Início » O que é adesão e como ela é cobrada?

O que é adesão e como ela é cobrada?

Você entende o que é adesão? Quando você busca por um serviço, a empresa pode enviar um termo de adesão para ser assinado. Ao mesmo tempo, existem categorias comerciais que são proibidas de exigir a adesão do cliente. No post de hoje, vamos ver o significado de adesão e como esse conceito é aplicado no dia a dia. Neste artigo você vai ver:

  • O que é fazer adesão?
  • O que é uma taxa de adesão?
    • O que quer dizer sem adesão?
    • Para que serve a taxa de adesão?
  • O que é adesão do cartão?
  • O que é adesão de seguro?

O que é fazer adesão?

A adesão é um conceito comum no dia a dia de muitas empresas prestadoras de serviços. Fazer adesão é fechar um acordo com uma instituição e aceitar os termos e condições para desfrutar do que ela oferece. Normalmente, esse processo é feito logo no início do relacionamento entre as partes.  

O mais comum é que a empresa tenha um modelo de contrato pronto a ser enviado aos seus clientes, sujeito à aceitação por parte deles, para que a relação comece. São as cláusulas deste contrato que vão guiar o relacionamento entre empresa e consumidor ao longo de toda a jornada. 

O documento traz as principais obrigações de cada parte e as consequências do descumprimento desses deveres. Em outras palavras, o contrato também pode receber o nome de termo de adesão, nome que vem indicado logo no topo do documento para deixar claro ao cliente do que se trata. 

O que é uma taxa de adesão?

A taxa de adesão nada mais é do que o valor que o cliente paga à empresa na hora de contratar um serviço. Esse custo varia muito de empresa para empresa, não existe padronização no mercado. Da mesma forma, nem todos os serviços podem fazer essa cobrança. Entre eles, estão: consórcios, empréstimos ou financiamentos e planos de saúde. Ou seja, todos os custos que as empresas têm devem estar inclusos no valor final do serviço, sem taxa de adesão. 

O que quer dizer sem adesão?

Quando uma empresa fala que o contrato é sem adesão, ela quer dizer que o cliente que vai contratar aquele serviço não precisa pagar a taxa de adesão referente ao que é vendido. Algumas marcas usam isso como um diferencial competitivo em relação a outras empresas que realizam esta cobrança. 

Essa vantagem chama a atenção dos clientes, que encaram o benefício como uma espécie de desconto em relação ao serviço que estão contratando. Além disso, algumas taxas de adesão podem ser bem altas na percepção do consumidor. Então, gastar com um serviço sem taxa de adesão se torna atrativo aos seus olhos. 

Por outro lado, algumas empresas são conhecidas justamente por cobrarem taxa de adesão de seus clientes no fechamento do contrato. Alguns segmentos que costumam fazer essa cobrança são: seguradoras, fornecedores de maquininhas de cartão, academias e operadoras de telecomunicações.  Isso acontece porque esses modelos de negócio precisam cobrir alguns custos gerados pelos novos clientes.

Agora, por que os consumidores devem pagar a taxa de adesão e o que está incluído no cálculo do valor cobrado pelas empresas? É o que vamos ver a seguir! Continue lendo. 

Para que serve a taxa de adesão?

A taxa de adesão serve para cobrir os gastos que a empresa vai ter com aquele cliente com o qual está começando um relacionamento. Neste cálculo entram questões burocráticas, equipamentos, sua manutenção ou instalação e qualquer outra despesa dependendo do nicho da empresa. 

Sabe quando você vai se matricular em um curso e a instituição de ensino pede um valor como taxa de matrícula? Então, a taxa de adesão funciona de forma parecida. O cliente só precisa pagá-la uma única vez, geralmente no momento da contratação. O pagamento da taxa de adesão funciona como uma permissão para o consumidor usufruir dos benefícios daquele serviço contratado. 

Por isso, é importante se informar sobre quais serão os valores cobrados quando você quer fechar um acordo com uma organização e se tornar cliente. 

O que é adesão do cartão?

A adesão do cartão é a taxa cobrada pelo banco para liberar o uso do cartão de crédito para os seus clientes. As instituições financeiras disponibilizam um termo de adesão para os consumidores aceitarem ou não suas condições. Uma vez que o contrato é assinado, isso significa que aquele cliente aceitou a proposta do banco para a liberação do serviço de crédito. 

Da mesma forma que existe adesão para o cartão, muitas empresas de maquininhas de cartão de crédito cobram uma taxa de adesão para os comerciantes que quiserem ter um aparelho. Esse valor inclui os gastos com instalação, manutenção, frete e outros. Você paga apenas no momento de contratação para receber a maquininha e começar a usá-la como quiser. 

O que é adesão de seguro?

A adesão de seguro nada mais é do que o valor a ser pago na contratação do serviço de seguro. O contrato de adesão costuma ser padrão para todos os clientes interessados no seguro e estabelece os deveres de cada parte. A vantagem de um termo como esse é que o consumidor consegue saber as suas obrigações antes de se comprometer com a seguradora. Assim, só assina e realiza o pagamento se aceitar as condições do contrato. 

Conclusão: o que é adesão?

Agora que você já sabe o que é adesão, esperamos que este conteúdo tenha ajudado você na hora de fechar um contrato com uma empresa ou instituição. Sabendo o conceito de adesão e para que servem as taxas cobradas no início do relacionamento com a organização, você tem mais autonomia nas suas relações de consumo.

O que você achou deste artigo? Continue navegando por nosso conteúdo para saber tudo sobre bancos e seus serviços, tipos de cartão de crédito e muito mais!