Início » Empréstimo » Empréstimo FGTS: como funciona, regras, taxas e muitos mais!

Empréstimo FGTS: como funciona, regras, taxas e muitos mais!

moedas sobre uma carteira de trabalho e notas de real

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício pensado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Ele segue vigente desde 01 de janeiro de 1967. No entanto, hoje, é formado por um depósito mensal equivalente a 8% do salário de cada trabalhador e pode ser sacado em circunstâncias específicas.

Você sabia que é possível realizar um empréstimo com FGTS? Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é um empréstimo com FGTS?

Essa modalidade de crédito está disponível para pessoas físicas e apenas para aqueles que optaram pelo saque de aniversário do FGTS, que é o saque que permite a retirada de parte do saldo da conta no mês de aniversário. 

O empréstimo com o FGTS consiste em uma antecipação do valor do saque, em que o saldo disponível é utilizado como garantia da operação.

Esse tipo de crédito só é aceito caso o cliente tenha em conta o valor total do empréstimo. Ou seja, o seu saldo no FGTS precisa ser maior do que o valor solicitado e, mês a mês, o valor das parcelas é debitado automaticamente dessa conta. Essa linha de crédito consegue antecipar até três anos de recursos do saque aniversário e não existe teto.

Cada banco possui sua regra específica quando se trata de empréstimos, por isso, verifique se o banco que você escolheu para fechar negócio aceita o FGTS como garantia.

Como funciona o empréstimo com FGTS?

O empréstimo com o FGTS é também chamado de empréstimo consignado com garantia. O modo de funcionamento dele é baseado no desconto das parcelas direto do salário ou da aposentadoria. Desse modo, trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas no INSS ou servidores públicos podem conseguir o empréstimo com facilidade.

Nesse sentido, a garantia do negócio é o saldo do FGTS e, por conta disso, essa modalidade de empréstimo consegue ter juros mais baixos.

Quem pode contratar um empréstimo consignado?

Nesse modelo, o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício recebido. Por isso, é importante ter uma fonte de renda fixa. 

Aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores de empresas privadas são as categorias que podem usufruir desse tipo de empréstimo.

Para saber tudo sobre empréstimo consignado, leia nosso artigo completo sobre o assunto!

O que é um empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia funciona da mesma maneira que os empréstimos pessoais, mas a maior diferença é que, na hora de fechar negócio, o banco utiliza um bem do cliente como garantia, como casa ou carro. 

Esse bem de garantia consegue deixar o negócio com ainda menos juros. Isso ocorre porque, caso as parcelas não sejam quitadas, o banco possui total liberdade de tomar o bem ofertado.

Regras do empréstimo do FGTS

Como qualquer empréstimo, é importante estar atento a algumas regras, por exemplo:

  1. O limite de crédito disponível para o empréstimo não pode ultrapassar 30% do seu salário;
  2. Os juros do empréstimo com o FGTS podem chegar a 3,5%a.m.;
  3. Essa modalidade de empréstimo pode ser parcelada em até 48 vezes; e
  4. A taxa de garantia do FGTS é de até 10%, no caso de demissão sem justa causa, é de 40% .

Qual a taxa de juros?

Os empréstimos consignados já possuem como característica diferenciadora os juros mais baixos, já que o risco de não pagamento é muito pequeno. 

Em contrapartida, no caso do empréstimo com o FGTS, a negociação precisa ter um juros máximo de 3,5% ao mês, quando comparado aos outros modelos de crédito consignado, o valor do juros fica em torno de 2,5% ao mês.

Contudo, nos empréstimos pessoais, os juros saltam para 4% ao mês. 

Como solicitar?

Para quem já tem uma conta na Caixa, para solicitar esse tipo de crédito, basta acessar o Internet Banking da Caixa, fazer uma simulação, contratar e já usufruir do recurso. Do mesmo modo, também é possível solicitar diretamente em alguma agência ou utilizar um terminal eletrônico de autoatendimento.

Caso não tenha conta na Caixa, você precisa ir até uma agência levando RG, CPF, comprovante de renda (holerite, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, etc.) e comprovante de residência. 

Por fim, não esqueça de verificar se a empresa em que você está empregado é conveniada a algum banco.

Conclusão

O empréstimo com FGTS é uma nova modalidade de crédito que está disponível para trabalhadores CLT em empresas privadas. Dessa forma, sua mecânica se baseia em usar o saldo do FGTS como garantia, descontando mês a mês o valor das parcelas acertadas.

Mas além de trabalhadores CLT, os empréstimos consignados são disponíveis para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e todo esse processo garante juros mais baixos para os clientes.

Portanto, a solicitação é feita de forma simples e fácil, deixando o cliente informado sobre quais as melhores opções para a negociação e garantindo os benefícios ofertados.

Ainda está com dúvidas sobre como contratar um empréstimo consignado com garantia? A Zela Finanças tem uma parceria incrível com a Empréstimo SIM!

A Empréstimo SIM, uma startup do banco Santander, oferece diversas opções de empréstimos que você pode solicitar online e ver ofertas disponíveis na hora! Clique aqui e escolha a melhor opção! 

E se, mesmo depois de conhecer as alternativas do empréstimo, você perceber que está não é a escolha mais adequada para seu momento de vida, não se desespere! O consórcio é uma excelente alternativa para materializar seus sonhos. Faça uma simulação agora mesmo clicando AQUI.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: