Início » Empréstimo » Empréstimo com garantia: aprenda como fazer o seu!

Empréstimo com garantia: aprenda como fazer o seu!

duas pessoas em um ambiente de negócios formalizando um empréstimo com garantia

O empréstimo se tornou uma opção de crédito popular e suas diferentes modalidades conseguem se adaptar a diversos tipos de clientes, atendendo suas necessidades. Uma das categorias mais vantajosas é o empréstimo com garantia

Esse tipo de empréstimo consegue ser bastante atrativo e ainda pode diminuir os juros na conta final da negociação. Por isso, se quer saber mais sobre empréstimo de garantia, suas vantagens e como funciona, acompanhe a leitura!

O que é empréstimo de garantia?

Antes de explicar o que é o empréstimo de garantia, é importante que você saiba o que é um empréstimo e quais as opções que essa modalidade de crédito disponibiliza. 

O empréstimo é um tipo de crédito solicitado por você a uma instituição financeira, em que ela emprestará a quantia solicitada e você devolverá o valor em parcelas acordadas em contrato.

Atualmente estão disponíveis as seguintes opções de empréstimo:

No caso do empréstimo com garantia, no momento da contratação, você deve declarar algum bem que se encaixe como garantia da transação e, com isso, é possível conseguir juros menores e ampliar o prazo de pagamento. Contudo, em caso de não pagamento das parcelas, o banco pode leiloar o bem declarado.

Como funciona o empréstimo de garantia?

Quando você declara um bem ao solicitar o empréstimo, o banco entende que o pagamento das parcelas será feito. Ou seja, que a negociação entre vocês será segura e você não se tornará inadimplente. Com essa segurança, a instituição financeira consegue te bonificar com juros mais baixos e ainda pode disponibilizar uma maior quantidade de parcelas para quitar a dívida.

Os bens mais comuns para declaração são casas e carros e, para cada um desses casos, as instituições possuem regras e condições para que ambas as partes fechem um acordo favorável.

Empréstimo de garantia de imóvel

Essa modalidade também é conhecida de Home Equity e nela a sua garantia vem do imóvel declarado, que pode ser residencial ou comercial e não precisa estar totalmente quitado. O processo de uso do imóvel como garantia é bem burocrático, mas consegue abaixar consideravelmente o valor dos juros.

No empréstimo de garantia de imóvel é preciso estar atento a duas informações:

  • O valor que você solicitou para o empréstimo, não pode ultrapassar a quantia que corresponde a 60% do valor do imóvel; e
  • Se você se tornar inadimplente, ou seja, não pagar as parcelas, o banco tem total liberdade em leiloar e vender o seu imóvel.

Esse processo passa por etapas diferentes dos empréstimos pessoais já que, além de analisar os seus dados, o banco também fará esse processo no imóvel declarado como garantia. Sendo que suas etapas são:

  • Solicitação do empréstimo;
  • Análise de crédito do cliente pela instituição financeira;
  • Análise jurídica e avaliação do imóvel declarado; e
  • Assinatura de contrato com todas as etapas aprovadas.

Caso você precise vender o imóvel, duas opções estão disponíveis nesse caso: ou você quita a sua dívida total ou o comprador da casa assume o empréstimo.

Quais os documentos necessários?

Além dos seus documentos pessoais, você precisará também ter toda a papelada do imóvel. Por exemplo:

  • Matrícula do imóvel
  • Capa do IPTU, com a metragem do terreno
  • Declaração Negativa de Débitos de Condomínio

Empréstimo com garantia de veículo

No caso do empréstimo de veículo, os processos são um pouco diferentes, mas os juros também conseguem ser mais baratos. Algumas especificações que são levadas em conta nesse tipo de negociação são:

  • O veículo precisa estar quitado;
  • O empréstimo de garantia de veículo só pode ser feito no nome do proprietário do bem;
  • O carro precisa estar em bom estado;
  • Itens como valor real do veículo, ano de fabricação, quilometragem e valor de mercado serão observados;
  • O veículo não pode estar com dívidas ou multas e atraso.

Nesse tipo de empréstimo, você não pode vender o veículo e, caso você deixe de pagar as parcelas, o banco pode tomar seu veículo.

Quais os documentos necessários?

Os documentos necessários do veículo são:

  • CRV, Certificado de Registro Nacional 
  • DUT, Documento Único de Transferência

Vale lembrar que além desses, documentos como RG, CPF, comprovante de renda e residência também serão solicitados pelo banco.

Com o empréstimo de garantia os juros são menores?

No empréstimo com garantia, os juros são bem mais baixos quando comparados a outras modalidades de crédito. Veja:

  • Empréstimo de garantia de imóvel: Juros de até 9,4% ao ano;
  • Empréstimo de garantia de veículo: Juros de até 20,80% ao ano.
  • No caso do cartão de crédito, o juros chega a 300% ao ano e o cheque especial 323% ao ano. 

Quais suas vantagens e desvantagens?

As vantagens desse tipo de empréstimo não são só relacionadas aos juros mais baixos, mas outros pontos podem te dar mais segurança para fechar esse tipo de contrato. Por exemplo:

Prazo mais longo

Com a garantia de que você não quer perder seu bem ofertado, o banco consegue disponibilizar o pagamento do empréstimo em parcelas maiores. Ou seja, as prestações ficam mais leves e cabem no seu bolso.

Você pode continuar usando o bem

Se você declarou seu carro ou sua casa, durante o pagamento do empréstimo, esses bens continuam com você. O banco só poderá tomar posse deles em caso de inadimplência. Por isso, fique atento!

Você pode estar negativado

Estar com o nome sujo não é impedimento para realizar o empréstimo com garantia, mas o mais recomendado é ter uma boa organização financeira e estar com todas as dívidas quitadas. 

Simule online

A internet conta com diversos sites que podem ser ótimos indicativos de prazos e valor das parcelas pela simulação. Procure um que se encaixe em suas condições financeiras e simule seu empréstimo com garantia.

Conclusão

O empréstimo com garantia pode ser uma boa saída para quem precisa de uma quantia grande com certa urgência e quer correr dos altos juros. Ao garantir um imóvel ou veículo, você mostra ao banco que consegue pagar as parcelas do negócio e não corre o risco de se tornar inadimplente.

Para declaração de bens você precisa estar atento aos documentos necessários e saber se o seu veículo pode ser ofertado. Caso sim, isso te trará uma grande vantagem já que o banco pode aumentar o prazo de parcelas e deixar o valor mais acessível.

Você percebeu que o empréstimo de garantia de imóvel e de veículo possuem diferenças cruciais em seu modo de processamento. Por isso, fique atento a todos esses pequenos detalhes no momento de solicitar o seu empréstimo.

E se o empréstimo não estiver de acordo com o seu momento financeiro, tudo bem! Existem alternativas como o consórcio que podem ser mais atrativos para você. Clique aqui e saiba mais sobre essa modalidade.

Ainda está com dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações:

Empréstimo com garantia

Precisando de dinheiro rápido e com pouco juros? Clica no botão “EU QUERO” e faça uma simulação agora!

Como contratar seu empréstimo com garantia

1. Clique no botão “EU QUERO” no início dessa página ou aqui mesmo!

2. Pegue seu celular e baixe o aplicativo “Empréstimo SIM” na Play Store ou App Store (iOS);

3. Abra o app, insira seu CPF e faça seu cadastro preenchendo os dados solicitados;

4. Veja as ofertas disponíveis e selecione a melhor delas para você!

É simples e rápido! Esse processo leva em média 2 minutos.

Nosso parceiro

Empréstimo simples

Em parceria com a Empréstimo SIM, uma startup do banco Santander, oferecemos diversas opções de empréstimos que você pode solicitar online e ver ofertas disponíveis na hora! Clique aqui e escolha a melhor opção!

Quer contratar outros produtos? Escolha uma das opções a seguir clicando no link:

nv-author-image

Gideon