Início » Empréstimo » O que é empréstimo para construção? Veja como funciona

O que é empréstimo para construção? Veja como funciona

Homem com tijolo na mão construindo uma parede com dinheiro de empréstimo para construção

Muitas vezes o sonho de construir a casa própria é adiado por conta dos custos envolvidos. São anos até conseguir juntar uma boa quantia para conseguir comprar materiais e pagar a mão de obra, mas muitas credoras podem te ajudar com o empréstimo para construção

Nesse artigo, vamos te explicar sobre o que é o empréstimo para construção, como ele funciona e como ele pode ser vantajoso para você. Boa leitura!

O que é o empréstimo para construção?

O empréstimo para construção tem como destino quem quer começar um projeto do zero, reformar um cômodo ou até aumentar a própria casa. A sua operação é a mesma que a do empréstimo pessoal, sendo o valor solicitado dividido em parcelas que duraram a quantidade de meses acertada em contrato.

Essa modalidade de crédito pode ser uma ótima alternativa para tirar do papel o projeto da casa que você sempre sonhou, para arrumar um cantinho da casa ou até para trocar suas telhas. 

Como esse tipo de empréstimo funciona?

Há uma grande diferença entre o empréstimo para construção e o financiamento para construção. No empréstimo, toda a negociação funciona como um empréstimo pessoal, com parcelas e o valor disponível em conta. Já no financiamento, essa transição funciona como um cartão de crédito em que o valor solicitado é destinado apenas para compra dos materiais da construção e a instituição financeira te dará um cartão com um limite 

Por isso, fique atento aos termos para não acabar se planejando da maneira errada. 

No caso do empréstimo, você fecha um valor com a credora e ele cai em sua conta após a aprovação. Esse valor custeará suas despesas com material, mão de obra e tudo o que sua construção necessitar. Nesse caso, o pagamento é feito em parcelas e opera como os empréstimos mais comuns.

Em todos os casos, você passará por uma análise que verificará alguns dados como:

  • Análise de crédito, para saber como está a sua vida financeira e como você pagará por esse empréstimo;
  • Valor a ser proposto para o empréstimo e todos os juros e encargos somados a ele.

Com essas informações aprovadas, o contrato é assinado e você tem acesso ao valor que solicitou.

Nesse momento, fique atento ao Custo Efetivo Total (C.E.T.)  e busque propostas com juros mais baixos. Por isso, é recomendado que você pesquise em diferentes instituições financeiras para conseguir comparar todos os custos e qual é o mais vantajoso para sua realidade.

Quais as vantagens do empréstimo para construção?

Uma das maiores vantagens em solicitar um empréstimo para construção é justamente conseguir realizar o sonho da casa própria. Sair do aluguel e poder escolher tudo o que estará em sua nova casa é uma grande conquista. E o empréstimo consegue te proporcionar isso! Afinal, pouco tempo após a aprovação, o dinheiro já está disponível.

No empréstimo, é possível custear todas as despesas da construção. Então pesquise os lugares que você comprará os materiais, quais serão os profissionais que trabalharão nessa construção e veja se consegue fechar um valor que cubra algum eventual imprevisto que possa acontecer.

Esse empréstimo pode ser destinado para compra de materiais de construção e, quando o valor cair em sua conta, você consegue realizar a compra do material à vista, o que pode garantir um bom desconto. Além disso, comprar o material todo de uma única vez também é mais vantajoso e te permite negociar valores no ato da compra.

Como posso solicitar esse empréstimo?

Como dissemos anteriormente, o empréstimo para construção de imóvel ou reforma funciona da mesma forma que o empréstimo pessoal. Ou seja, seus dados e valor solicitados serão analisados e isso dirá ao banco se você pode ou não arcar com essa despesa.

Para os negativados, algumas empresas podem sim liberar esse empréstimo, mas as taxas de juros costumam ser bem maiores. Contudo, nesse caso, é mais proveitoso buscar quitar as dívidas para limpar o seu nome e depois solicitar um empréstimo.

É possível também solicitar esse crédito com alguma garantia, como FGTS por exemplo. Mas não são todos os bancos que disponibilizam esse tipo de serviço, então, fique de olho em suas opções e pesquise quais instituições podem ser proveitosas para o tipo de crédito que você precisa.

Quais as melhores opções de empréstimo para construção?

São várias as instituições que oferecem empréstimos destinados à construção de imóveis. Desse modo, vamos deixar aqui algumas delas e quais suas condições. Por exemplo:

Bradesco

No Bradesco, você pode solicitar o crédito imobiliário. O banco oferece parcelamentos de até 25 anos com taxas de juros menores de 1% ao mês, com parcelas mínimas de R$200 reais e com a possibilidade de usar o FGTS para custear esse valor.

Mas só é possível solicitar essa linha de crédito com 30% da obra concluída, sendo que o banco poderá financiar o pagamento dos outros 70% restantes.

Caixa

Para o empréstimo na Caixa, você pode utilizar o cartão Construcard. Ele é destinado apenas para compra do material de construção em lojas credenciadas à Caixa, sendo que as despesas do serviço não serão custeadas com o Construcard. 

As parcelas podem ser divididas em até 240 meses com taxas de juros a partir de 2,5%, e o crédito só será liberado para quem tiver uma garantia, ou seja, no momento de fechar o negócio com a Caixa você precisa declarar alguma garantia. Essa é uma maneira do banco confiar que você pagará as parcelas.

Creditas

Na Creditas, você pode arcar com as despesas totais da obra, sendo utilizada para materiais e mão de obra. A Creditas consegue oferecer a taxa mais barata do mercado, sendo a partir de 0,75% ao mês e com 20 anos para quitá-la.

Conclusão

O empréstimo para construção ou reforma de algum imóvel é uma boa alternativa para quem quer começar a projetar a casa própria. Ela permite que você planeje seus custos e saiba em quanto tempo poderá pagar a dívida sem medo de eventuais emergências. 

No entanto, é recomendável olhar as taxas e os valores totais do empréstimo, pesquisando em diferentes bancos para encontrar as opções mais favoráveis para realização da obra. Bem como, alguns bancos oferecem alternativas mais acessíveis e trabalham com empréstimos de garantia, o que diminui o valor dos juros e pode viabilizar a construção de uma forma mais rápida.

E então, agora que você já sabe mais sobre o empréstimo para construção, pesquise e planeje o seu! E se você perceber que o empréstimo pode não ser a melhor opção para o seu momento, considere alternativas como o consórcio, por exemplo. Clique aqui e entenda melhor o que é um consórcio e como funciona!

Se ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: