Início » Empréstimo » Empréstimo de dinheiro: o que você precisa saber

Empréstimo de dinheiro: o que você precisa saber

notas de 50 e 100 reais do empréstimo de dinheiro sobre uma mesa

Pedir dinheiro emprestado não é uma situação muito confortável. Muitas pessoas sentem vergonha de recorrer aos parentes e amigos, mas você sabia que pode solicitar um empréstimo de dinheiro em instituições financeiras sem tanta burocracia?

O processo de empréstimo de dinheiro é mais fácil e seguro do que parece. O melhor de tudo é que, em algumas modalidades, você pode conseguir juros mais baixos e prazos mais longos para quitar sua dívida. Acompanhe!

Quando pedir um empréstimo de dinheiro?

O empréstimo de dinheiro geralmente acontece quando você é pego desprevenido diante de algum acontecimento que precisa ser pago com urgência. Pedir uma quantia emprestada não é uma tarefa fácil, por isso os motivos geralmente são de extrema necessidade e muitos encaixam em alguns casos específicos que iremos explicar detalhadamente.

Cobrir emergências

Não conseguimos ter controle sobre todas as nossas ações, por isso situações de emergência podem aparecer de forma inesperada. Sejam grandes ou pequenas, essas intercorrências tiram nosso sono e acabam se tornando uma preocupação gigante.

O fato é que, ao nos encontramos nesse cenário, precisamos de dinheiro rápido e o empréstimo em instituições financeiras é uma boa alternativa.

Pagar dívidas

Parece estranho fazer uma dívida para pagar outra, mas essa prática é bastante comum. Muitas vezes, essa despesa antiga está deixando o seu nome no vermelho, o que te impossibilita de realizar algumas transações. Por isso, conseguir um valor para quitá-la com o empréstimo é a única saída.

Realizar sonhos

É possível também que você não se encaixe em nenhuma das opções anteriores, mas tenha um sonho que queira realizar. O empréstimo é um caminho simples e de fácil acesso para concretizar algum projeto pessoal muito desejado. Nesse caso, você provavelmente já se planejou e já sabe para onde destinar esse dinheiro.

Como conseguir um empréstimo?

Atualmente, o processo de solicitação de um empréstimo é bem mais simples e rápido. Você não precisa ir ao banco para conseguir fazer o pedido de crédito, podendo realizar todos os trâmites pela internet. 

Além disso, se você ainda não se sente confiante, não sabe a quantia ou taxas que podem ser somadas ao valor que está pensando em solicitar, é possível encontrar vários simuladores online que comparam e calculam todos os encargos e prazos para você. Então, estude bem qual o tipo de empréstimo fará e quais as taxas atreladas a ele.

É importante também que você pesquise a instituição que escolheu para realizar o empréstimo, pesquise sua reputação, como é o atendimento, quais os benefícios que você pode conseguir ao optar por fechar negócio com ela. 

Quais as formas de se pedir um empréstimo de dinheiro?

Um dos maiores receios que surge ao pensar em solicitar um empréstimo é em relação aos juros, mas saiba que é possível contratar um crédito com taxas mais baixas. A seguir, vamos te mostrar algumas opções de empréstimo de dinheiro seguras e que podem te ajudar no momento de aperto.

Empréstimo pessoal

Essa modalidade de crédito é mais indicada para quem vai solicitar valores menores com prazos mais curtos. O processo de solicitação é bem simples e, após a aprovação, o dinheiro cai na conta corrente em alguns dias. No entanto, ele não é uma das melhores escolhas pois trabalha com juros muito altos.

Por mais que seja rápido e sem burocracia, os juros são muito caros e o preço final do empréstimo acaba se tornando astronômico. Mas, se você precisa de dinheiro rápido, o empréstimo pessoal pode ser a melhor alternativa.

Empréstimo com garantia

Diferente do empréstimo pessoal, o empréstimo com garantia consegue oferecer juros mais baixos e prazos bem mais longos. Essa possibilidade de tornar as parcelas mais acessíveis se dá pela metodologia utilizada, já que por conta disso o banco se sente mais seguro em aprovar o seu empréstimo.

Ao solicitar essa modalidade de crédito, você deve declarar um bem como garantia de pagamento das parcelas. Os imóveis e veículos são os bens mais comuns para oferta e asseguram as instituições que a dívida será paga.

O valor disponível para empréstimo dependerá do modelo do veículo ou da situação do imóvel, sendo que nessa etapa, sua renda também será analisada. Quando você declara um objeto como segurança, em caso de inadimplência o banco pode tomar esse bem, ou seja, se você não pagar as parcelas a instituição pode tomar seu carro ou sua casa.

Além dos juros mais baixos e prazos mais acessíveis, você também tem a vantagem de continuar usufruindo do bem declarado. A indicação desse tipo de negócio é para quem busca realizar um sonho ou não possui tanta urgência pela quantia.

Empréstimo consignado

Esse tipo de empréstimo de dinheiro está destinado apenas para funcionários públicos e privados e pensionistas do INSS, já que o pagamento das parcelas é feito pelo desconto da folha de pagamento ou benefício. Por essa segurança, o risco de inadimplência é bem menor e, por isso, as taxas são menores.

Antecipar 13º

Uma outra alternativa bastante favorável caso você trabalhe formalmente é solicitar a antecipação do seu 13º. Nesse caso, você entra em contato com o banco e o valor fica disponível em sua conta imediatamente, mas infelizmente serão cobrados juros. Esse tipo de transação se parece com um empréstimo, mas a quantia que será liberada varia de acordo com a instituição

Ao antecipar esse valor, lembre-se que no final do ano você não terá direito de recebê-lo. Por isso, essa antecipação precisa ser estudada e é recomendada para quem precisa pagar um bem à vista ou suprir alguma ausência de dinheiro não planejada.

Antecipar IR

Antecipar o valor da restituição do Imposto de Renda é outra opção viável. Optar por essa antecipação é mais comum nos casos de quem quer trocar uma dívida de juros altos para uma com juros mais baixos. O valor é debitado automaticamente assim que cai na conta corrente, então, caso você não tenha esse saldo em banco, essa alternativa pode te trazer outra dor de cabeça e se tornar uma dívida. 

Não descarte a opção de pedir para amigos e família

Por mais que essa escolha não seja fácil, você deve considerá-la caso sua situação financeira não esteja tão boa. Pedir ajuda a um conhecido pode ser difícil para você e para ele, por isso, formalize um contrato para deixar todos os detalhes no papel e evitar confusões ou brigas.

Quais os documentos necessários para conseguir um empréstimo?

Cada modalidade terá suas exigências em documentos. No caso do empréstimo com garantia, por exemplo, além da papelada pessoal, você precisará levar toda a documentação do bem que será declarado como garantia.

Mas, mesmo que haja essas diferenças sutis, alguns deles são essenciais para todas as transações, sendo eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Algumas recomendações

Na hora de solicitar um empréstimo de dinheiro, fique atento a alguns detalhes que poderão ajudar na sua vida financeira.

Procure uma instituição confiável

É muito fácil cair em golpes, principalmente relacionados a empréstimos. Não esqueça que, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo Por isso, pesquise sobre a instituição financeira, sobre o empréstimo que irá contratar e todas as informações relacionadas.

Calcule quais as melhores condições para o seu orçamento

Ao simular a solicitação de empréstimo de dinheiro você terá acesso a quantidade de parcelas que planeja quitar sua dívida. Para evitar comprometer muito sua renda, escolha valores que cabem no seu bolso e busque por um bom prazo evitando juros altos.

Com tudo resolvido, inicie um planejamento financeira

Quando suas contas estiverem quitadas, a melhor escolha para garantir não ser pego de surpresa é iniciar sua organização financeira pessoal. Nesse planejamento, você saberá para onde o seu dinheiro está indo, como você pode poupar e até criar uma reserva de emergência!

Agora que você já conhece as melhores opções para solicitar um empréstimo de dinheiro, procure sua instituição financeira de confiança e faça o seu!

Porém, lembre-se: há mais opções no mercado para conseguir crédito. Se o empréstimo não for uma boa escolha no momento, tente realizar um consórcio! Clique AQUI e faça uma simulação agora!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: