Início » Gestão Financeira » Como investir na aposentadoria sem precisar de uma previdência

Como investir na aposentadoria sem precisar de uma previdência

investir para a aposentadoria garante uma vida mais feliz

Se aposentar é um dos grandes objetivos de muitos trabalhadores brasileiros. É comum que as pessoas conheçam apenas as previdências sociais e privadas para recorrer e assim conseguir ter um futuro mais tranquilo com a sua família. Mas, você pode começar a investir na sua aposentadoria hoje! Venha conhecer as melhores opções de investimento para fazer o seu dinheiro render mais!

Vamos te mostrar a importância de começar a poupar seu dinheiro e alcançar sua aposentadoria mais cedo!

Por que me preocupar com a aposentadoria?

A aposentadoria precisa ser pensada desde cedo. Ainda que você seja jovem, se preocupar com o futuro diz muito sobre a sua vida financeira. É ideal que todo o planejamento seja feito com anos de antecedência, principalmente se tratando da sua aposentadoria, pois o valor que você receberá do INSS é bem menor do que pensa. Não é atoa que vários aposentados continuam trabalhando e buscando uma forma de aumentar sua renda.

Com os avanços tecnológicos e medicinais, o brasileiro está aumentando sua expectativa de vida. Porém, contar com o benefício do governo pode não ser a melhor saída para quem busca conforto quando parar de trabalhar. Comece a pensar no seu futuro hoje para aproveitar ainda mais todas as vantagens de uma vida mais tranquila.

O que é a previdência?

Quando pensamos em nos aposentar, a primeira coisa que vem à cabeça é a previdência. E ela se divide em dois segmentos: social e privada. A previdência social é um direito por lei e sua função é garantir aos trabalhadores segurados uma renda quando eles se tornarem aposentados. Já a previdência privada pode ser entendida como facultativa e serve como um complemento à renda oferecida aos trabalhadores pelo INSS.

Ambos os modelos de previdência possuem suas vantagens e desvantagens, mas com as recentes reformas trabalhistas, esperar pelo benefício da previdência talvez não seja a melhor escolha. Por isso, você pode começar a investir em sua aposentadoria desde já e assim ter mais segurança financeira para o seu futuro e o futuro de sua família!

Como começar a planejar minha aposentadoria?

Como já dissemos, quanto antes começar a investir em sua aposentadoria, melhor! Planejar a aposentadoria é o primeiro passo para começar a entender qual será o seu futuro. Nesse momento, considere as seguintes pontos:

  • Quantos por cento de sua renda atual pode ser poupado;
  • Quantos anos faltam para que você alcance sua aposentadoria;
  • Qual o valor da renda que deseja ter ao se aposentar; e
  • Com qual idade você quer se aposentar.

As informações coletadas te ajudarão a definir seu plano de investimento e a organização do seu orçamento pessoal. Dentro disso, comece a se atentar a vários outros fatores importantes para o seu futuro e reflita sobre sua aposentadoria.

Saiba seu padrão de vida

Todo planejamento visa o futuro. Com isso, é fundamental possuir metas e objetivos também para a sua aposentadoria. Determine qual será o seu padrão de vida, calcule quanto deve poupar agora para conseguir a quantia desejada. Você pode traçar um plano para acumular o valor por investimentos, mas, nesse caso também pense quanto do seu orçamento será destinado para investir. 

Não se esqueça que, ao planejar sua aposentadoria, você está criando um plano de ação a longo prazo, isso significa que só poderá alcançar certos objetivos e ver as consequências positivas desse plano daqui a alguns anos.

Cultive o hábito de poupar

Dependendo da sua rotina financeira, começar a poupar pode ser um grande desafio. Felizmente, você pode iniciar sua poupança com uma quantia pequena ou mudando certas atividades. Por exemplo, poupe a quantidade de energia gasta por mês, isso fará diferença na conta no final do mês, ou até elimine as despesas supérfluas e, pouco a pouco, comece a cultivar o hábito de poupar.

É essencial que esse dinheiro poupado tenha um destino certo, por isso é importante que você inicie um planejamento pessoal. Antes de pensar na aposentadoria, quite suas dívidas, crie uma reserva de emergência e anote todos os seus gastos e ganhos. O ato de poupar para aposentadoria só poderá ser efetivo quando você se organizar financeiramente.

Planeje a compra de um imóvel

Comprar uma casa é um grande investimento e indicar isso após falarmos sobre a importância de poupar parece confuso. Mas, ter um imóvel próprio traz mais estabilidade para sua vida futura. A aposentadoria é um plano de longo prazo, então pensar em comprar uma casa no meio do processo pode ser vantajoso e ajuda a diminuir alguns custos.

Pense que a casa própria é um conforto para você e sua família e, quanto mais cedo se organizar, fica mais fácil de realizar esse objetivo. Em casos emergenciais, você pode conseguir uma boa quantia com a venda do imóvel.

Comece a investir

Infelizmente é muito difícil conseguir juntar uma boa quantia para aposentadoria apenas economizando seu salário. Para adquirir uma boa rentabilidade e até fazer o seu dinheiro trabalhar para você, é interessante iniciar sua jornada com os investimentos de longo prazo. Atualmente, o mercado de ações está repleto de opções de investimento que cabem no seu bolso e podem ser de grande vantagem para sua aposentadoria.

Qual a melhor forma de investir na aposentadoria?

Quando se fala de investimentos para a aposentadoria, você pode pensar que as melhores opções são aquelas a longo prazo, mas isso pode variar de acordo com a sua realidade e seu planejamento pessoal. Você deve pensar nos seguintes fatores:

  • Qual a sua disposição a riscos
  • Com qual idade irá se aposentar
  • Qual o valor que estará disponível para investir
  • Quais as suas necessidades na aposentadoria, entre outros.

Esses motivos nortearão seu perfil de investidor e ainda te ajudarão a encontrar qual o melhor investimento para sua situação e seus desejos. Veja a seguir algumas opções que são vantajosas para quem quer começar a investir na aposentadoria!

Investimento em ações

Ao optar por investir em ações, você precisa estar ciente que esse tipo de negociação possui riscos consideráveis relacionados ao seu dinheiro. Em contrapartida, as ações tendem a ser mais rentáveis e você pode ter ganhos mais significativos quando comparado com os investimentos de renda fixa.

Tesouro Direto

Extremamente seguro e quase sem riscos, com o Tesouro Direto você tem acesso a diversos títulos públicos como Tesouro Selic, IPCA e títulos pré e pós-fixados. Boa parte dos títulos só poderão liberar a renda apenas em 2035 ou posterior. Até essa data, seu dinheiro continuará rendendo podendo te garantir uma boa quantia no momento do resgate.

CDB

Os Certificados de Depósitos Bancários são ótimos para quem quer investir na aposentadoria sem perder rentabilidade e ainda conseguir mais segurança. É possível receber um bom valor de renda mesmo investindo pouco. Recomenda-se realizar esse tipo de investimento com bancos menores, pois eles podem oferecer taxas de rentabilidade maiores do que os bancos grandes.

Investir na aposentadoria não é tão difícil e você pode começar hoje mesmo! Crie seu planejamento e aproveite as oportunidades de investimento!

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: