QR CODE: como usar e quais suas vantagens?

Você sabe o que é QR Code? Talvez você não saiba o que essa sigla significa, mas com certeza já viu essa tecnologia em funcionamento por aí. Afinal, ela já conquistou o mercado brasileiro e vem ganhando cada vez mais espaço nas ações publicitárias e nas operações bancárias. Ao longo do post, vamos falar sobre o que é QR Code, como gerar um QR Code, e quais as suas vantagens. Acompanhe!

Executando o pagamento pelo celular com o QR Code

O que é um QR Code?

QR Code é a sigla para Quick Response Code ou, em português, Código de Resposta Rápida. Trata-se de um código bidimensional (em 2D) capaz de conectar dois sistemas, permitindo acesso imediato a sites, textos e números. 

Hoje, ele é muito utilizado com realidade aumentada pelas áreas de marketing das empresas para fazer promoções, oferecer conteúdos exclusivos e promover ações de marca. 

Existem dois tipos de QR Code disponíveis no mercado: estático e dinâmico. O primeiro não pode ser editado depois de ter sido criado ou impresso, nem é capaz de coletar dados a partir de suas digitalizações. Já o segundo, pode ser editado. 

Assim, o usuário consegue mudar a função ou o conteúdo desse modelo de QR Code. Além disso, esse tipo de código coleta informações dos usuários, a partir do registro das leituras do QR Code feita por eles. 

Mas se engana quem pensa que o QR Code é uma novidade do mundo conectado de hoje. Vamos ver a seguir quando e como ele surgiu. 

Quando surgiu o QR Code?

O QR Code nasceu em 1994, criado pela Denso-Wave, empresa japonesa com foco na indústria automobilística e filial da Toyota. O objetivo do código naquela época era de rastrear os veículos no processo de produção para catalogação de peças.

Com o tempo, essa tecnologia evoluiu e, em 2003, o QR Code começou a ser usado por celulares. As câmeras VGA naquela época já eram capazes de ler o código. 

No Brasil, o QR Code chegou em 2007, em uma ação de marketing da marca Fast Shop. Depois, foi amplamente adotado por negócios de diferentes abordagens e objetivos, como produtoras de cerveja e operadoras de celular. 

Como funciona o QR Code?

Agora que você já entendeu o que é o QR Code e onde ele surgiu, está na hora de ver como ele funciona. Para facilitar essa explicação, podemos comparar o QR Code com o código de barras. O QR Code carrega uma série de informações que podem ser lidas por um sistema adequado quando estão próximos. 

É o mesmo processo do código de barras, você aproxima o código presente em uma embalagem por exemplo de um aparelho que faz a leitura de dados e registra as informações em uma tela. 

O QR Code é uma imagem formada por quadrados e pontos e figuras geométricas que são lidos por diferentes aparelhos, como câmeras de celular, programas de computador e webcam. Quando ele é decodificado, abre uma página na tela do seu celular ou mostra um número. 

Como faço para ler o QR Code?

Hoje, a maioria dos aparelhos de celular permitem a leitura do QR Code. Para aqueles que ainda não possuem essa funcionalidade, existem aplicativos que desempenham a função de fazer a leitura. Vamos ver mais sobre o assunto a seguir. 

Como habilitar a câmera para ler QR Code?

Escanenando QR Code

Para habilitar sua câmera para a leitura do QR Code não poderia ser mais fácil. Você precisa apenas abrir a câmera do celular e aproximá-la do QR Code. Assim que o sistema identificar o código, uma nova tela deverá abrir no seu telefone para você acessar as informações que o QR Code contém. 

Como ler QR Code no Samsung?

Alguns smartphones Android não conseguem escanear o QR Code de forma nativa. Mas não se preocupe. Para estes casos, existem diversos apps que fazem isso. Alguns deles são:

  • Norton Snap
  • Barcode Scanner
  • QR Code Reader
  • TapMedia QR Reader

Agora, e se você tem um negócio e quer fazer uma ação de marketing em que as pessoas utilizem o QR Code para acessar as redes sociais? Descubra a seguir como criar um QR Code! 

Como criar um QR code?

Se você quiser criar um QR Code personalizado, basta acessar aqui. Você deve ver uma tela como esta:

Criando um QR Code

Com ele, você consegue criar QR Code customizados, estáticos ou dinâmicos, e aplicar no seu negócio. Outra opção é o site e-lemento.com/, em que você só precisa criar um login e uma senha para gerar o seu código. 

A boa notícia é que, como estamos falando de uma tecnologia de uso livre, qualquer um pode criar um QR Code. Ainda tem dúvidas sobre onde usar essa tecnologia? Vamos te ajudar, confira a seguir!

Como usar um QR code?

Se o QR começou dentro da indústria automobilística, hoje ele é utilizado por diversos setores. É uma poderosa ferramenta para estimular as vendas e fazer ações de marketing. 

Além de ele ser muito acessível para as empresas, torna a vida dos consumidores mais fácil e prática. Com esse tipo de tecnologia, os consumidores conseguem, por exemplo, consultar os preços dos produtos sem precisar falar com um vendedor. 

O QR Code também é um favorito das mídias impressas, como revistas e jornais. Assim, os leitores podem acessar as redes sociais dessas empresas ou consumir conteúdos especiais. 

Hoje é muito comum vermos programas de televisão pedindo para os telespectadores aproximarem a câmera do celular da tela da TV para participarem de promoções e concorrerem a prêmios.  

Alguns restaurantes também distribuem panfletos com QR Codes impressos para o cliente acessar o site da empresa e fazer um pedido no delivery. O modelo de leitura de código também está presente em estacionamentos, convites para eventos, autenticações bancárias, cardápios e jogos eletrônicos. 

Essa tecnologia já está incorporada no nosso dia-a-dia. Quem nunca usou o WhatsApp Web? O aplicativo usa o QR Code para sincronizar o celular com o computador de forma imediata para o usuário acessar o app onde preferir.  

Vantagens do QR Code

O QR Code é muito prático e pode facilitar muito os processos burocráticos, como transações bancárias, por exemplo. A leitura dos códigos simplificou muito o processo de acessar uma página na web, afinal, dispensa a necessidade de digitar o endereço URL. 

Para as empresas, a vantagem é que essa tecnologia facilita a interação do público com a marca, permitindo ações de marketing que promovam o negócio. 

Além disso, um dos principais diferenciais desta tecnologia é a segurança que ela oferece para os usuários. 

A facilidade de leitura é outro item a ser apontado. Mesmo quando a superfície está danificada por algum motivo, os aparelhos ainda conseguem ler e decodificar os dados presentes no QR Code. 

Viu como o QR Code é uma tecnologia diferenciada? O melhor é que ele chegou para ficar! A tendência é que o QR Code deve ocupar cada vez mais espaço em nossas vidas, facilitando o dia-a-dia e eliminando burocracias desnecessárias. 

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário, sugestão ou dúvida que vamos te responder rapidamente. Até a próxima!