Início » Gestão Financeira » Aprenda a economizar dinheiro de forma simples e eficaz

Aprenda a economizar dinheiro de forma simples e eficaz

Economizar dinheiro é o que move muita gente na busca por uma relação mais saudável com o dinheiro

Saber economizar dinheiro é a chave para estar mais perto dos seus maiores sonhos. Infelizmente, essa não é uma tarefa fácil, mas existem pequenas atitudes que podem ajudar a poupar uma boa quantia e não passar vontade. Quer saber como economizar dinheiro de forma simples e eficaz? Acompanhe esse artigo!

Como começar a economizar dinheiro

A maior dificuldade de poupar dinheiro é conseguir ter autocontrole e paciência. Essas habilidades não são adquiridas da noite para o dia, por isso, é importante começar a economizar desde cedo.

Planejamento

O primeiro passo para começar a economizar dinheiro e passar a ter uma boa relação com as finanças é iniciar um planejamento financeiro pessoal e familiar. Esse planejamento será o seu melhor amigo quando o assunto for economia do orçamento.

Um planejamento financeiro consiste em anotar os seus gastos, ganhos e quaisquer outras dívidas que estão em aberto. Mesmo que seja cansativo tomar nota de todos os gastos, é essa prática que te dirá como está sua vida financeira e como melhorar seu relacionamento com o dinheiro.

Separe as contas entre os gastos fixos, variáveis e não essenciais, anote os valores e o que cada um deles correspondem. Você pode depositar essas informações em um caderno, planilha ou aplicativo.

É ideal ter esses números sempre disponíveis para consulta, por isso é muito mais prático anotar seus gastos em aplicativos especializados para o controle de finanças. Quer conhecer as melhores opções? Leia nosso artigo sobre os 5 melhores aplicativos de finanças disponíveis atualmente!

É importante lembrar que, antes de começar a economizar dinheiro, se você tiver alguma dívida, ela é a sua prioridade. Você precisa se manter sem nenhuma pendência em operadoras de cartões de crédito, bancos ou qualquer tipo de credora.

Se a dívida estiver muito alta, tente negociar o valor. Diversas empresas aceitam fazer acordos com os clientes. Em comum consenso, você e a empresa conversam para que aquela conta seja paga e o seu nome saia dos órgãos de proteção de crédito, deixando de estar negativado.

Fica mais fácil estimular o hábito de economizar dinheiro quando se tem metas e objetivos a serem alcançados. Na hora de criar o seu planejamento, estabeleça uma data para conseguir uma determinada quantia e, aos poucos, alcançar os valores estabelecidos.

Reserva de emergência

Com os gastos anotados e as dívidas quitadas, chegou a hora de pensar em como economizar dinheiro. Juntamente com o planejamento, a criação de uma reserva de emergência mudará sua relação com suas economias e será de grande ajuda caso ocorra algum imprevisto.

Para esse fundo você pode direcionar 15% da sua renda total. Mas, se essa quantia ficar muito pesada, diminua a porcentagem e não deixe de separar esse valor na hora do planejamento do mês!

Como economizar dinheiro dentro de casa

Como dissemos, o ato de economizar dinheiro pode começar dentro de casa e de maneira simples e eficaz. Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas para manter o orçamento dentro do previsto e ainda poupar uma boa quantidade de dinheiro. Veja!

Evite deliverys

Os serviços de entrega se popularizaram e agora até as regiões mais distantes dos centros já são atendidas pelo delivery. Infelizmente esse serviço pode ser um vilão para quem quer economizar dinheiro, já que por ser acessível, o gasto com esse tipo de compra pode extrapolar o planejado.

Uma dica para que você não caia na tentação de pedir uma comida é apagar os apps do celular, começar a cozinhar pratos diferentes durante os dias mais tranquilos e, caso não consiga parar de vez, diminua gradativamente a quantidade de pedidos por mês.

Economize água e energia

Ficar no chuveiro por muito tempo, escovar os dentes com a torneira aberta, deixar uma luz acesa sem ninguém no cômodo são práticas que atrapalham a missão de economizar dinheiro. Desse modo, fale com os seus familiares e se policie sobre esses detalhes importantes para manter o valor da conta controlado.

Troque pacotes de internet e TV

Serviços como o de telefonia e de televisão por assinatura sempre passam por revisão de preços, aumentando consideravelmente após certo período. Nesse momento, avalie a necessidade deles e entre em contato para diminuir o seu pacote de canais ou internet.

Como economizar fora de casa

Mesmo que as vontades e desejos possam ser mais controladas dentro de casa, ao entrar em contato com certos tipos de serviço a caminho do trabalho, a vontade começa a ser despertada e nos leva a realizar compras impensadas.

Felizmente, para isso também existe solução! Veja a seguir como economizar dinheiro fora de casa e não sofrer com a falta de verba no final do mês para quitar as dívidas.

Leve marmita para o trabalho

Comprar comida todos os dias é um grande gasto que você pode evitar. Ao optar por fazer marmitas, você economiza uma boa quantia e destina esse dinheiro para o seus objetivos que estão anotados no seu planejamento.

Muitas pessoas não gostam ou não podem cozinhar todos os dias, mas com esse hábito é possível também começar ter uma alimentação mais saudável e colorida. Por isso, para não ficar todos os dias na cozinha, você pode preparar as marmitas no final de semana e deixá-las no congelador.

Evite utilizar serviços de transporte por aplicativo

Depender do transporte público pode ser cansativo e exaustivo, mas é uma forma de economia também. Ao solicitar um carro por aplicativo, ainda que seja mais confortável, talvez o preço fique mais elevado. Essas pequenas ações, quando somadas, podem espantar pelo alto valor investido. Por isso, evite o serviço de transporte por aplicativo o quanto puder.

Controle suas emoções

A maioria das compras podem ser caracterizadas como compulsivas. Esse tipo de gasto ocorre quando você está mais influenciável e acaba comprando um item que não é tão necessário naquele momento.

Ofertas e cupons que chegam por e-mail são gatilhos para acionar o seu lado consumista, o que é péssimo para quem precisa economizar dinheiro. Ter controle emocional e refletir sobre essa compra são ótimas chaves para não cair na vontade e se manter fiel ao seu planejamento.

Tenho dificuldades em economizar dinheiro, e agora?

Sabemos que evitar os excessos e guardar uma boa quantia para realizar os sonhos não é tão fácil assim. Apesar de ter vários métodos, a prática é muito diferente e se manter no planejamento durante a rotina é mais difícil do que parece.

Visando te auxiliar a economizar e juntar dinheiro para comprar um bem de alto valor, nasceram os consórcios. Esse tipo de crédito pode ser uma ótima saída para você conseguir realizar um sonho e ter controle dos gastos.

Operando como uma poupança em conjunto e considerado um investimento a longo prazo, consorciar um bem ou serviço é simples, fácil e acessível para o seu bolso. Para entender como funciona essa modalidade de crédito, leia nossos artigos sobre consórcio e realize uma simulação com o nosso time!

Economizar dinheiro não é impossível! Se for para realizar um sonho antigo, fica ainda mais simples de cortar gastos e administrar as finanças. Agora que você já sabe como começar a poupar, inicie seu planejamento e atinja seus objetivos!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: