Início » Gestão Financeira » Investir online: formas e cuidados para começar

Investir online: formas e cuidados para começar

mulher segurando um celular visto de cima e com gráficos na tela

A tecnologia trouxe uma série de facilidades para a nossa vida cotidiana: trabalhamos, estudamos e nos comunicamos eficientemente, e até controlamos o próprio dinheiro. O que nem todos sabem é que é possível investir online com segurança e obter bons ganhos com isso.

Se isso parece muito novo ou arriscado para você, leia este artigo e conheça todas as opções para fazer a sua grana render com a ajuda da internet. 

Quais são as vantagens de investir online?

Certamente você já percebeu como é mais fácil resolver as coisas de casa pela internet. Porém, vamos destacar três pontos importantes que fazem toda a diferença entre investir online e presencialmente.

Mais comodidade

Você precisa apenas de um computador ou smartphone, e uma boa conexão com a internet. A partir disso, você pode aplicar o dinheiro do sofá da sua casa, com tranquilidade para comparar as opções viáveis, fazer cálculos e planejamentos.

Além disso, o ambiente online traz uma boa flexibilidade de horário, para que você aproveite aquela noite de insônia ou uma pausa após o almoço para cuidar das suas finanças.

Menos burocracia

O atendimento em bancos é algo cansativo e frustrante. Geralmente é preciso enfrentar filas, passar pela desagradável porta detectora de metais, assinar papéis… algumas horas são perdidas nessa tarefa, mesmo que a agência fique perto da sua casa e o gerente ofereça um excelente suporte.

Com os canais digitais, nada disso é necessário. Os documentos podem ser enviados por fotos tiradas do próprio celular, e a resposta é bem mais rápida, oferecendo uma experiência diferenciada e que vem cativando cada vez mais os clientes.

Maior mobilidade

Do trabalho, de casa, de outra cidade e até de outro país! Os investimentos online podem ser acompanhados de qualquer lugar, aumentando o seu controle sobre as operações e liberando você para viagens.

Quer levar uma vida nômade? Essa é a solução ideal, com garantia de segurança e rapidez nas transações.

Como investir online?

Separamos 3 canais principais para que você invista à distância, aproveitando ao máximo os recursos que a tecnologia proporciona.

Internet Banking

São chamadas de Internet Banking as plataformas online de bancos, nas quais é possível fazer movimentações na sua conta corrente e aplicar em investimentos.

Boa parte dos bancos possuem áreas especiais nos sites, nas quais reúnem todas as opções de investimento disponíveis, para que o cliente não precise ir pessoalmente a uma agência.

Infelizmente, as aplicações pela internet não são prioridade para essas empresas, que acabam limitando muito as opções.

Home Broker

O Home Broker faz a conexão entre os usuários e a bolsa de valores, permitindo o investimento em diversas opções de aplicação. Isso facilita muito a vida de quem aposta nesses ativos, afinal, antes era preciso entrar em contato com uma corretora para a compra e venda de papéis.

Para isso, basta abrir uma conta em uma corretora de confiança, consultar as opções, fazer a transferência do valor para a conta e fazer a transação dos títulos.

Como resultado, a principal vantagem que o Home Broker oferece é a ampla variedade de produtos, além de taxas de administração bastante competitivas.

Os investidores também podem aproveitar os conteúdos educacionais disponibilizados no site ou canal do Youtube dessas empresas, aprendendo melhor a investir online ou a organizar as finanças.

Equity crowdfunding

As startups vem se destacando e algumas atingiram grandes patamares de reconhecimento pelo público e pelo mercado, como Uber e Airbnb. São empresas privadas e inovadoras, que possuem modelos de negócio altamente escaláveis e, por isso, chamam muito a atenção do mercado.

Para quem tem interesse em investir em startups pela internet, é preciso entrar em uma plataforma de equity crowdfunding. Isso porque essas plataformas são formadas por empresas aprovadas oficialmente pela Comissão de Valores Mobiliários, e que não estão disponíveis na Bolsa de Valores.

Investir em equity crowdfunding pode trazer um excelente ganho, mas são opções de baixa liquidez e alto risco. Contudo, quando dão retorno, é em um prazo bem longo, e não possuem a garantia do FGC.

Como investir online com segurança?

O maior obstáculo de quem quer começar a mexer no seu dinheiro pelo celular ou pelo computador é o risco de roubo de dados. Afinal, quem pode garantir que não haverá desvio dos valores, ou que não ocorrerá o uso indevido dos dados pessoais?

Alcançamos um ganho tão grande em relação à inteligência sobre tecnologia, que os aplicativos e sites oferecem várias camadas de proteção. Porém, algumas práticas podem ser adotadas para aumentar a segurança dos dados, como por exemplo:

  • manter firewalls e antivírus atualizados;
  • não usar aparelhos de terceiros para movimentações financeiras;
  • evitar redes wifi públicas;
  • ignore e-mails, mensagens e ligações pedindo atualização de dados;
  • não clicar em links suspeitos;
  • instale as proteções fornecidas pelo seu banco;
  • evitar senhas muito simples ou óbvias, como data de nascimento;
  • mantenha o sistema operacional em dia.

Procure sempre digitar o nome do banco ou da corretora no navegador, e busque por certificados de segurança no rodapé do site.

Além disso, é importante conhecer mais sobre a instituição na qual os investimentos serão feitos, buscando empresas de nome forte no mercado e que tenham uma relação de confiança com os clientes.

É possível obter ajuda?

Se você está convencido que investir online é uma boa e lida facilmente com aparelhos e apps, mas não sabe como trabalhar uma boa carteira de ativos, vale contar com a ajuda de consultores especializados.

Há diversas empresas e profissionais que podem ajudar nisso, dando alguns direcionamentos e explicando melhor como funciona cada aplicação. Esses profissionais possuem um bom conhecimento de mercado, mas não devem estar ligados a nenhum banco específico.

Na internet também há muito conteúdo útil que pode ajudar a entender melhor como funciona o mundo dos investimentos e qual a melhor alternativa para você.

Aqui no blog da Zelas Finanças, trazemos conteúdos não só ensinando sobre como investir online, mas diversos aspectos relacionados ao seu dinheiro que irão ajudar na sua administração pessoal e na construção do patrimônio.

Vale lembrar que nosso conteúdo é imparcial, então traremos informações confiáveis e transparentes por aqui! Não deixe de acompanhar!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: