O que é o Bitcoin e como ele funciona

Moeda Bitcoin

Neste artigo você encontrará tudo o que você precisa saber para utilizar o Bitcoin a moeda do momento.

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, ou seja, sem um banco central ou administrador único, e que pode ser enviada de usuário para usuário na rede blockchain ponto-a-ponto sem a necessidade de intermediários.Ele foi o primeiro de um novo tipo de ativo chamado criptomoeda, que elimina a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos e governos, para fazer transações financeiras.

As pessoas que utilizam o bitcoin trabalham com uma tecnologia de ponto a ponto (peer-to-peer), que faz com que todos os computadores conectados à rede recebam as informações mas só o receptor conseguirá reconhecer essas informações. Dessa maneira as informações passadas pela rede são lidas somente pelo remetente e o receptor.

Como Surgiu o Bitcoin?

Em 2008, um desenvolvedor ou grupo de desenvolvedores de software com pseudônimo de Satoshi Nakamoto publicou um artigo descrevendo o funcionamento do bitcoin como um sistema de pagamento eletrônico baseado em provas matemáticas. A idéia era produzir uma moeda de troca independente de qualquer intermediário e que pudesse ser transferido eletronicamente de maneira segura, verificável e imutável. 

O domínio “bitcoin.org” foi registrado em 18 de agosto de 2008. Em novembro do mesmo ano, foi publicado o estudo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System em uma lista de discussão sobre criptomoedas. A primeira versão do software foi lançada em 2009. Porém, até hoje, ninguém sabe ao certo quem realmente é Satoshi Nakamoto.

Em um tempo que pode ser considerado curto o bitcoin conseguiu alcançar feitos incrÍveis como por exemplo várias empresas começaram a aceitar como método de pagamento a criptomoeda dentre elas estão:

  • Dell;
  • Expedia;
  • PayPal;
  • Microsoft.

Com o crescimento excessivo do Bitcoin foram criados grandes portais de notícias, compras e vendas de Bitcoins como:

  • Bitcoin Magazine;
  • Mercado do Bitcoin;
  • Foxbit.

Em 2008 nos EUA o Occupy Wall Street que é um movimento de protesto acusou os grandes bancos de abusar e enganar os clientes além de manipular o sistema, após esse protesto surgiu o Bitcoin.

Quando o Bitcoin foi criado o objetivo era fazer com que o vendedor pudesse vender sem intermediários e sem taxas de juros além de deixar as transações transparentes assim evitando problemas como corrupção e diminuindo taxas. Em um sistema descentralizado você não tem uma Instituição que controla o dinheiro e isso faz com que os usuários controlem seu dinheiro e saibam o que está acontecendo com seu saldo.

Como o Bitcoin funciona?

Se você nunca utilizou o bitcoin antes então, para utilizar essa moeda você precisará criar um uma conta e com essa conta irá receber um “endereço” através deste endereço de Bitcoin e com ele poderá receber pagamentos e ou realizar pagamentos.

Você pode criar uma conta e utilizá-la ou no seu smartphone ou no seu computador, vale lembrar que caso perca o acesso a conta não poderá recuperar seus Bitcoins por isso, guarde com muito cuidado.

Existem alguns termos que você deve conhecer para compreender melhor o funcionamento do Bitcoin:

Blockchain

É um termo utilizado para o Saldo da sua carteira de Bitcoin, leva esse nome porque todas as transações que foram confirmadas são adicionadas numa cadeia de blocos por isso o nome de Blockchain.

Utilizando dos registros públicos de cada bloco de transação é possível para as carteiras de Bitcoin calcularem seus saldos. É importante observar que os registros de blockchain são criptografados e por isso mantém sua integridade mesmo sendo públicos.

Chaves públicas e privadas 

Cada carteira de Bitcoin possui duas chaves uma pública e uma privada essas chaves são utilizadas para gerenciar sua carteira de Bitcoin, a chave pública pode ser divulgada e é utilizada para o recebimento de fundos em sua carteira já, a chave privada é utilizada para ter acesso a carteira de Bitcoins.

Mineração de Bitcoin

A mineração de Bitcoin é um nome dado a rede que utiliza diversos computadores específicos para confirmar transações feitas utilizando Bitcoins. E com isso as pessoas que estiverem com ajudando essa rede pode receber Bitcoins.

Antes de sair tentando minerar com seu computador saiba que não vale a pena minerar no Brasil no momento, o fato é, que a eletricidade no Brasil é muito cara e o equipamento que é preciso para realizar essa tarefa é muito caro.

Armazenando de Bitcoins: carteiras quentes versus carteiras frias

Os Bitcoins podem ser armazenados em dois tipos de carteiras digitais:

Carteira quente:

Na carteira quente o usuário utiliza servidores para armazenar seus Bitcoins podendo assim acessar através de qualquer dispositivo que tenha acesso a internet. Essa carteira é a mais recomendada porque você sempre terá fácil acesso a sua carteira de Bitcoins.

Carteira fria:

Na carteira fria o usuário dono da carteira de Bitcoin terá que baixar todo o blockchain da moeda e para isso ele vai precisar de muitos gigabytes de armazenamento podendo tornar esse tipo de carteira inviável para alguns usuários.

O que eu preciso saber para proteger meus Bitcoins?

Para garantir a segurança da sua carteira de Bitcoins existem várias medidas que devem serem tomadas vamos listar algumas delas abaixo:

  1. Antes de adicionar seus Bitcoins a uma carteira online verifique se a mesma já teve ou tem algum problema de segurança;
  2. Não guarde uma quantia grande de Bitcoins em sua carteira online afinal nada é 100% seguro por isso utilize outras formas para manter seus Bitcoins seguros.
  3. Sempre tenha um backup da sua carteira e além de manter esse backup em um local seguro, mantenha sempre encriptado. Isso ajuda no caso de falhas de hardware ou se seu celular ou computador for roubado;
  4. Use mais de 1 lugar para armazenar seu backup assim no caso de um ataque você terá várias opções para restaurar sua carteira de Bitcoins;
  5. Se estiver utilizando sua carteira em um computador ou smartphone mantenha ela encriptada e também criptografe seu smartphone ou computador para que não tenha problemas;
  6. Quando o assunto é ter uma poupança para guardar seus Bitcoins sempre utilize o armazenamento frio, isso é, um tipo de armazenamento offline e por isso não é ligado a rede de internet por isso é um método seguro ter uma poupança;
  7. Manter seu software atualizado é um modo de sempre receber atualizações de segurança e com isso manter sua carteira em um ambiente seguro. Sempre mantenha os aplicativos e sistema do seu computador ou smartphone atualizado para receber as últimas atualizações de segurança;
  8. Utilize a função multi-assinaturas para evitar roubos de Bitcoins, essa função utiliza várias assinaturas para aprovar uma transação na sua conta;
  9. Tenha um testamento, nesse caso se você vier a falecer e mais ninguém além de você tem acesso aos Bitcoins da sua carteira então provavelmente eles serão perdidos, por isso ter um testamento pode ajudar muito, então pense sobre isso.

Essas são algumas dicas para manter sua carteira de Bitcoins segura e evitar qualquer tipo de problemas com seus Bitcoins.