Início » Financiamento » Quitar financiamento? Entenda como aqui!

Quitar financiamento? Entenda como aqui!

Mulher mexendo em notebook, em processo de quitar o financiamento

Conseguir um financiamento é uma boa alternativa para quem precisa de dinheiro rápido ou quer adquirir algum bem muito desejado. No meio do pagamento das parcelas, algumas pessoas podem preferir quitar o financiamento antes do prazo, mas será que vale a pena quitar essa dívida antecipadamente? Venha descobrir!

Posso quitar meu financiamento antes do prazo?

É comum que muitos financiamentos levem anos para serem totalmente quitados, mas caso haja a possibilidade de poder pagar as parcelas antes do prazo, posso aproveitar? Quitar o seu financiamento com antecedência é uma ótima possibilidade de se livrar da dívida e os bancos são obrigados a acatar com a antecipação das suas parcelas caso você solicite.

Esse direito está garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, então sim, você pode e deve aproveitar a oportunidade de quitar o seu financiamento o quanto antes. Além disso, ao adiantar as parcelas do financiamento, você deve receber um desconto no juros proporcional ao tempo de antecipação. Essa possibilidade deixa as parcelas bem mais baratas e pode ser ainda mais vantajoso para você!

Mas fique atento: para os financiamentos realizados antes de 2007, os trâmites podem ser mais burocráticos pois há a possibilidade de pagamento de alguma tarifa. Por isso, verifique seu contrato e entre em contato com a instituição para saber mais.

Como fazer a solicitação?

Para conseguir quitar seu financiamento antes do prazo acordado, você precisa entrar em contato com a instituição financeira responsável pela operação. Converse sobre os descontos e a renegociação de sua dívida. Também informe como irá quitar essas parcelas adiantadas, pois se o pagamento for à vista o banco te mandará um boleto com o valor a ser pago.

Existe algum cálculo para quitar o financiamento?

Antes de contatar o banco para solicitar a antecipação das parcelas do seu financiamento, é ideal que você analise sua situação financeira e avalie quais as melhores condições de financiamento de acordo com a sua realidade. Para te ajudar nesse processo, você pode consultar a calculadora de quitação antecipada. 

O cálculo que envolve essa metodologia leva em conta o Custo Efetivo total do financiamento, o CET, junto com a rentabilidade anual líquida do investimento em que a quantia está ou poderia estar aplicada. Dessa maneira, caso o CET seja maior que a taxa de aplicação, é aconselhável quitar antecipadamente seu financiamento.

Se ainda ficou confuso, não se preocupe! Sites confiáveis como o do Ministério Público de Santa Catarina disponibilizam gratuitamente essa ferramenta. Você entra no site, preenche os campos solicitados e recebe o resultado na hora! Contudo, se ao preencher os dados você ainda ficar com dúvidas, basta passar o mouse pelo campo a ser preenchido e você tem acesso a um pequeno resumo sobre qual valor deve adicionar no espaço em branco.

Lembre-se, no cálculo do CET há adição de todas as taxas e encargos presentes no financiamento, como:

  • Taxa referencial;
  • Juros;
  • Taxa de administração; e
  • Seguros obrigatórios.

Como quitar meu financiamento antecipadamente?

Atualmente é possível conseguir quitar o seu financiamento antecipadamente sem passar por grandes apertos. Duas formas simples de conseguir pagar as parcelas são:

  • Ordem direta: Nesse caso você paga duas parcelas próximas e o desconto é dado conforme as condições oferecidas pela credora. Por exemplo: pagar as parcelas de abril, maio e junho de uma vez só.
  • Ordem Inversa: Como o nome sugere, a realização do pagamento ocorre de trás para frente, começando com a última parcela. Você pagaria as parcelas de forma decrescente, por exemplo, quitando a última, penúltima, antepenúltima e assim sucessivamente.

Caso o seu financiamento seja imobiliário, é importante que após quitar todas as parcelas, você vá ao Cartório de Registro de Imóveis registrar o termo de quitação. Esse documento é emitido pela credora responsável pelo financiamento após o pagamento e isso garante ao governo que a sua dívida está finalizada e o imóvel não possui mais nenhuma alienação fiduciária.

Uma dica importante é que você se organize financeiramente para conseguir quitar sua dívida sem comprometer seu orçamento pessoal. Portanto, se você tem a possibilidade de pagar antecipadamente, fique atento em alguns pontos importantes:

  • Faça um planejamento financeiro;
  • Analise todas as taxas e juros;
  • Conheça os descontos e possíveis tarifas que envolvem seu financiamento;
  • Entre em contato com a instituição financeira para consultar as condições caso o pagamento seja à vista; e
  • Pense na possibilidade de investir essa quantia se a quitação não for proveitosa para você.

Tenho benefícios ao reduzir o prazo de pagamento?

Além do alívio emocional, ao quitar seu financiamento antecipadamente você tem acesso a algumas vantagens que são garantidas por lei e outras que podem ser oferecidas pela instituição financeira que realiza a operação. Veja a seguir alguns benefícios desse tipo de negociação:

  • Descontos sobre o juros garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor de acordo com o artigo 52;
  • Não cobrança da taxa de administração e seguro;
  • Possibilidade de utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para antecipação das parcelas;
  • Amortização do valor; e
  • Diminuição das prestações e do tempo da dívida.

Conclusão

Quitar o financiamento é um grande passo para se livrar de uma dívida grande que muitas vezes pode fazer diferença no orçamento final. Dessa maneira, antecipar as parcelas para diminuir o prazo e conseguir juros menores são ótimos motivos para pensar em adiantar a quitação da dívida.

Mas, para evitar problemas financeiros, analise e avalie se essa possibilidade de quitação pode te trazer benefícios. Antes de negociar essa possibilidade com a instituição financeira, primeiramente realize o cálculo para quitação de financiamento antecipadamente e veja se essa alternativa é viável a sua realidade.

Então, agora que você já sabe que pode quitar o seu financiamento antes do esperado, entre em contato com o seu banco e aproveite!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: