Início » Financiamento » Financiamento de veículos: o que você precisa saber para fazer o seu

Financiamento de veículos: o que você precisa saber para fazer o seu

financiamento de veículos

Embora seja um sonho de muitos, a maioria das pessoas não possui dinheiro em caixa para comprar um veículo à vista. Portanto, a maneira mais tradicional de viabilizar aquisição de um automóvel no Brasil é por meio de um financiamento de veículos. É o que possibilita a qualquer um o prazer de sentir aquele cheirinho que só carro novo tem.

Por isso, quando o assunto é a compra do primeiro carro ou a troca para um mais novo, é comum surgirem muitas dúvidas sobre os procedimentos e a documentação necessária para esta operação. Por isso, apresentamos a seguir dicas sobre como financiar um veículo para quem quer conquistar mais facilmente este sonho.

Acompanhe e boa leitura!

Como funciona o financiamento de veículos?

O financiamento de veículos é basicamente uma operação de empréstimo. Funciona assim:

  • A financeira ou banco paga o carro à vista, em seu nome, para a concessionária de veículos. A financeira parcela esse valor, acrescido de juros, para você quitá-los em parcelas mensais.
  • Essas taxas aumentam de acordo com o número de mensalidades. Ou seja, se você escolher pagar em menos tempo, pagará taxas menores. Se escolher pagar em um período mais longo, o valor ter inserção de juros maiores.
  • Quanto menor o valor financiado, melhores condições o consumidor tende a conseguir. Então, para que isso aconteça, a dica é tentar dar um bom valor de entrada e escolher um automóvel com preço condizente com o que pode pagar.
  • Muitas financeiras não aceitam emprestar o valor integral do veículo. Isso significa que você precisa dar pelo menos uma parcela na entrada. 
  • Depois que o financiamento é efetuado, o carro é registrado em seu CPF. Porém, a instituição financeira continua tendo a posse desse automóvel, que s só passará a ser seu assim que terminar de pagar todas as parcelas. Caso o comprador pare de pagar essa mensalidade, o banco fica com o veículo.

Como realizar um financiamento de veículos?

Decidiu que é hora de realizar o financiamento de um veículo? É hora de saber os trâmites que precisa seguir. Preparamos um passo a passo para te ajudar a entende o processo e comprar seu carro da maneira mais vantajosa. Confira!

1. Vasculhe o mercado

A regra é controlar o impulso de compra. Não tenha pressa e pesquise bastante não só o melhor veículo para sua realidade, mas também a financeira em que pretende conseguir o empréstimo. Em ambos os casos, existem muitas opções e você deve focar na melhor combinação.

A principal dica é buscar empresas com reputação e qualidade reconhecidas. Muitas pessoas fazem negócio ou contratam serviços de empresas com posturas duvidosas e isso pode acabar arruinando seu sonho. Por isso, a pesquisa pode até dar trabalho e levar mais tempo, mas é o que reduz as chances de arrependimento e dor de cabeça.

2. Faça um comparativo entre os financiamentos

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher a instituição de quem você vai receber um empréstimo. Faça uma lista de cada uma anotando as seguintes informações:

  • O valor máximo que a instituição pode me financiar;
  • O número máximo de parcelas que posso conseguir;
  • Taxa de juros que eu vou pagar.

Colocando essas informações na balança, é possível ter mais confiança de que está fazendo a melhor escolha para você e para o seu bolso. Preste atenção em outro ponto: não são somente os bancos podem financiar um carro. Existem outras instituições no mercado específicas para esse tipo de empréstimo e que muitas vezes acabam sendo mais vantajosas.

Uma boa dica é buscar apoio em locais onde você tem boa reputação. Por exemplo, visite sua agência bancária e fale com seu gerente. Se sua conta já existir há alguns anos, tiver um pacote razoável de produtos (como cartão de crédito) e for bem movimentada, sem histórico de inadimplência, suas chances de conseguir um financiamento aumentam por causa desses aspectos positivos.

3. Teste todas as possibilidades de financiamento de veículos

Existem ferramentas onde você pode simular seu financiamento para ter uma ideia do valor final. Essas ferramentas são muito úteis para ajudar a bater o martelo na decisão final.

Com uma calculadora financeira, é possível conferir o valor das parcelas e o valor final. Porém, se você não tem muita familiaridade com ferramentas de contabilidade, pode utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central, que também ajuda a chegar nesses resultados. Além disso, geralmente os sites de bancos e financeiras também fazem simulações. Há ainda outra possibilidade: você pode buscar por “calculadora de financiamento” na sua ferramenta de busca preferida.

4. Providencie a documentação

Depois, quando você já sabe o carro que quer e já tem em mente a instituição financeira que vai te ajudar a consegui-lo, é hora de reunir a papelada para dar entrada no pedido de empréstimo. Geralmente os documentos necessários para realizar os trâmites do financiamento de um veículo são:

  • Documento de identificação — O documento deve ter os números de RG e CPF podendo ser o RG ou a carteira de motorista;
  • Comprovantes de renda — A dica é separar pelo menos os 3 últimos meses de extratos ou holerites;
  • Comprovante de residência — Este pode ser uma conta de água, luz, telefone, internet ou outro. Não esqueça que o comprovante precisa estar em seu nome.

5. Execute seu plano

Com tudo na mão, é só ir até a concessionária, entregar e assinar a documentação necessária, e sair dirigindo a sua mais nova conquista! Para que, ao fazer um financiamento de veículo, sua experiência tenha somente pontos positivos, no cálculo das parcelas leve em conta os seus gastos mensais atuais.

Tendo estes valores na ponta do lápis, considere também todos os outros gastos que vêm junto com a aquisição de um veículo. A lista inclui pagamento de IPVA, de seguro, combustível e manutenção em geral, como trocas de óleo, pneus e eventuais defeitos que todo veículo apresenta com o uso.

Conclusão

As opções de financiamento de veículos são recursos acessíveis para todos que desejam conquistar o sonho do carro próprio. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, é hora de começar a sua pesquisa para encontrar o financiamento mais adequado ao seu bolso! Boa sorte!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.