma nova cidade para morar. Se eles forem bons, veja suas outras necessidades pessoais, verifique se o seu trabalho não será comprometido pela mudança e, com tudo isso acertado, ficará mais fácil a adaptação em seu novo endereço.

O que devo levar em conta na hora de escolher uma cidade?

Se a mudança for feita apenas por você, é ideal que tenha certeza do que está fazendo. Muitas vezes, inspirados por outras pessoas, tomamos decisões impulsivas que trarão consequências duras em nossa rotina. Por isso, estude a ideia por alguns dias, converse com pessoas de sua confiança e tome sua decisão.

Caso tenha um trabalho fixo, converse com o seu chefe sobre sua vontade. Muitas empresas estão empenhadas no bem-estar de seus colaboradores e podem até facilitar alguns processos. Por exemplo, se a empresa que você trabalha tem filiais pelo Brasil, seu líder pode te transferir para uma filial em outra cidade mais calma.

Igualmente, ainda há a possibilidade de trabalhar remotamente, sem precisar se deslocar a filiais ou a sede. No entanto, você só deve considerar essa opção se, obviamente, sua função permitir esse tipo de jornada e não afetar sua produtividade.

Por isso, é ideal escolher uma cidade que tenha um bom fornecimento de internet e até de entregas, caso seja necessário receber algum equipamento em sua nova casa. Não se esqueça de analisar essas informações, pois elas fazem diferença no momento de instalação no município.

Também é interessante pesquisar sobre o custo de vida na cidade que escolher. Atente-se para cobranças como IPTU e taxa de iluminação pública, por exemplo.

Vou me mudar com toda família, o que preciso analisar em uma cidade?

Se pretende realizar a mudança com a família, além de todos esses detalhes, verifique o nível de educação e segurança da cidade. Seus filhos precisam estar matriculados em uma boa escola, então é importante pesquisar sobre as instituições presentes no município que pretende morar.

Um dos maiores critérios para a escolha da melhor cidade para se morar no Brasil, é a segurança. Portanto, antes de se instalar na região, procure informações sobre a criminalidade da região, se é um lugar seguro para criar seus filhos, se há perigo nas ruas em determinado horário, entre outras informações relevantes.

Não se esqueça de verificar se a cidade possui comércios, transporte público e hospitais. Você deve analisar minuciosamente todos esses detalhes na hora da decisão final, pois todos esses elementos podem impactar diretamente na sua nova rotina.

A melhor maneira de sentir o clima da vizinhança e da cidade é realizando uma visita e se instalando por alguns dias. Ou seja, ande pelas ruas, procure imóveis que atendam suas expectativas, se informe sobre os serviços essenciais disponíveis e tire suas dúvidas com os moradores locais.

Nesse primeiro contato, é importante evitar desentendimentos com seus futuros vizinhos, por isso a simpatia pode fazer diferença.

Quais as melhores cidades para se morar no Brasil?

Como já dissemos, são vários fatores que influenciam na qualidade de vida nas cidades brasileiras, mas algumas delas se destacam por estarem liderando o ranking de melhores cidades para se morar no Brasil. O levantamento feito pela Macroplan durante o ano de 2020 avaliou 100 cidades brasileiras analisando as seguintes informações:

  • Educação;
  • Saúde;
  • Segurança; e
  • Saneamento.

Por isso, separamos as três melhores cidades para se viver sozinho ou com a família, confira!

1º lugar – Maringá

Maringá, município do estado do Paraná, lidera o ranking pela primeira vez. Com um IDGM, Índice dos Desafios da Gestão Municipal, de 0,756, a cidade se destacou por sua melhora em saneamento e sustentabilidade. Atualmente, 100% dos moradores têm abastecimento de água, atendimento e tratamento de esgoto.

A saúde também conquistou grandes pontuações, com poucos óbitos no ano de 2019 e com uma cobertura de 80% das equipes de atenção básica. Maringá também obteve números baixos relativos a mortes por acidentes e homicídios.

A educação alcançou 7,2 pontos no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Todos os outros 100 municípios analisados pelo estudo tiveram média inferior à nota obtida pelo município de Maringá.

Do mesmo modo, a educação básica também cresceu sua pontuação, evidenciando a qualidade do ensino e conquistando também números maiores que as outras cidades analisadas.

2º lugar – Jundiaí

O segundo lugar do ranking foi conquistado pela cidade de Jundiaí, município localizado no interior do estado de São Paulo. Com uma pontuação de IDGM de 0,746, Jundiaí também se destaca pela distribuição de água, atendimento e tratamento de esgoto, que atingem um percentual de 98%.

A área da saúde também teve destaque com uma boa taxa de natalidade e a diminuição da porcentagem de mortes de recém nascidos. Além disso, a segurança fica em terceiro lugar nos critérios, já que em 2019 o número de homicídios ficou com uma taxa de 6,9 por 100 mil habitantes.

A educação básica também teve seus avanços e o seu indicador cresceu 1,2 pontos quando comparado com os números obtidos em 2009. O número de alunos matriculados no ensino público subiu de 19,7 mil para 20,5 em 2019. Aumentando também o desenvolvimento da educação básica da cidade.

3º lugar – São José do Rio Preto

Outro município situado no interior do estado de São Paulo, São José do Rio Preto alcançou números positivos, principalmente na educação. Nessa área, a cidade alcançou 6,7 pontos no Ideb, nota que também é superior à média dos outros municípios estudados.

Em segundo lugar, a segurança se destaca pelo baixo índice de homicídios e acidentes de trânsito, o que é um grande fator que pode influenciar na escolha do melhor município para você e sua família residirem. A saúde também se destaca por números negativos mais baixos que os anos anteriores, sendo uma das menores taxas entre as outras cidades analisadas.

Os níveis de saneamento básico da água e esgoto também são expressivos, com uma média de 90% em todos os aspectos estudados. Além de contar com um índice de apenas 20,3% de perda de água na distribuição, número baixo quando comparados aos outros municípios.

Segundo o estudo, as melhores cidades para se morar no Brasil se destacam por pensar na sustentabilidade e tecnologia distribuída para os seus habitantes. Desse modo, é natural que os desafios futuros sejam melhorar ainda mais os números apresentados e assim, prosperar em todos os aspectos analisados.

Está interessado em morar em uma das melhores cidades do Brasil? Então inicie sua pesquisa e comece a pensar na sua qualidade de vida e no bem-estar da sua família!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: