Início » Gestão Financeira » O que é carteira digital e como usar?

O que é carteira digital e como usar?

Pessoa aproximando o celular de uma máquina para efetuar um pagamento com carteira digital

Ao longo do tempo nossas relações com as formas de pagamento foram se modernizando e, com tantas novidades, nunca foi tão prático realizar transações financeiras. Mas, você sabia que é possível pagar suas compras sem precisar de cartão? Esse artigo vai te explicar o que é carteira digital e como utilizá-la em sua rotina!

O que é carteira digital?

Com o surgimento do cartão de crédito, várias pessoas conseguiram ter mais poder de compra e puderam adquirir os produtos que sonhavam de uma forma prática e simples. A opção de parcelamento, no entanto, foi uma das grandes vantagens para os clientes que faziam seus cartões.

Atualmente, os cartões de crédito estão dando lugar para as carteiras digitais ou e-wallets, que trazem enormes facilidades para as transações financeiras. Com a carteira digital, você consegue realizar pagamentos e operações financeiras utilizando o seu smartphone ou qualquer dispositivo móvel.

Muitas pessoas possuem um grande receio de começar a usar as e-wallets, pois temem que os seus dados sejam expostos. O ambiente digital da carteira é totalmente seguro, todas as suas informações ficam criptografadas no sistema e só são acessadas quando você realiza alguma compra.

Como posso usar a carteira digital no meu dia-a-dia?

Imagine que você tenha um compromisso importante e, por conta da ansiedade, esqueça sua carteira em casa. Caso tenha cadastrado seus cartões em sua carteira digital, você conseguirá comprar seu almoço ou qualquer outro produto utilizando seu dispositivo.

Grande parte das compras realizadas pela carteira digital funciona pelo QR Code, via bluetooth ou por NFC, Near Field Communication. Com o NFC,as transações podem ser aprovadas apenas com a aproximação entre dois dispositivos, por exemplo, seu smartphone e a maquininha do estabelecimento.

Quais as vantagens de usar a carteira digital?

A maior vantagem nesse processo é a simplificação do pagamento. Não precisar do cartão físico e não precisar cadastrar as informações no site da empresa economizam tempo e descomplicam ainda mais a metodologia de pagamento.

Além disso, você tem mais segurança já que não precisa apresentar o cartão na hora da compra, evitando que os seus dados sejam clonados. Com a criptografia e a biometria, tudo fica mais protegido e suas informações não correm risco de saírem do seu dispositivo.

Muitas empresas estão incentivando o uso das carteiras digitais por meio de parcerias com outras marcas, permitindo oferecer descontos em produtos ou serviços que forem pagos pelo processo digital. Uma das maiores novidades foram os cashbacks. Cashbacks são nada mais do que a mecânica de devolver uma parcela do valor da compra caso a carteira digital seja utilizada como meio de pagamento na transação. 

Quais as melhores carteiras digitais?

No Brasil, o sistema de pagamento pelas carteiras digitais vem se popularizando e por isso a chance de você ter ouvido falar de algumas delas é grande. Por isso, vamos te mostrar as  4 principais e-wallets atualmente.

PicPay

O PicPay é uma carteira digital completa. Sem taxa de anuidade no cartão, ele disponibiliza  para seus clientes transações com cashback. É possível pagar contas, realizar transferência e os seus recursos podem ter rentabilidade de até 100% do CDI

No próprio app, é possível saber quais estabelecimentos utilizam a carteira digital. Você pode criar uma conta gratuitamente, estando disponível para dispositivos Android e iOS.

Mercado Pago

O Mercado Pago é uma das carteiras digitais mais famosas no Brasil, principalmente porque é e-wallet do Mercado Livre. Apesar disso, você pode usar o Mercado Pago em qualquer loja, seja virtual ou física. 

Essa carteira virtual também possui cashback, disponibiliza cupons de desconto e oferece cartões pré-pagos sem necessitar de contas bancárias para realizar a solicitação. Você pode encontrar o app do Mercado Pago em qualquer loja de aplicativo.

PayPal

Além de todas as vantagens presentes nas carteiras digitais, o PayPal possibilita o pagamento com bandeiras nacionais e internacionais, e ainda aceita pagamentos em débito automático. O aplicativo PayPal está disponível em aparelhos Android e iOS.

Google Pay

Essa e-wallet se integra com diversos serviços do Google, como Google Play Store, e não cobra nenhuma taxa. Ele pode ser mais proveitoso aos usuários de Android e está integrado a várias lojas físicas.

Conclusão

As carteiras digitais vieram simplificar ainda mais os processos de compra. Ela consegue tirar todas as burocracias envolvidas em checkout. E, com um simples toque, você realiza transações, depósitos, transferências e vários outros serviços. Essa tecnologia é totalmente segura e funciona por criptografia, protegendo os dados de quem compra e de quem vende. 

Com o smartphone você tem mais autonomia e não precisa andar com os cartões físicos, te protegendo contra roubos e fraudes. Além disso, essas carteiras conseguem disponibilizar descontos, cupons e até cashbacks mais altos apenas por utilizá-las na forma de pagamento. São várias opções de e-wallets, e você pode escolher livremente aquela que se encaixa melhor com a sua rotina e com suas compras

Então agora que você já sabe tudo sobre o que é uma carteira digital e qual a melhor forma de usá-la, baixe e comece a aproveitar todas as suas vantagens! Também não deixe de acessar nosso blog para mais conteúdos sobre finanças.

nv-author-image

Rebeca Müller

Rebeca Müller é formada em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializada em Finanças pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Depois de 11 anos atuando diretamente com Planejamento Financeiro e Orçamentário em empresas privadas e órgãos públicos, Rebeca descobriu uma nova vocação: comunicação. Hoje, ela escreve para a Zelas Finanças, e seu conteúdo conta com a rica bagagem que acumulou ao longo de sua trajetória no mercado financeiro.

Marcações: