Início » Empréstimo » Empréstimo online: como conseguir dinheiro extra sem sair de casa

Empréstimo online: como conseguir dinheiro extra sem sair de casa

Empréstimo online

Diversas atividades são realizadas à distância ― compras, estudos, consultas médicas, trabalho, entre outras. O que nem todos sabem é que existe também a possibilidade de conseguir um empréstimo online, pela internet. Ou seja, garantir aquele dinheiro extra para cobrir despesas do dia a dia, uma despesa inesperada ou quitar uma dívida, e tudo isso sem sair de casa nem levantar do sofá.

Neste post você vai conferir as principais características e as respostas para as principais perguntas sobre empréstimo online. Leia avalie se é uma boa alternativa e atende suas necessidades.

O que é empréstimo online?

A solicitação de um empréstimo online tem muitas semelhanças com o que ocorre no empréstimo pessoal, como as análises de crédito e a inclusão de juros nas parcelas. Porém, a diferença é que o dinheiro é obtido pela internet, por meio do aplicativo ou do site da financeira. O envio dos documentos é feito digitalmente, a confirmação de liberação do empréstimo é online, e o crédito é realizado diretamente na conta de banco do solicitante.

Como funciona o empréstimo online?

De maneira geral, o empréstimo online ocorre da seguinte maneira:

  1. Você acessa o aplicativo ou site da empresa que disponibiliza o crédito;
  2. Faz o cadastro informando seu e-mail e seus dados pessoais;
  3. Informa o valor que precisa e as referências importantes para a liberação do crédito, como fatura mensal, finalidade de uso, entre outras;
  4. Aguarde a primeira análise da empresa, que pode liberar uma pré-aprovação. A resposta geralmente leva apenas alguns minutos;
  5. Com a proposta aceita, é hora de enviar os documentos e aguardar a resposta sobre a liberação do empréstimo.

Com a aprovação, o dinheiro deve cair na conta corrente informada em 48h, mas em algumas financeiras levam menos tempo para transferir o crédito.

O empréstimo online é seguro?

Como em qualquer transação financeira, o empréstimo online é seguro desde que feito com uma empresa séria e confiável. A recomendação é que você observe os seguintes aspectos:

  • Segurança do site

Muitas fraudadores utilizam nomes de bancos conhecidos em páginas falsas feitas para captura de informações. Por isso, mesmo que o site tenha o logotipo e o nome de banco que você conhece (que pode até ser o seu), verifique se há certificados de segurança, preste atenção ao domínio da página (endereços iniciados com https:// e que tenham final .com ou .com.br costumam ser mais confiáveis). Também faça uma busca pelo site usando o Google e nunca clique em um link enviado por e-mail por desconhecidos.

  • Confira os dados da empresa

Antes de assinar qualquer contrato, cheque as informações de identificação, como CNPJ e endereço da financeira. Você pode obter referências no site da Receita Federal como mais uma medida de segurança e de que não se trata uma tentativa de fraude.

  • Pesquise a reputação

Antes de fechar negócio, faça uma pesquisa em sites como o Reclame Aqui e verifique as opiniões de outros consumidores e o índice de solução de problemas da financeira. Isso reduz o risco de passar por situações como, ter o CPF negativado mesmo estando com o pagamento em dia, sofrer cobranças indevidas, ter informações pessoas vazadas, entre outras ocorrências.

  • Leia o contrato com atenção

É um pouco cansativo, mas conferir o contrato de solicitação do empréstimo é essencial. No caso do empréstimo online não é diferente. A leitura atenciosa serve para confirmar se as cláusulas estão de acordo, ou se há algum ponto com o qual você não concorda. Importante: jamais solicite o empréstimo em caso de dúvida ou se considerar abusivas as condições oferecidas.

  • Peça o CET

Os empréstimos sempre incluem a cobrança de juros e de algumas taxas, como a de contratação, cadastro, entre outros. Como esses valores variam de empresa para empresa, sempre peça o CET,  ou Custo Total Efetivo, para saber exatamente quanto será pago pelo total do empréstimo. Sabendo isso, o solicitante tem condições tanto de avaliar se realmente vale a pena contratar o empréstimo como de escolher quitar o débito com o melhor parcelamento possível.

Quais as vantagens do empréstimo online?

Contratar um empréstimo online traz diversos benefícios na comparação com outros métodos de solicitação de crédito pessoal. Conheça os principais.

Agilidade

Um dos grandes trunfos que a tecnologia proporciona é a capacidade de resolver problemas em pouco tempo, sem necessidade de sair de casa. Com o empréstimo online, isso também é uma realidade. A solicitação e o envio de documentos podem ser feitos pelo celular. Do mesmo modo, a confirmação ou negativa da liberação dos valores também é online, e o solicitante pode ter acesso ao dinheiro pelo aplicativo do seu banco.

Transparência

Com o empréstimo online é possível ter uma visão muito mais clara dos valores contratados, e de informações essenciais como opções de parcelamento, datas de vencimento, entre outras. Ou seja, o acesso facilitado pela internet dá ao consumidor a chance de comparar as diversas opções de mercado e escolher a que considerar mais vantajosa. Além das informações no aplicativo ou no site da empresa, o cliente pode contatar a central de atendimento para tirar dúvidas mais específicas.

Empréstimo para negativados

Um grande problema para pessoas que têm o CPF com restrição é a obtenção de um empréstimo pessoal. Por isso, muitas vezes, quem está nesta situação não consegue nem mesmo abrir uma conta em banco. Pensando nisso, muitas empresas criaram o empréstimo para negativados, justamente para liberar o crédito online para pessoas com alguma inadimplência.

Nestes casos, a análise é mais cuidadosa e podem incidir taxas maiores de juros, mas ainda assim é uma opção a ser considerada em casos de urgência em que a pessoa não tem as condições ideais para a concessão de crédito.

Comparação entre ofertas

Com a internet, você pode contratar o empréstimo de uma empresa na sua cidade ou em outro estado, sem que a distância impacte nos valores. Ou seja, como se trata de uma operação totalmente online, não há cobrança de fretes ou despesas de transporte. Por meio dessa facilidade, é possível comparar as opções de diversas empresas e contratar a que realmente oferece o melhor para o solicitante, considerando taxas, CET e condições de pagamento.

Dica bônus

O que achou da opção do empréstimo online? Lembre-se sempre de comparar as condições e não se limite apenas às opções de empréstimos que seu banco oferece. Existem muitas outras no mercado e tomar os cuidados necessários, como os destacados acima, certamente você fará uma operação financeira segura para resolver seu problema.

E se busca por outra forma de financiar uma compra ou contratação de serviço, que tal conhecer mais sobre consórcio? Clique aqui e entenda melhor o que é um consórcio e como funciona!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: