Início » Dicas » Morar na praia: tudo o que você precisa saber

Morar na praia: tudo o que você precisa saber

Morar na praia é o sonho de muitas pessoas. Você é uma delas?

Quem nunca sonhou em morar na praia, ouvir o som das ondas e aproveitar o mar depois de um longo dia de trabalho?! Esse é o desejo de muitas pessoas que amam a maresia, mas ainda estão presas na cidade.

Hoje vamos explicar quais os benefícios de se morar na praia e como sua saúde pode melhorar com essa mudança. Acompanhe a leitura!

O que devo saber antes de me mudar para a praia?

O estresse das capitais e cidades desenvolvidas é o estopim para o pensamento e análise de mudança de endereço, fazendo despertar a vontade de morar na praia. Mas esse desejo de novas experiências acaba envolvendo outras questões além do querer.

Planeje e pesquise todos os detalhes

Como toda mudança, você precisará de planejamento financeiro e pessoal. Organizar todas as etapas é a melhor forma de conseguir passar por essa fase inicial sem problemas emocionais e financeiros.

É ideal procurar por locais que estejam mais adequados a sua rotina. Por exemplo, se você precisa ir ao banco com certa frequência, não escolha municípios muito pequenos ou afastados.

Outra questão importantíssima está relacionada ao seu trabalho. Atualmente há uma crescente adoção de sistemas de trabalho à distância, o que é proveitoso se você deseja sair da cidade onde mora. Porém, dependendo do tipo de emprego, essa opção não é viável e pode impactar a mudança.

Algumas cidades do litoral brasileiro estão se tornando grandes centros econômicos, com a modernidade das metrópoles, sem perder a aura de “cidade do interior”. Caso você queira uma oportunidade para mudar de carreira, essa é a sua chance! Procure por ofertas de trabalho nesses lugares e boa sorte!

Para começar a sentir a forma que a cidade funciona, reserve alguns dias para visitar o local que abrigará seu novo endereço. Observe os comércios da região, a segurança da área, se a praia mais próxima é limpa, entre outros fatores que achar relevantes.

Se a sua mudança será feita em família, procure por cidades com ensino de qualidade, além de opções de lazer que divirtam a todos. Espaços culturais, parques, bosques podem ser ótimos aliados para garantir a saúde e o passatempo da família.

Além da infraestrutura da região, comece a ver alguns imóveis, seja para vender ou alugar. Anote os preços e adicione esses valores em seu planejamento financeiro, tudo isso para que você possa realizar o melhor negócio sem precisar gastar tanto assim. Nesse momento, sua capacidade de negociação pode ser bastante proveitosa.

Qual o estilo de vida de quem mora perto da praia?

A rotina das cidades litorâneas é diferente do dia a dia das grandes metrópoles. Como geralmente o sol nasce cedo, então, o dia começa bem cedo. Não são todos os comércios que ficam abertos nos horários comerciais, o que pode prejudicar suas primeiras semanas se situando no local.

Contudo, algumas regiões podem ser mais afastadas do centro, o que pode te atrapalhar caso precise resolver problemas e depender do transporte público. Cidades mais desenvolvidas costumam possuir uma boa infraestrutura para o transporte dos moradores e turistas, mas outras ainda trabalham com horários fixos de circulação.

Ter a praia como um refúgio pode ser uma grande dor de cabeça em épocas de férias, quando o número de pessoas circulando na cidade cresce consideravelmente. Mas, se o local que você escolheu morar é mais afastado, toda essa agitação de visitantes não te afetará tanto.

O clima praiano, como um todo, é um grande incentivador de mudanças de vida. É fácil encontrar diversas pessoas realizando os mais variados esportes dentro e fora do mar, o que pode significar uma alteração saudável dos seus hábitos diários. A vantagem é que esses esportes podem ser feitos em família, sem deixar nenhum integrante para trás!

Quais os benefícios de morar na praia?

Mesmo que a mudança seja trabalhosa, morar na praia oferece algumas vantagens que nenhum dinheiro é capaz de comprar. Veja a seguir os principais benefícios que viver no litoral podem trazer para você e sua família!

Qualidade de vida

Diminuir os estresses diários e focar em uma melhora de vida é o grande objetivo de quem decide morar na praia. Ter esse contato com o som das ondas e a textura da areia é uma ótima saída para quem quer relaxar todos os dias da semana, sem precisar dirigir por horas.

A sensação de paz e liberdade proporciona mais segurança em seu trabalho e ainda te ajuda com as relações num geral. De acordo com estudos, o azul do céu e do mar é um ótimo tranquilizante mental, o que reduz o estresse psicológico e aumenta seu bem-estar.

Além disso, o sol é um grande combustível para produção de vitamina D, melhorando sua saúde e até aumentando seus níveis de imunidade. A brisa que vem do mar também auxilia na melhora dos problemas respiratórios, diminuindo os ataques de asma e bronquite.

Melhora na saúde física e mental

Ainda se tratando de saúde, o clima da praia estimula muitos moradores a realizar atividades físicas pela manhã. Uma simples caminhada já faz uma grande diferença no resto do dia, aumentando sua resistência cardíaca e fortalecendo os músculos do corpo.

Quem deseja ter um alívio mental, estar junto ao mar é um dos melhores remédios. Quando estamos próximos do mar, os níveis de serotonina do nosso corpo se equilibram, ajudando aqueles que sofrem de depressão e insônia.

Alimentação mais saudável

Diferente das capitais agitadas, morar na praia pode proporcionar a você e sua família uma mudança também na alimentação. Essas regiões litorâneas costumam oferecer todos os tipos de comida, mas em sua maioria, os pratos com frutos do mar fazem bastante sucesso.

Ao consumir esses alimentos, você está ingerindo mais substâncias saudáveis, como o ômega-3, um grande agente que ajuda na redução de colesterol presente no corpo.

Contato com a natureza

Muitas regiões litorâneas contam com paisagens paradisíacas. Além das praias, esses locais também contam com uma grande preservação ambiental, podendo oferecer trilhas, montanhismo e cachoeiras e grutas para refrescar e relaxar.

Esses passeios costumam ser ótimos para quem precisa de um momento isolado e ainda permite um maior contato com a natureza. Atividades desse tipo aumentam a conexão consigo mesmo, relaxando a mente e o corpo para as tarefas rotineiras.

E então, viu só como morar na praia é uma ótima mudança de vida para você e sua família? Procure os melhores imóveis e faça suas malas para uma nova etapa da sua jornada!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: