Início » Empréstimo » Empréstimo com cheque o que é?

Empréstimo com cheque o que é?

mulher sentada assinando um talao de cheque para realizar o empréstimo com cheque

O empréstimo é uma forma de crédito que está ajudando muitas pessoas a tirar seus planos da gaveta. Por isso, é comum não saber qual o tipo de crédito ideal para a sua realidade. No entanto, o que pouca gente sabe é que é possível pedir um empréstimo com cheque.

É comum que o empréstimo com cheque seja menos conhecido, mas ele pode ser uma alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e não quer pagar muitos juros. Quer saber mais sobre o empréstimo com cheque? Acompanhe a leitura e descubra se esse tipo de crédito cabe no seu bolso e nos seus planos!

O que é empréstimo com cheque?

O empréstimo com cheque é uma modalidade de crédito que tem uma operação similar com o empréstimo de crédito pessoal, mas ele utiliza as folhas do cheque nominal e pré-datadas para o pagamento da dívida.

Como solicitar o empréstimo com cheque?

Para poder solicitar esse tipo de empréstimo você precisa ter uma conta corrente na instituição financeira e levar os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência; e
  • Talão de cheques referente a quantidade de parcelas.

Ao fechar o contrato, você preencherá as folhas do cheque correspondentes às prestações do empréstimo. Por exemplo: se o empréstimo que você solicitou vai ser pago em 10 parcelas de R$200, assim que o contrato estiver assinado, você preencherá as 10 folhas do talão com o valor acordado. As folhas do cheque ficarão com a instituição financeira responsável.

Para garantir a segurança de ambas as partes, não é permitido alterar nem a data de depósito nem o valor em cada folha do cheque. Por isso é necessário que você leve seu talão, pois tudo será realizado de forma simples e rápida.

Como qualquer solicitação de crédito, seus dados pessoais e financeiros passarão por uma análise detalhada pela credora. Sua conta corrente deve ter um funcionamento mínimo de 6 meses e possuir transações financeiras recentes para conseguir ser aprovada.

Prazo de pagamento e de recebimento do empréstimo

Após a análise, caso consiga uma devolutiva positiva, o procedimento e assinatura do contrato acontece de forma ágil. Com os cheques preenchidos e assinados em posse da instituição, o dinheiro cai em sua conta corrente em até 24 horas.

O prazo para pagamento do empréstimo com cheque pode variar de acordo com a credora, mas geralmente se enquadra entre 3 e 36 meses. Por determinação do Banco Central, as parcelas do empréstimo não podem comprometer mais de 30% da sua renda mensal. Isso evita que você acabe adquirindo uma dívida muito alta.

É importante lembrar que a sua conta deverá ter o valor acordado no dia do desconto. Se por ventura, sua conta estiver sem nenhuma quantia disponível, você ficará negativado e seu nome pode acabar entrando no vermelho, ou seja, você corre o risco de ficar com o nome sujo.

O empréstimo com cheque está disponível para negativados?

O nome sujo muitas vezes pode dificultar a aprovação de uma modalidade de crédito já que a grande maioria das credoras consulta o CPF do cliente e investiga sua vida financeira. Ao ver que seus dados estão em órgãos como SPC e Serasa a empresa reprovaria a solicitação e pararia o processo de análise naquele momento.

No caso do empréstimo com cheque, se você está negativado ainda pode conseguir esse tipo de crédito. Para ser aprovado, você não utilizará a sua conta, mas precisará de um fiador ou avalista que esteja com o nome limpo e atenda as outras exigências que já citamos aqui para conseguir o valor solicitado.

Mas fique atento! Em caso de inadimplência, o seu fiador pode acabar tendo o nome listado nos órgãos de proteção ao crédito. Por isso, é importante fazer uma análise e ver se essa é uma boa opção para você. 

Caso não se sinta confortável em pedir o empréstimo por um fiador, procure credoras que não consultam o CPF e estão dispostas a  liberar o crédito para você. Se você não se organizar financeiramente, essa dívida pode ser um problema, afinal, nessa situação os juros são altos.

Os juros desse tipo de empréstimo são altos?

Essa modalidade de crédito é mais vantajosa para quem precisa de dinheiro em um curto prazo e quer um valor de juros menor. Isso acontece pois a instituição financeira entende que, ao deter suas folhas de crédito, ela possui uma garantia maior de que você pagará as parcelas no prazo e não se tornará um cliente inadimplente.

Esse processo de solicitação, análise e liberação acontece de forma rápida e o dinheiro cai em sua conta corrente em um prazo bem curto. Ou seja, esse é um tipo de transação segura e que não necessita de tanta burocracia para funcionar.

Para quem busca valores mais altos e prazos mais longos, o empréstimo com cheque não é a melhor escolha. Para isso, existem as modalidades de empréstimo mais populares que conseguem te garantir juros mais baixos. Se essa for a sua situação, procure por alguma dessas opções de empréstimo:

  • Pessoal
  • Consignado
  • Com garantia

Essas três modalidades possuem benefícios específicos e podem ser mais democráticas que o empréstimo com cheque.

Conclusão

O empréstimo com cheque é uma modalidade de crédito ainda desconhecida por muitas pessoas. Mas, como todas as transações de grandes valores, possui condições próprias e pequenas regras que podem fazer a diferença no momento de adotar esse crédito.

Quem busca o empréstimo com cheque deve estar atento que esse tipo de transação é mais indicado para quem precisa de um valor urgente. Além disso, as regras existentes no processo garantem para a credora que você não será inadimplente e, por isso, as instituições conseguem abaixar os juros e conseguir prazos menores.

Para quem está negativado, esse empréstimo também pode ser feito, mas você precisará de um fiador e toda a operação acontecerá na conta do seu avalista. Se você não pagar as parcelas acordadas, ele pode acabar ficando com o nome sujo.

Ficou interessado em solicitar um empréstimo com cheque? Entre em contato com a sua credora ou procure um fiador para solicitar o seu crédito!

Não achou o empréstimo com cheque a melhor alternativa? Tudo bem! Outras modalidades de crédito podem estar mais de acordo com seu momento de vida. Quem sabe um consórcio pode ser o que você busca? Clique aqui e saiba mais!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: