Início » Financiamento » Apartamento financiado pela caixa: como funciona?

Apartamento financiado pela caixa: como funciona?

entrega das chaves de um apartamento financiado pela caixa

Adquirir um apartamento é um passo importante na vida de muitos brasileiros, por isso o mercado de financiamentos sempre está alcançando novos clientes. Várias instituições financeiras disponibilizam essa modalidade de crédito e a Caixa ainda te garante alguns benefícios para que você consiga ficar mais perto desse objetivo. Venha saber como comprar um apartamento financiado pela Caixa e descubra se essa é a melhor opção para você!

Como financiar um apartamento pela Caixa?

Antes de te mostrarmos como é fácil conseguir um apartamento pela Caixa, precisamos entender o que é um financiamento e como ele funciona. O financiamento pode ser considerado um tipo de acordo entre o banco, o órgão responsável pelo bem e você. Por exemplo, para você que quer financiar um apartamento, a instituição financeira compra o imóvel com a administradora responsável. Então, a partir daí, é sua obrigação pagar as parcelas referentes a essa negociação.

Qualquer tipo de financiamento precisa passar por uma análise, pois além de serem solicitados valores altos, também é importante saber se o cliente possui uma boa relação com suas finanças pessoais e se mantém alguma dívida pendente em seu nome. Ou seja, pela análise de crédito, o banco saberá se pode ou não prosseguir com esse processo de empréstimo. Com tudo aprovado, o dinheiro cai em sua conta após alguns dias e, logo depois, você já estará com a sua casa!

Se estiver negativado, o banco não autorizará essa transação e optará por não dar prosseguimento com o financiamento. Nesses casos, tente limpar seu nome antes de iniciar o processo de compra do seu apartamento. Os financiamentos não podem comprometer mais do que 30% da sua renda bruta familiar, então se o valor do imóvel for muito alto, você pode ser recusado.

Como solicitar um financiamento pela Caixa?

O processo para financiar um apartamento com a Caixa não é diferente, mas você pode realizar pela internet seguindo algumas etapas. São elas:

  1. Acessar o site e realizar uma simulação;
  2. Aguardar a análise de crédito do banco;
  3. Com a aprovação, o imóvel que será comprado passará por uma vistoria
  4. Após a vistoria, você e a Caixa assinam o contrato; e
  5. Você começa a pagar as parcelas.

Você pode iniciar o processo de financiamento do seu apartamento direto da sua casa, afinal, é possível acompanhar as etapas de simulação e análise pela página da Caixa. Com tudo aprovado, na hora de assinar o contrato, você precisará apresentar alguns documentos pessoais e outros relativos a sua futura casa:

  • Documentos como RG e CNH;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de Inteiro teor da matrícula do imóvel; e
  • Dependendo do caso, será solicitado sua carteira de trabalho ou holerite atualizado.

O que está incluído na parcela do meu financiamento?

Todo o financiamento cobra juros e infelizmente eles podem pesar na hora da contratação do crédito. Nesse sentido, dentro das parcelas, você estará pagando por dois tipos de encargos, sendo eles os chamados encargos principais e encargos de acessórios.

No encargo principal se enquadram os seguintes componentes:

  • Parcela de amortização; e
  • Parcela de juros mensais.

Nos encargos acessórios estão incluídos:

  • Taxa de administração;
  • Seguro de morte;
  • Seguro de invalidez permanente; e
  • Danos físicos ao imóvel.

Esses pequenos detalhes fazem total diferença no valor final do seu financiamento, por isso é tão importante estar atento a eles. Esses encargos podem variar de acordo com o tipo de negociação realizada. Por isso, peça para ter acesso a todas essas informações, pois tudo isso será atrelado às parcelas do seu financiamento. 

Quais as vantagens de realizar o financiamento na Caixa?

Como dissemos no início desse artigo, financiar um apartamento pela Caixa conta com algumas vantagens. E, antes de tudo, elas serão um fator importante para sua decisão na escolha da melhor instituição financeira para comprar seu imóvel.

Prazos acessíveis

O financiamento de imóvel pela Caixa consegue te fornecer até 35 anos para o pagamento total da casa e ainda consegue financiar 90% do valor total do seu apartamento. Essa facilidade é refletida nas parcelas do imóvel que podem ser mais acessíveis ao seu bolso, fazendo que você possa pagar pelo apartamento sem apertos!

Negociação mais prática

Você pode realizar o processo inicial para conseguir seu financiamento pela internet. Ao mesmo tempo, a Caixa utiliza o SFH, Sistema de Habitação Financeiro, que acelera todo o processo de procura e te garante uma nova casa em ótimas condições!

Possibilidade de utilização do FGTS

Se você quer utilizar o seu FGTS, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para amortizar algumas parcelas ou até o valor de entrada, na Caixa é possível! Alguns bancos não aceitam esse dinheiro que está guardado como um meio de pagamento, mas com ao comprar o seu apartamento pela Caixa Econômica Federal, o FGTS pode ser um grande aliado para financiar seu imóvel mais rápido.

Juros

Os financiamentos cobram juros, mas com a Caixa você tem acesso a uma das menores taxas de juros do mercado. Em alguns casos, ela parte de apenas 5% ao ano, mas isso pode variar de acordo com o tipo de financiamento e qual bem está sendo financiado.

Atraso nas prestações 

Se por algum motivo você acabou atrasando o pagamento das parcelas, fique calmo! A Caixa disponibiliza uma pausa nos pagamentos das parcelas do seu financiamento, podendo ser de 1 mês ou até de 6 a 12 meses. Essa vantagem será disponível apenas para quem realizou o pagamento das últimas 11 prestações sem atraso. Além disso, pelo aplicativo do banco, é possível alterar a data do vencimento e ainda negociar o pagamento parcial das parcelas. 

Conseguir um apartamento financiado pela Caixa pode ser a melhor escolha para o seu bolso! Então faça uma simulação, entre em contato com o banco e fique mais perto de comprar a sua casa sem passar apertos!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.